quinta-feira, 28 de agosto de 2008

15 dias e o Fim do Mistério

Vi na página da entidade federativa do xadrez do Rio de Janeiro, passados 15 dias do final da enquete por email (??) com os clubes sobre os destinos do INTERCLUBES (ITC), que finalmente saiu o resultado: excetuando-se a ALEX, todos os demais clubes votaram pela transformação do ITC num mega-pingão!!
Por que a ALEX insiste em tentar melhorar a qualidade do xadrez praticado no Rio de Janeiro, quando impera a lógica de se desfazer de qualquer jeito do inconveniente ITC ?
Em um final de semana, pulularão os times biônicos, mas poderá ser uma ótima oportunidade para ver os fortes fantasmas que nos circundam jogar umas partidinhas!
O mega-pingão será em UM final de semana com o infâme TR de 1h/jogador para mediocrizar a qualidade do xadrez praticado em terras fluminenses.
Fora isso, preparem-se para a maratona de 3 partidas/dia, isso se não reduzirem o número total de rodadas (não alerta, senão colocam o torneio com 4 rodadas, sendo 1 pela internet).
Preocupação com a qualidade das partidas ? dignificar o torneio ? Ora, isso é para gente mimada e que vive em outro mundo, pois o que temos é a dura realidade de um xadrez que corre aceleradamente para a subalternidade.
E a maior lástima é termos que conviver com arrostos de glória em torneios fide que não atingem 20 inscritos (digo inscritos pois nem todos terminam a competição, acostumados com a pratica de abandonos velados sob o manto dos pedidos de não emparceiramentos), enquanto em outras unidades da federação vemos torneios com no mínimo 100 jogadores disputando partidas diárias!!
Mas, e daí ?
O que lemos na nota justificadora da enquete é que a diretoria se reuniu 6 meses antes do evento. Ora, isso só seria verdade SE o evento já estivesse decidido antecipadamente. Logo, a enquete foi um engodo.
Ou, pior, se a informação é correta, a decisão da diretoria foi tomada em Maio e a enquete só foi feita em Agosto. O porquê disso alguém saberia dizer ? É muita qualidade e seriedade!!
Assim, o ITC será o desenlace natural de muita qualidade e seriedade, agora, com produção aprimorada e caprichada, todavia, com TR DE 1h/JOGADOR e 3 PARTIDAS POR DIA (isso se mantiverem o número de 6 rodadas).
O último que apague a luz.
Blanco

terça-feira, 26 de agosto de 2008

14 dias e o resultado da enquete

É um mistério insondável não sabermos o resultado da enquete feita com os clubes pela federação para determinar as datas dos INTERCLUBES.
Já se passaram 14 dias e continuamos sabendo que estão apontadas no órgão de divulgação da federação:
a) na página de início está escrito que o local do evento já está determinado (??) mas não há data definida;
b) quando acessamos a página do calendário, por outro lado, descobrimos que temos datas (??) mas não temos local.
Ora, essa desorganização só leva ao descrédito da competição, reitere-se que é a ÚNICA entre clubes no calendário.
Qual o grande obstáculo em se apurar a OPINIÃO de menos de 2 dezenas de clubes sobre o ITC e divulgá-las francamente para que todos os clubes possam se preparar melhor e com mais vagar para a decisão que já foi tomada ?
Talvez esse seja o tratamento que se dá ao ITC nos últimos anos, deixando tudo para cima da hora que as coisas se ajeitam, pois os enxadristas e clubes deste Estado se acostumaram com essa caótica improvisação.
Ou, o mais sensato seja fazer mesmo desse modo, vai que os paulistas mudam seu calendário e aí ficaremos sem datas. Que tal fazermos uma enquete com eles ?
Blanco