sexta-feira, 13 de março de 2009

Recontagem REGRESSIVA: 13

Nesta sexta-feira 13, recomeçaremos a RECONTAGEM REGRESSIVA.
Agora só faltam
13
dias para a realização da Assembléia Geral Extraordinária.

MaiaKowski divulgou em primeira mão o edital que foi publicado. Como anteriormente dissemos, nada com um dia após o outro dia!!

Vejo pulularem ameças veladas e explícitas. Agora o mote é que todos somos marionetes e/ou massa de manobras para interesses excusos.
Chega a ser risível a argumentação. Diria até que é bobinha, coisa infantil e ingênua.
Se isso vale agora, porque não valeu quando colocaram o sujeito para compor o TJD. Não fomos nós que montamos a atual diretoria. Então, parafraseando um dos pensamentos do futebol: antes era bestial; agora é uma besta.
Só cai nessa cantilena quem quer fingir que estamos vivendo o melhor dos mundos. Até agora, como bem anotou XADREZ LIVRE: a documentação rebatedora de qualquer denúncia continua em CONSTRUÇÃO, ou seria melhor dizer: produção ?
A convocatória é absolutamente válida, simplesmente porque tentamos, por todos os meios, fazer como manda o figurino, e, obviamente, alguns pensam que atropelamos o direito de quem quer que seja. Isso não é a nossa história, o mesmo não se pode dizer de outros, muito conhecidos que tratam a federação como propriedade particular, fazendo e desfazendo ao belprazer.
A despeito do que alguns pensem, tal como uma curiosidade esperta equivalente a uma casca de banana no nosso caminho para nos desequilibrar, respeitamos o Estatuto. Todavia, qualquer diploma legal só prevê atos benignos.
Evidentemente que ninguém é ingênuo para acreditar nessa teatralidade de vítima. Se alguém é vítima podemos apontar: o xadrez do Rio de Janeiro que viu sua influência se deteriorar com o passar do tempo, até chegarmos a torneios Fide com "planilhas de formulário contínuo"!
Boquirrotos e fofoquinhas a parte, TODOS que desejarem apurar os fatos elencados na pauta da AGE que compareçam e, sem o jugo ou ameça velada, decidam o que entende melhor para o xadrez deste Estado. Chegou a hora de colocar os interesses maiores do xadrez acima dos interesses imediatos de cada qual.
Blanco

quinta-feira, 12 de março de 2009

Terroristas e Ética

Após o ataque com o intuito vexatório colocado na página da entidade federativa, com acusações pesadas sobre a ética e a moralidade de dirigentes de clubes, pus-me a refletir sobre a atual situação do comando da federação.
Ali constam alguns nomes expressivos na história do xadrez do Rio de Janeiro. Dirigentes com relevantes trabalhos prestados no desenvolvimento do xadrez tanto "nas quatro linhas" quanto fora, como é, por exemplo, o caso dos livros enxadrísticos do Sylvio Rezende.
Todavia, o Estatuto vigente é absolutamente personalista, pois, tecnicamente, tirante o Presidente que é de fato eleito, todos os demais componentes de sua chapa são demissíveis sem qualquer justificativa.
Por isso tivemos seriíssimas perdas recentes, com o pedido de demissão do José Costa (NXN), bem como dos secretários Wallace Machado e Arthur Santa Cruz.
Isso para falar apenas aqueles que me vem a memória.
Nesse mundo estatutário, então, sem qualquer autonomia relevante, ninguém pode demonstrar todo o seu potencial.

Pena.

Blanco

quarta-feira, 11 de março de 2009

Carro do ano !! ............ de 1974

Sempre encontrava um amigo consumista que acreditava que ter um automóvel era o must.
Quando enfim pode fazer frente a tal luxo, se achegou e sem que eu percebesse lançou a pérola: comprei um carro do ano!!
Eu me quedei boquiaberto! Como um sujeito todo enrolado daqueles poderia comprar um carro do ano.
A charada só a resolvi quando vi o possante: o carro era do ano ................. de 1974!
Era um falstrão boquirroto!
Lembrei-me deste fato insólito e engraçado para traçar um paralelo com a cruzada que a entidade federativa empreende contra o MF Eduardo Arruda.
Todo o mal está associado aquele indivíduo, do qual, declaro, nada sei fora do convívio nos torneios.
Li agora estarrecido uma versão fantasiosa da página da federação a demonstrar que uma turba de desocupados tentou invadir a sacrossanta sede da federação, que agora é chamada de empresa particular pois a federação estaria de favor.
Se a este lugar abjeto decaimos foi pela reiterada negligência com que cada clube, situação ou oposição, vem tratando o xadrez.
Já no "fala presidente" li uma piada de mau augúrio: "Os documentos da FEXERJ estão em dia, atendem às determinações legais e serão apresentados nas A.G."
Isso foi uma resposta a seguinte OPINIÃO, segundo informação do sítio da federação, MF Eduardo Arruda: "A FEXERJ no momento esta registrando 14 paginas de ATA, acredito eu que é a ata da ultima eleição e algum estatuto que de direito ao Presidente de se reeleger".
Não, Sr. Presidente da FEXERJ, esta sua gestão, comandando a federação local, só registrou o ESTATUTO DE 2000 AGORA EM 20/02/2009!!
Só quem quer tapar o sol com a peneira pode fazer piada com a realidade do xadrez local.
Este é o verdadeiro ESTATUTO DE 2000 ......... INOVE!!
É chocante a falta de senso e de descolamento da realidade. Perguntam-me cadê o ESTATUTO DE 2007. O gato comeu e ninguém viu! Talvez em 2015, quem o saberá!?
Hoje, posso lhes dizer, para meu gáudio, que estive como testemunha na sede da federação para presenciar uma pantomima: arrostavam que estando abrigado, de favor, na empresa do presidente teríamos o melhor tratamento e que o xadrez sofreria toda sorte de bonança.
Tivemos o tratamento do bota-fora! E por que ?
Simplesmente porque alguns clubes, com base no Código Civil Brasileiro (artigo 60), resolveram exercer os seus direitos.
O que se pedia ? Que se protocolasse um documento convocatório de AGE. Simples, inodoro, elegante, tudo dentro da mais estrita legalidade.
Evidente que isso daria confusão, pois legalidade ali só em.............INOVE!
Agora somos tratados como se fôssemos uma turba ignária em busca de um prato de comida!
O que posso testemunhar sobre a minha vivência no xadrez é que, até o mais picareta dos dirigentes demonstra um comportamento condigno com o esporte que amamos.
Ora, se os picaretas, empedernidos ou declarados, que ouvimos falar em outros lugares fique bem claro, têm tal comportamento, como achar que dirigentes, tais como os que temos no Rio de Janeiro nesta safra, que sempre se mostraram ordeiros e disciplinados, tenham tomado a poção mágica da revolta irrascível.
É feio fazer papel de vítima quando só o xadrez deste Estado tem sido vitimado por muito "desenvolvimento e ação"!
Em verdade, presidentes de clubes foram tratados como estorvo e postos para fora.
Mas, nada como um dia após o outro dia!
Blanco

terça-feira, 10 de março de 2009

Esclarecimentos sobre AGE de 13 de Março

Era necessário guardar-se um silêncio respeitoso para que pudessemos, de forma sobranceira, digna e respeitosa, realizar um intento singelo: convocar uma AGE.
É do conhecimento geral que o Código Civil, artigo 60 determina que "um quinto dos associados podem convocar" uma AGE.
Não poderia prever o legislador ações de baixo nível para se agarrar com unhas e dentes ao prato de comida.
Já deve ser do conhecimento público que a página da federação local sumiu do ar como que por encanto quando começaram a pulular denúncias que se provaram fatos, pois por muitos já tendo sido comprovados.
Por isso um grupo de clubes, utilizando-se do ordenamento legal vigente, se reuniu para solicitar uma AGE.
O objetivo era fazer a convocatório dentro da mais absoluta legalidade.
Do momento da feitura da convocatória até sua possível protocolação junto da entidade federativa, eis que a presidência resolve registrar a reforma estatutária de 2000!!
É isso mesmo que vcs acabaram de ler: a reforma estatutária de 2000 só foi registrada em 20/02/2009, vale dizer, passados, aproximadamente, 9 anos!
O objetivo claro era de criar algum embaraço jurídico para tentar "melar" a ação ordeira dos clubes e tascá-lhes a pecha de golpismo ou outro truque barato.
Logo, desde o momento em que os clubes se reuniram para convocar a AGE, determinando-se o dia 13 de Março, como a data propícia, ficaram estes reféns do RCPJ (Registro Civil de Pessoas Jurídicas) que só liberou a informação referente ao novo registro da entidade federativa estadual em 4 de Março.
Por esse motivo de força maior, evidentemente, excusável, nos desculpamos com a comunidade enxadrística local e com todos aqueles que amam o xadrez e de longe torcem por mudanças substantivas.
De sorte que a AGE do dia 13 de Março não será realizada, pois ninguém aqui está, no barato, brigando pelo prato de comida. Queremos fazer as coisas como manda o figurino, sem desrespeitar o direito alheio, e, por que não dizer, honrando nossa biografia e o amor que nutrimos pelo nosso esporte.
Xadrez neles!
Blanco