sábado, 26 de fevereiro de 2011

CONVERGÊNCIA: ano 1!!


Aos enxadristas do Estado do Rio de Janeiro,
A união de vários de nós, insatisfeitos com a situação de gestão no Xadrez do RJ, produziu um efeito revolucionário no ano de 2010, bem maior até que as expectativas iniciais do que passamos a chamar Movimento Convergência do Xadrez Fluminense!  Neste 26 de fevereiro de 2011, a “Convergência” completa seu primeiro ano de existência ! Que maravilha poder sonhar e realizar esses sonhos!
Nesta data marcante para nós, temos muita alegria e orgulho em celebrar com a comunidade enxadrística fluminense e carioca tudo que planejamos, fizemos e faremos JUNTOS! Com erros e acertos, mas com muita dedicação e amor, avançando sempre, inexoravelmente e a cada dia mais robustecidos e melhores, em prol do Xadrez em nosso Estado. A resposta que recebemos desta comunidade é nosso maior incentivo e sinalização de que estamos no caminho certo!
Muito já foi dito sobre nossas realizações e os números publicados referentes ao ciclo do ano de 2010 não têm contestação: 38 torneios, 5 palestras, 2 cursos de arbitragem, 1079 inscritos e premiação de R$ 36.150,00! E mais faremos, posto ser nossa premissa maior a massificação e qualificação do Xadrez em nosso Estado. Publicamos há meses um consistente Plano de Trabalho que suporta de forma transparente tudo que fazemos e que pretendemos fazer, plano este que temos seguido à risca, na medida de nossas possibilidades financeiras, temporais e humanas. Quem mais fez isso (com o devido respeito a todos os envolvidos com o Xadrez fluminense)? Quem mais apresentou resultados dessa ordem? Quem mais se expos como nós?  Quem mais trabalhou como nós? Reflitam sobre isso, por favor.
Para que qualquer outro grupo ou indivíduo possa ter o mínimo direito de nos criticar, deve, a priori, se posicionar no mesmo nível de realizações que conseguimos atingir. Deve apresentar um cartel e esforço da magnitude que apresentamos. Que em vez de lançar discursos estéreis e falaciosos, arregace as mangas e trabalhe arduamente para construir algo semelhante (e desejamos muito ver isso acontecer!).  Tudo em prol do Xadrez fluminense e carioca! Cansa-nos identificar propostas vazias ou mirabolantes, críticos ocos que nada fazem e que repetem modelos já viciados de erros passados e totalmente ineficazes quanto a resultados concretos.
Mas vamos falar positivamente do presente e do futuro próximo!  Começamos 2011 com as finais dos circuitos de 2010 (21, Blitz e IRT) e tivemos a grata satisfação de ver acontecer uma norma de MI FIDE num torneio em nosso Estado! Há quanto tempo isso não ocorria? Consideramos o ITT FIDE (Final do Circuito IRT) como uma grande coroação do nosso trabalho em 2010. Do ciclo de 2011 já tivemos dois IRTs realizados (ALEX e CXG) e exatamente em nosso primeiro aniversário ocorre o IRT Aberto do Brasil Cidade Maravilhosa! Depois do Carnaval abriremos a temporada dos circuitos mais populares do Movimento Convergência (21, Blitz, Praça) e conclamamos a adesão de todos!  Assim, JUNTOS construiremos uma realidade ainda melhor em 2011!
Aproveitamos este nosso primeiro aniversário para convidar mais clubes e enxadristas de nosso Estado a comporem em nossas fileiras! A luta pela ampla melhoria que desejamos ver acontecer, efetivamente está apenas em seu início, pois temos de focar o aumento da base de praticantes, com ampliação de professores e eventos escolares, e de jovens, com disseminação em mais cidades de torneios e ciclos de treinamento, com mais qualificação e suporte aos talentos emergentes e maior intercâmbio entre as entidades já existentes.
Vale enumerar os grandes avanços e conquistas obtidos até o momento: Grande mobilização dos enxadristas de nosso Estado, 20 (vinte) entidades diretamente apoiadoras, forte realização de eventos FIDE (circuito IRT e avulsos), criação de circuitos populares e de fácil participação (21, Blitz, Praça), palestras técnicas, cursos arbitrais, transmissões on line, maciça utilização de relógios digitais, peças e tabuleiros (inclusive digitais!) de boa qualidade, programação e horários das rodadas fielmente cumpridos, comunicação ágil de resultados e de novos eventos em diversos blogs, incluindo o Espaço Amador, e mais faremos !
Pretendemos lutar pela indicação dos clubes federados e com direito a voto para a posição de gestores do próximo ciclo da FEXERJ a partir de 2012 e fazemos, desde já, uma pergunta: COM QUEM VOCÊS QUEREM ESTAR EM 2012?
Que cada um de nós, enxadristas e clubes fluminenses, avalie imparcialmente todas as possibilidades que serão ofertadas até o dia das próximas eleições da FEXERJ. Discursos agressivos e sem correspondente capacidade de trabalho e realização prática devem ser sumariamente ignorados. O apoio deve acontecer para o grupo de pessoas que realmente deseja melhorias e que apaixonadamente TRABALHE E APRESENTE RESULTADOS CONCRETOS.
Não somos perfeitos (jamais seremos), mas buscamos a perfeição em cada ato nosso com a máxima dignidade e esforço possível, contando sempre com o apoio e crítica construtiva de cada enxadrista carioca e fluminense.  “Fakes” e anônimos inconsequentes (mas oportunamente aproveitados por alguns), pesquisas de opinião completamente distorcidas ou tendenciosas (também pateticamente aproveitadas por alguns) e tentativas levianas de diminuir nosso trabalho e capacidade organizacional (quando nada é feito de efetivo ou feito com baixíssima qualidade e/ou representatividade) devem ser repudiadas por todos nós.  
Preparemo-nos para um período politicamente muito intenso e saibam que ao longo deste ano discutiremos em detalhe nossa proposta de trabalho com clubes interessados e seus legais representantes, que em síntese representam cada grupo de enxadristas em nossas cidades e Estado. Mas não ficaremos apenas nesse nível, pois também já abrimos um excelente canal de comunicação com cada enxadrista que deseje propor sugestões ao nosso plano de trabalho (basta ver respectivas postagens nos blogs que nos apóiam e divulgam) via email xadrezriodejaneiro@yahoo.com.br
Que 2011 e anos seguintes tragam-nos ainda melhores ares para nosso Xadrez fluminense. Que consigamos avançar ainda mais e que mais apaixonados(as) unam-se a nós para essa dura missão de melhoria e qualificação do amado Xadrez em nosso querido Estado do Rio de Janeiro.
Por fim, nosso agradecimento especial a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a existência desse movimento, com trabalho duro e constantes sugestões, com apoio presencial nos eventos, na divulgação ou como mecenas. Essa união crescente de forças convergentes é que faz nossa grande diferença !!
SÓ DEPENDE DE NÓS!
Movimento Convergência do Xadrez Fluminense