sábado, 8 de agosto de 2009

Óculos novos para realidades diferentes!

Curioso como alguns buscam desesperadamente curas para seus males visuais, enquanto outros, ardentemente, se entragam a mais despudorada miopia.
Este é o dote benevolente que temos que nos defrontar: terra arrasada e miopia.
É um esforço grande ter que levantar diuturnamente e ver a modorra que nos cerca.
De qualquer forma, alguns insistem em remar contra a corrente do conformismo: agora mesmo teremos um estupendo torneio que começará em Mendes.
Exorto a todos os amantes do bom xadrez, não daquilo que é jogado em mesas de bar, a prestigiarem o evento.
Eu, mais uma vez, não me furtarei a fazê-lo.
Deixemos as atitude apequenadas para os bitolados que não veem nenhum problema, na altura do campeonato, dos jogadores ainda terem que levar peças e relógios aos torneios. Se não levarem, e o torneio for FIDE, a partida continuará sem relógio até que sobre algum ou alguém empreste, com a divisão do tempo sendo feita pelo árbitro, e se nada disso ocorrer, a organização conseguirá (sabe-se lá como) um para os 5 minutos finais. Quem viu o regulamento daquele famoso fide para mestres que aconteceu num daqueles longínquos recantos do planeta não deve ter se escandalizado.
Estarei em Mendes para prestigiar as iniciativas pro-ativas em favor do xadrez.
Blanco

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CONTINENTAL e visita

Não me perdoaria deixar passar em brancas nuvens o CONTINENTAL que foi disputado em São Paulo.
Por isso me impus um esforço extra para poder prestigiar tal iniciativa.
É incrível mas um gesto desapegado como este, prestigiar boas iniciativas, não teve muita repercussão no ambiente enxadrístico carioca.
A participação dos enxadristas fluminenses naquela festa xadrezística foi minúscula. De qualquer forma, a ALEX esteve muito bem representada e com uma delegação representativa com 5 participantes.
Do que vi e presenciei ficou-me a certeza de que estamos parados no tempo com torneio chinfrins que nada acrescentam para a capital ou para o interior.
Fora o fato de que NINGUÉM precisava levar peças e relógios, fato impensável por aqui, e isso num torneio com 270 jogadores!
Outro ponto positivo é que no torneio não teve boquinha, pois todos tiveram que arcar com suas inscrições. Em contrapartida, a premiação foi condizente com a inscrição exigida.
Quem perdeu, perdeu!
Blanco