sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lanterninha

Um dos meus maiores dilemas reside no fato de ser um cara que busco incessantemente a informação precisa.  Não gosto de ficar de bobeira na esquina servindo de inocente útil para interesses inconfessos.  Poderia me contentar em ser mero espectador, mas me atrevo a querer ser mais.  Nunca me imaginei como ator principal; a função de lanterninha, de outro lado, eu passo.

O papel de ignorante, quer dizer, aquele que ignora, eu tento a todo custo e com o maior esforço ultrapassar.   Algumas vezes consigo, outras não, todavia, o fundamental é tentar sair do círculo vicioso.

Várias coisas me irritam profundamente, e, entre estas, está o fato de alguns acharem que tenho informações privilegiadas.   Não as tenho.  É meu esforço para não ficar na ignorância que alguns insistem em nos deixar que reputo esse achismo.

Como busco continuamente estar a par dos fatos, não fico a espera que alguns façam seu serviço mais comezinho.  Não dou esse gosto para aqueles que se mostram sem responsabilidade com a função que assumiram.

Enigmático ?  São meus textos, fazer o quê.  Sugestão é você abandonar a leitura aqui e ir para a praia.   Depois não venha reclamar.  
 
Acho mais divertido fazer o leitor me acompanhar e discutir do que entregar-lhe tudo pronto para consumo imediato.

Bom, voltemos ...

Falo abertamente para aqueles que me pedem, pediram e pedirão o(s) "estatuto(s)" da federação local de xadrez.


Ora, senhores, não briguem comigo pois não reclamo de vocês, que buscam se atualizar minimamente.  Eu também cansei de esperar que tal informação fosse veiculada pela entidade federativa, de um lado, e, de outro, o vice-administrativo cumprisse o mínimo de seu papel estatutário.

O vice-administrativo não fica adstrito a ação dos superiores, ele, para cumprir sua função, pode tomar a iniciativa que, inexplicavelmente, não toma:  divulgar abertamente a informação.


Não posso taxar essa ação, que para mim é proposital, de competência, não é verdade ?  Competência passa longe desse tipo de proceder.


E estou a falar do mínimo que o diretor deveria fazer que é dar publicidade dos estatutos, atas de AGO/E e demais documentos da entidade federativa.

 
Esse tipo de informação não deveria ser segredo de polichinelo!   É direito dos diferentes segmentos do xadrez deste Estado terem fácil acesso a tais informações.

Eu não tenho o hábito de ficar bajulando ninguém, e, muito menos jogar a culpa da minha inação nos outros.

 
Não tergiverso para fugir da responsabilidade.  Por isso muitos me procuram atrás de uma luz:  vc tem o estatuto, pois já solicitei e nada ?

A vice-administrativa é, falemos sem rodeios, um caos.  Seu ocupante não é novato na função.  Fosse, ainda poderíamos dar-lhe um crédito.  Jamais exerceu corretamente as prerrogativas que lhe impõe o estatuto. 

Alguém saberia dizer se a última ata foi registrada ?  Foi só uma piada, pois não foi.  E o por quê ?  E quantas foram registradas na última década ?   Se os superiores hierárquicos impedem tal ação, ou descumprem o estatuto, o vice deveria alertá-los do erro ou inação e, em caso de ouvido mouco, vir a público denunciar.


Agora ouço dizer que o sempre vice-administrativo da atual gestão é candidato a substituir o AI Salamon como Presidente do Conselho de Árbitros.


Tem cabimento um troço desses ?


Se num cargo simples o sujeito não dá conta de exercer as suas prerrogativas, mudará da água para o vinho e se transformará no super-correto-independente-pontual ?


Possível é, mas, pelo histórico, acho que isso seria uma coisa absolutamente inesperada!

Nada tenho contra a pessoa, mas há aquelas talhadas para exercer determinadas funções, por serem pontuais, organizadas, independentes, e, outras que, não obstante a força de vontade, não o conseguem, pois têm ritmo próprio que conflita com atividades rotineiras.

Agora mesmo mais uma prova do calendário (a final do Carioca) deverá ser adiada (quantas foram adiadas ou suprimidas ?), o que provocará atrasos em cadeia, e o vice não vem a público esclarecer os clubes e os enxadristas dos fatos que estarão provocando esse problema.***

Pasmem:  das últimas competições do calendário não sabemos nem os locais aonde se realizarão.  Como um enxadrista poderá se organizar ou levar a sério o xadrez gastando tempo e dinheiro numa preparação nesse ambiente ?***

E alguma explicação para aquele famoso torneio que valeu rating fide, e hoje poderia ter transformado um jovem jogador do Estado em Mestre Fide, não ter sido enviado para cômputo do rating ?  Nada, nem uma nota lacônica de desculpas.

Cada clube votante na próxima AGO deve refletir que novos tempos exigem novas personagens para administrar o novo mundo que se descortina.  Depois não vale reclamar do leite derramado.

Blanco


*** Este artigo foi escrito ontem à tarde.  Hoje, véspera da Final do Carioca, como estava originalmente re-re-reprogramado, vejo no sítio oficial da federação que os eventos foram reagendados (novas datas e locais) e o calendário esportivo esticaaaaaaaadooooo mais um pouco!!.