sexta-feira, 4 de abril de 2008

Balizar a OPINIÃO 2

Sexta, 04/04/2008, às 14h36min.

Para evitar maledicências com a ALEX, o clube que me acolhe, ressalto que esta iniciativa blogueira é totalmente individual.

A ALEX tem uma longa história que fala por si só! E, não precisaria de ventríloco, como em texto anterior pude lhes esclarecer.

Toda e qualquer OPINIÃO, proposta, reclamo, censura, crítica, que se vier a fazer neste espaço é de exclusiva responsabilidade do autor.

Não se pode brincar com a história, e, nem mesmo com a história maiúscula da ALEX.

Feito esse reparo, para evitar que os oportunistas de plantão fiquem fustigando o clube, poderemos começar!

SE bem notaram, no último dia 1º de Abril de 2008 foi o prazo final para inscrições de chapa para concorrer à direção da federação de xadrez do Estado do Rio de Janeiro.

Pelo andar da carruagem, ninguém quis participar da disputa, pois, já estamos no dia 04/04/2008, às 14h35min, e até agora o órgão oficial da federação não fez qualquer divulgação nesse sentido.

Algo de anormal no ar ?

Blanco

Balizar a OPINIÃO

Sexta, 4 de Abril de 2008.

Tentei enviar email para detalhar o espírito que norteará este blog. Infelizmente a iniciativa gorou: culpa do provedor!!

Não poderia continuar o blog sem fazer as ponderações que seguem, pois os leitores poderiam não entender aonde se quer chegar.

Primeiramente, não se busca aqui atacar pessoalmente a ninguém.

Apesar de se discutir coisas do xadrez relativas aos clubes, federação, confederação, ou qualquer outro são, e, por isso, às vezes, as pessoas confundirem a crítica com ataques pessoais, para fugir ao debate, todos poderão verificar que as opiniões estarão embasadas em fatos ou dados, ou, muito raramente em fontes que tenham acesso às informações.

Ser meticuloso para evitar constrangimentos e injustiças será uma meta.

Infelizmente, todos sabemos como os enxadristas somos melindrados: qualquer ponto de vista dissonante é motivo para gestos teatrais os mais rebuscados.

Sempre que opinarmos de um jeito, tentaremos apontar alternativas, para que não soemos pernósticos e detentores de uma verdade platônica. Não somos iluministas!!

E, por fim, quando se expuserem idéias ou propostas, isso não quer dizer que serão necessariamente melhores que aqueles que vêm sendo diuturnamente empregadas. Talvez vc concorde com o quê existe e a mudança, sob sua ótica, lhe seja desfavorável para si ou para o xadrez.

Todavia, o fundamental é acabar com a pasmaceira que impera!

De qualquer modo, tudo que se discutir ou propuser será sempre em prol do xadrez e nunca visando interesses menores e inconfessáveis.

Abraços,

Blanco

quarta-feira, 2 de abril de 2008

ALEX

Faço parte da ALEX.

Se me permitem uma breve exposição: a Associação Leopoldinense de Xadrez, ou comumente chamada aqui no RJ, a ALEX, é um clube de xadrez surgido no subúrbio da zona da Leopoldina (bairro de Olaria).

Na onda Mequinho que varreu o país, um grupo de jovens que se encontravam aqui e acolá, resolveram se juntar e organizar migrando para atuarem no Olaria Atlético Clube, onde havia uma incipiente prática de xadrez.

Após ano e meio no Olaria, o pessoal do xadrez resolveu migrar para alçar vôo solo, e, daí surgiu a ALEX em 28/12/1974.

A ALEX é sócia-fundadora da federação de xadrez do Estado do Rio de Janeiro.

Nesses mais de 30 anos sempre se manteve numa posição crítica em relação à federação, até quando um de seus sócios foi presidente, tudo em prol da melhoria deste nobre esporte.

A ALEX é o único clube VERDADEIRAMENTE pentacampeão (títulos seguidos) da Taça Eficiência: 1986 a 1990!!

Outro feito clubístico foi o 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Clubes!!

Em março último a ALEX realizou seu maior feito dos últimos tempos ao organizar um torneio internacional da FIDE valendo norma de Mestre Internacional.

É importante destacar que neste evento, ganho brilhantemente pelo MI Diego di Berardino, participaram 5 alexanos (50% do total) , o que reputamos num excepcional número!!

Diferentemente de outros, apesar de sua posição crítica, a ALEX prestigia TODOS os eventos indistintamente: no último torneio Estadual Classe C da federação, dos 59 jogadores, 15 participantes eram da ALEX; já no FIDE do CXG dos 28 inscritos 10 são ALEXANOS!!

A ninguém, portanto, é dado o direito sequer de sonhar que na ALEX se confunde o senso crítico com a responsabilidade com o esporte.

Essas constatações, perdoem-me, não são fatos isolados. Poderia ficar aqui enumerando os torneios nas diferentes cidades deste Estado onde sempre a ALEX esteve presente.

En passant, cabe apontar que os clubes dos atuais mandatários da federação (presidente e vice) contribuiram com 3 participantes no Estadual C. E, que isso é uma tônica!!

Blanco

1º de Abril em 2008 e Xadrez no Rio de Janeiro

Ontem, 1º de Abril, DIA DA MENTIRA, o xadrez no Rio de Janeiro viveu um momento curioso: foi a data escolhida pelos atuais mandatários da federação para inscrições de chapa para disputar a direção da entidade.

Curioso não acham ?

O nome deste blog faz alusão ao famoso show realizado nos anos de chumbo, onde Zé Keti, Nara Leão e João do Vale, dirigidos pelos saudosos Vianinha (Oduvaldo Viana Filho), Paulo Pontes e Pichimpla utilizaram-se da arte para realizar um verdadeiro protesto contra os fatos que os circundavam. Era uma trincheira de resistência democrática.

Passados mais de 30 anos continua atualíssimo!!

Espero fazer desse blog uma trincheira democrática em prol do xadrez do Rio de Janeiro.

"Podem me bater, podem me prender, podem até deixar-me sem comer, que eu não mudo de opinião ... !!" (Zé Keti)

Blanco