quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Interclubes: segundas impressões

O interclubes já começou previamente enfraquecido, pois o período em que tradicionalmente era realizado foi descartado.
Todos sabíamos, desde o ano 1 D.C. que o calendário apontava que em DOIS MIL E OITO ANOS DEPOIS, não teríamos um grande feriado em Novembro.
Dito isto, um pouco de organização e antecipação ao problema, orientaria o organizador, o mais breve possível, realizar injunções com os participantes visando contornar o problema.
O que fizeram ? Uma enquete, por email, em Setembro para decidir um evento de Novembro. É muito desenvolvimento e ação em prol do xadrez!!
Note-se que há alguns anos atrás, de emergência, fizeram uma reunião presencial, somente para discutir um torneio organizado por alguns clubes. Não poderiam ter feito uma reunião presencial, onde mais facilmente os clubes poderiam se posicionar ? Se livrar o mais rápido possível do evento era o mote.
Aí vem a malfadada enquete com uma pergunta maniqueísta ? Evento com 1 final de semana, nas coxas, com 3 rodadas/dia e controle de tempo ridículo (1h/jogador) ou 2 finais de semana com rodadas mais espaçadas e melhor controle de tempo ?
Diante deste dilema, a esmagadora maioria de clubes foi forçada a votar por ter um interclubes em 1 final de semana. A ALEX foi o único clube a se indispor contra a depreciação do torneio.
E, daqui, desta tribuna escondida, denunciamos o que era uma farsa: a enquete era um engôdo daqueles que desejavam se desfazer do evento a qualquer custo!
Isso porque, no Rio de Janeiro, comemoramos o Dia de Zumbri, que é um feriado Estadual. Logo, o interclubes poderia perfeitamente ter sido realizado como em 2006: no feriado (quinta) e no final de semana, de forma que tivéssemos a garantia de um evento maiúsculo.
E já no decorrer do interclubes ... Aha!, isso continua nas cenas do próximo capítulo.
Blanco

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Interclubes 2008: primeiras impressões

Passado algum tempo da realização do interclubes (ITC) aqui do Rio de Janeiro, fiquei me devendo qualquer apontamento daquele certame.
O interclubes é um torneio fundamental, porque permite que os clubes possam se apresentar e, num ambiente, em tese, de camaradagem, se disputar um bom xadrez, havendo grande troca de experiências e tradições clubísticas entre os enxadristas.
Infelizmente, esse interclubes teve, ao menos para mim, pouco brilho.
Digo isso porque um clube, dos mais expressivos e importantes deste Estado, ficou totalmente ausente.
O brioso e valente CXP (Petrópolis) não compareceu para participar do interclubes. Sinceramente, com tamanha ausência, o interclubes não fica apenas menor; fica com menos brilho, devido a ausência de uma de suas estrelas.
Até hoje não consegui saber o motivo da não participação.
Longe de mim desmerecer os resultados alcançados pelos clubes participantes, inclusive a ALEX, mas o interclubes não é um torneio circunscrito apenas as disputas em tabuleiros, mas onde os enxadristas se congraçam.
Para mim, ao menos, foi uma ausência sentida, pois o CXP é um dos clubes mais ativos deste Estado, promovendo e divulgando generosamente e graciosamente o xadrez.
Blanco