quarta-feira, 4 de março de 2009

Fingir e Inovar

Das catacumbas já ouço vozes que desejam ardentemente fingir que nada está acontecendo.
É forçoso lhes dar um bônus, uma condecoração, pois na altura do campeonato ter atitudes teatrais não é para qualquer um.
Evidentemente que daqui não partirá nenhum ato descabido e alarmista. Colocamos nossa OPINIÃO no texto anterior, substantivamente, baseado nos relatos que ora presenciamos aqui e acolá, e, também, na decisão do TJD do Xadrez do Rio de Janeiro.
Nas condições atuais a federação está acéfala de legitimidade e, portanto, ninguém estará obrigado a respeitar suas indicações. Assim, por exemplo, ficará a critério da CBX aceitar ou não em seus campeonatos os "vencedores" de provas organizados no correr deste ano de 2009.
Fato é que se há insegurança jurídica sobre a legalidade da atual gestão dirigente da federação, isso, sem sobram de dúvida, atinge todos os atos que venha a praticar. Perguntam: desde sempre ? Óbvio que não! Desde o momento a partir do qual a ilegalidade é declarada.
Buscou-se alertar os clubes que a participação em torneios poderá significar o nada, pois o ato ficará pendente de corroboração posterior. Quem quiser se arriscar nesse mundo incerto, nada a opor. Só não vá posando de ingênuo.
O pior é o fingimento do descaramento tomado com a inovação na premiação dos torneios de categoria (A, B e C).
A tamanha novidade não vi nenhum protesto. Isso já aconteceu alguma vez na história da entidade ? Pelos relatos que ouvi, NÃO é a resposta. Então, o cheiro de casuísmo não só é forte como salta aos olhos.
Não é fruto genuíno de um novo proceder, mas a tentativa de desviar o foco dos escândalos que estão pululando e serão rebarbados na AGE.
Blanco

terça-feira, 3 de março de 2009

Como se nada tivesse ocorrido

Voltou ao ar o sítio da federação. Uma boa notícia, mas ...

Retornou do congelamento como se nada tivesse ocorrido.

Um calendário lindíssimo, com prêmios altíssimos que nos levam a refletir o objetivo.

Os fatos denunciados precisam ser apurados. Nenhum deles foi rebatido oficialmente, senão com evasivas e ataques, inclusive ao presidente da CBX.

Nesse sentido, como participar de competições "oficiais" que poderão vir a ser oficiosas, vale dizer, competições que num primeiro momento estão oficiais e num segundo poderão vir a ser anuladas.

Ora, perguntais, como isso se daria ? Simples, se houver irregularidade, evidentemente o classificado não poderá se beneficiar pois sua competição não terá validade. Pensemos , como exemplo, num classificado para alguma competição nacional: assim, invalidando-se a regional, o sujeito ficará a ver navios.

Penso que até se apurarem todos os fatos denunciados as competições oficias deveriam ser suspensas para evitar-se prejuízos maiores para os organizadores, clubes e atletas.

Isso seria uma forma digna de resolvermos o imbróglio a que estamos submetidos no Rio de Janeiro.

Se algum clube se aventurar mesmo assim, deve, de antemão, avisar seus atletas/sócios as implicações possíveis.

Blanco

segunda-feira, 2 de março de 2009

Repercutindo

Há muito tempo que o órgão de divulgação da federação local está mudo. Não tivemos o prazer de ver o "editorial do presidente".
Todavia, o xadrez por nossas bandas continua sendo amado, vivido e praticado.
Não à-toa, neste final de semana, dois importantíssimos clubes se colocaram sobre o ziriguidum.
De um lado o presidente do NXN (Núcleo de Xadrez de Niterói), agremiação já laureada com títulos da Taça Eficiência, faz declaração que vale a pena ser lida (http://www.xadrezemniteroi.blogspot.com/); de outro, o CXG (Clube de Xadrez Guanabara), o clube de xadrez mais antigo do Estado, coloca nota em seu sítio (www.cxg.org.br) informando que buscará garantir seus direitos.
Na Sapucaí os tambores soaram garantido a vitória da Acadêmicos do Salgueiros. No xadrez os tambores estão rufando anunciando novos dias.
Blanco

domingo, 1 de março de 2009

Furtando sem dó ... 2

Agora acabou o Carnaval.
Sinto imensamente tê-los pertubado nas últimas publicações. No Rio de Janeiro faz um calor delirante.
Sim, confesso que furtei idéias dos outros. Faço daqui um mea culpa.
Alguns conseguem exprimir a brutalidade da realidade de forma tão sobranceira que me choca.
Seu "dotor esselentíssimo", só furtei porque as OPINIÕES eram altamente relevantes para se melhor entender a realidade que estamos submetidos aqui nas terras de Estácio de Sá.
Blanco

Furtando sem dó ...

Furto 1:
No caso, o descalabro aparenta ser tanto que até o sítio eletrônico da Fexerj, prenunciando a tempestade, saiu do ar, afetando principalmente a escalação dos torneios estaduais de categorias menores que classificam para os Brasileiros.
Na entidade sem atendimento, sem calendário e sem diretoria, o último que saiu é que deve ter apagado a luz.
Com o atual vácuo de autoridade, pode-se afirmar que na federação fluminense hoje a gente não encontra literalmente nem barata...

Do Blog do Melo http://bloguinhodomelo.blogspot.com/ in "No Rio, caça às baratas ..."

Furto 2:

Anderson Morgado disse...
Relações Públicas responde à FAKES.Só falta responder aos que não são FAKES.
Sr. Relações Públicas por favor me responda quando saberemos do calendário 2009 ? Quando a página da FEXERJ volta ? Sr. Relações Públicas o sr. poderia me responder mesmo eu não sendo FAKE ?Obrigado
Sexta-feira, 27 Fevereiro, 2009

Do Blog do MaiaKowski http://maiakowsky.blogspot.com/ in "comentário do post 169-E-mail de Diretor da Federação.

Furto 3:
Celso Renato disse...
(...)
Quando me propus a fazer o curso de arbitragem e organização, o fiz muito mais com o intuito de adquirir conhecimento, pois ele mesmo já havia me enviado mensagens dizendo que esse curso não teria validade aqui no Rio de Janeiro, acho que na tentativa de me fazer desistir, mas falei-lhe que estava interessado em aprender, só isso. Gostaria de ter recebido por parte dele um apoio e incentivo, e até mesmo uma explicação, dizendo-me que seria necessário fazer também a prova do Salomão, mas seria interessante também ter o curso dado pelo AI Mauro Amaral e não me dizer que o curso do Mauro Amaral, “NÃO VALIA DE PORRA NENHUMA”.
LAMENTÁVEL UM DIRIGENTE TER ESTA POSTURA TÃO BAIXA, QUE NO MINIMO PODE SER QUALIFICADA COMO FALTA DE ÉTICA COM UM COLEGA E MEMBRO OFICIAL DA CBX E RECONHECIDO PELA FIDE, E NO MAXIMO UM DESPEITO MUITO GRANDE DE VER ALGUEM DA CBX FAZENDO O QUE A FEXERJ NÃO CONSEGUE FAZER AQUI NO RIO DE JANEIRO.
Por favor, Marcelo use de mais coerente em suas colocações ou fique calado! Que deva defender com todas as suas forças a Federação, acho até louvável, pois você foi um dos poucos que não desapareceu em meio aos fatos que se conhece envolvendo a Federação Carioca de Xadrez, mas sem sair do campo racional e da sensatez.

XADREZ CARIOCA disse...
(...)
Ah, quase ia esquecendo: tb sou pai de dois lindos e futuros enxadristas! Não obstante, me coloquei a disposição do conselho de árbitros e da diretoria para arbitrar. Como não me convocaram, de certo não fiz falta. E no Interclubes estávamos muito bem na arbitrgem, né?!E a caravana vai passando.
Abraços,
AMORIM
01/03/2009 13:38:00

Do blog Xadrez Carioca http://xadrezcarioca.blogspot.com/ in "Comentários ao post Curso de Arbitragem no Rio".

Blanco