sexta-feira, 27 de março de 2009

E as custas processuais ...

Alguns reclamaram de que não expusemos devidamente a nova investida judicial da federação.
Como já houve sentença, é até uma impropriedade falar de nova, mas deixemos o vocábulo, pois se trata, na verdade, de uma inação.
Sem consultar nada nem ninguém, em nome do Estado, se ajuizou uma ação e o resultado é uma fragorosa derrota.
O caminho das pedras é simples:
depois clicar em CONSULTA > PROCESSO > 1 INSTÂNCIA > CAPITAL > PROCESSO CIVEIS > PESQUISAR em Foruns Regionais II Santo Amaro > abrirá uma nova tela e basta indicar em FÓRUM DE ORIGEM a opção FORUM CENTRAL CIVEL JOÃO MENDES JUNIOR > clicar em RÉU > digitar o nome CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ > preencher as letras de segurança e clicar em PESQUISAR.
Após todo esse procedimento você, desavisado leitor, será encaminhado a única ação que há contra a CBX. Basta clicar no nome da CBX que a informação do processo aparecerá. Lá se poderá desfrutar do desprazer de se certificar que teremos que arcar com mais uma despesa irresponsável de R$1.000,00 (hum mil reais).
Abaixo a sentença:
Sentença ProferidaSentença nº 720/2009 registrada em 23/03/2009 no livro nº 481 às Fls. 73: Isto posto, JULGO EXTINTO o processo, sem apreciação de mérito, com fundamento no artigo 267, inciso VI, do Código de Processo Civil. Despesas pela autora, que condeno ao pagamento de honorários de advogado, que fixo em 10% sobre o valor da causa. P. R. I.

O que posso dizer desses fatos: tem que ter muita, mas muita mesmo, competência para perder de forma insofismável um processo que o sujeito estava obrigado a ajuizar a ação principal. Como não o fez, o juiz não teve outro remédio de condenar a incompetência.

É uma OPINIÃO de um opositor. Não!

Leiamos a sentença na sua íntegra:

Texto integral da Sentença

C O N C L U S Ã O Em 20 de março de 2009, faço estes autos conclusos à Meritíssima Juíza de Direito, Dra. LUCILA TOLEDO PEDROSO DE BARROS. Eu, .........Escrevente, subscrevi. Processo 2008.249371-2 (2542) Medida cautelar O procedimento cautelar é sempre acessório de processo principal. Assim, ainda que não tenha sido deferida medida liminar, é inconcebível, fora os casos em que a ação principal deva ser ajuizada depois da sentença no processo cautelar, que os autos cheguem para decisão antes do ajuizamento da ação onde se busque o bem da vida. Isto posto, JULGO EXTINTO o processo, sem apreciação de mérito, com fundamento no artigo 267, inciso VI, do Código de Processo Civil. Despesas pela autora, que condeno ao pagamento de honorários de advogado, que fixo em 10% sobre o valor da causa. P. R. I. São Paulo, 20 de março de 2009. LUCILA TOLEDO PEDROSO DE BARROS Juíza de Direito
Vale dizer, a ação só pode ter sido ajuizada por galhofa, isso se consideramos que se sabia o que se estava fazendo. Agora, se formos um pouco mais rigorosos, não teremos outra alternativa que dizer que foi com muito desenvolvimento e ação incompetente que se fez o que se fez.
Até agora não ouvimos a voz das ditas autoridades para dizer como farão o pagamento do débito. Ou será que mandarão dizer que não tem ninguém e que é para cobrar ao padeiro na esquina ??
Se fingir de morto é feio e indigno.
Olhando mais uma vez a página da federação local vejo que no item DOCUMENTOS, como alertou XADREZ LIVRE, não há vivalma! Se os documentos são públicos, como o Estatuto de 2000...INOVE, pois registrado somente em 20/02/2009, porque sonegar a informação, guardando-a para uma AGE que nem se realizará ?
E, irão tentar fazer uma AGE antes da AGO, em total descumprimento do Estatuto!!
É sempre mais do mesmo.
O direito de defesa já foi dado, e, os clubes que convocaram a AGE que ocorreu ontem esperam, sinceramente, que as pessoas tenham hombridade e honestamente compareçam e esclareçam os fatos.
Eu, desse canto incógnito e desapercebido da blogsfera, ficarei no aguardo.
Blanco

quarta-feira, 25 de março de 2009

É amanhã AGE ... 1 dia

A RECONTAGEM REGRESSIVA chega ao fim hoje, quarta-feira, indicando
1
dia para a AGE que se realizará na ALEX, com primeira convocação às 18h.
E pelo visto não estaremos sós, pois o sítio dos outros indica que convocaram uma AGE para Maio, tentando com isso conseguir tempo para preencher os espaços vazios que existem em Documento - Em Construção".
É uma pena que a vontade dos clubes seja amesquinhada mais uma vez e tenhamos que nos defrontar com novos desafios.
Não cansados de perder na seara trabalhista (desenvolvimento e ação 0 x 1 incompetência); de perder na justiça em São Paulo (desenvolvimento e ação 0 x 1 ignorância jurídica); de ... eles insistirão até o fim, com o fito de tentarem provocar terra arrasada no combalido xadrez deste Estado.
Chato ficar batendo na tecla já pisada por tantos outros: por que esperar e convocar outra AGE se já temos uma marcada e as provas poderão ser mostradas descontruindo as supostas falácias ?
Amanhã parte o trem!
Pelo sim, pelo não, o xadrez deste Estado nunca mais será o mesmo, pois os clubes agora resolveram assumir as rédeas dos seus destinos.
Ninguém quer mais ser falsamente tutelado.
Blanco

terça-feira, 24 de março de 2009

CBX e Fexerj ... 2 dias

Em nossa RECONTAGEM REGRESSIVA, restam apenas
2
dias para a AGE que ocorrerá na ALEX, com primeira convocação às 18h e segunda às 19h. Não se esqueçam das filmadoras e gravadores agentes 86.
Na página oficial da CBX há comunicado sobre informação que aparecia no sítio da Fexerj.
O conteúdo é:

"Comunicado CBX nº 14/2009 - Ação da FEXERJ e publicações na página da mesma

Vitória/ES, 23 de Março de 2009
Fomos surpreendidos, na presente data, com a leitura da coluna "Fala Presidente", no site da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro - FEXERJ.
Diante das graves acusações ali apontadas, sentimo-nos na obrigação de esclarecer à comunidade enxadrística local que a CBX não solicitou a quem quer que seja uma tentativa de acordo com a entidade carioca, especialmente por entender que a sua ação é totalmente improcedente, cujos argumentos só interessam aos autos da ação.
Não tínhamos conhecimento de que qualquer pessoa que seja tinha enviado um e-mail à FEXERJ, solicitando que a mesma retirasse a ação.
Cabe até mesmo uma explicação: após a CBX contestar a ação, a FEXERJ nem poderia mais desistir da mesma sem o consentimento da própria CBX, a quem interessava o julgamento em si, para se evitar conversas atravessadas nos bastidores.
As insinuações teratológicas só atendem a um propósito que é o de promover desordem.
Tenta-se, através do barulho típico dos perdedores, desestabilizar o início de nossa gestão frente à CBX, a qual já está rendendo frutos, inclusive com parcerias em vias de se concretizar com uma das mais importantes instituições do País.
A CBX não atua com intermediários, sempre age por intermédio de sua diretoria.
Se alguém, sabe-se lá por qual motivo, resolveu enviar um e-mail à FEXERJ, não pode esta Federação se valer disto para atacar os diretores da CBX, até mesmo de forma nominal, com insinuações vis e baratas.
Se alguém teve acesso à contestação da CBX, foi porque teve acesso aos autos do processo, que corre sem segredo de justiça, sendo acessível a qualquer um do povo.
Aliás, essa mesma pessoa que fala da contestação da CBX, fala dos documentos juntados pela FEXERJ, os quais a CBX não tem, uma vez que não acompanharam a citação inicial e nem interessavam para a formulação da defesa, de fácil dedução, ante a fragilidade dos argumentos lançados na Exordial.
Se o que se nomina Presidente da FEXERJ diz não ter tido conhecimento da mesma, mesmo pagando profissionais para atuar no processo, isto não é culpa da diretoria da CBX.
Assim, queremos deixar claro para a comunidade enxadrística nacional que a CBX em nenhum momento se valeu de artimanhas mesquinhas contra a FEXERJ ou qualquer de seus integrantes. O que tinha que fazer na ação, fez: apresentou sua defesa. E o resultado da mesma, publicado no site do TJ/SP nesta data, foi favorável à CBX.
Atenciosamente,
Pablyto RobertPresidente da CBX"
Para quem desejar conhecer o conteúdo da sentença proferida na ação FEXERJ x CBX, basta ler a publicação anterior.
Blanco

segunda-feira, 23 de março de 2009

Desenvolvimento e Ação em Prejuízo do Xadrez ... 3 dias

Recebemos mais uma péssima notícia para o xadrez do Rio de Janeiro.
Na página da federação se encontra a chamada efusiva de uma defesa intransigente dos "interesses" do Rio de Janeiro numa ação movida pela federação em face da CBX.
"Eleição CBX
O Rio de Janeiro lutou e lutará por suas convicções e posições ideológicas perante o desenvolvimento do xadrez brasileiro, infelizmente em um processo pouco claro e com grandes falhas em sua convocação e inclusive na divulgação das Federações em dia não só com suas obrigações financeiras, mas principalmente legais, dificultou muito a condução de uma candidatura que contava com o apoio de grandes federações do Brasil, mesmo não sendo a maioria, tivemos e temos nossas posições bem definidas.Sabemos que antes dessa atual administração da CBX a situação era calamitosa, com um dívida inexplicável de R$80.000,00 com a Fide, sendo que é de conhecimento que todos pagavam as taxas e ninguém soube para onde foi a verba. Além disso vários outros problemas ocorreram como o conhecido evento de verba pública que nunca aconteceu. Torcemos que a influência negativa desse ex-presidente que durou até 2003 na CBX, reinando o desrespeito, má administração e desvios não atinja os outros pares de seu grupo."
Era realmente do interesse dos clubes essa medida ? Foram consultados ? Deram o aval ? Quem arcará com mais essa aventura financeira ?
Como sabemos, o Estatuto determina expressamente que o mandatário de plantão TEM que realizar uma AGO no primeiro bimestre do ano. Neste ano já estamos em fins de MARÇO e nada de nada. Pequeno desrespeito ?
Talvez, um dos motivos, além do óbvio decorrente da iniciativa de clubes em prol de uma AGE, seja, também, o fato de ter que se justificar mais uma medida judicial desastrada a que fomos arrastados.
O resultado todos poderão ver na página do Tribunal de Justiça de São Paulo:

Fórum Central Civel João Mendes Júnior - Processo nº: 583.00.2008.249371-2

parte(s) do processo local físico andamentos súmulas e sentenças
Processo
CÍVEL
Comarca/Fórum
Fórum Central Civel João Mendes Júnior
Processo Nº
583.00.2008.249371-2
Cartório/Vara
4ª. Vara Cível
Competência
Cível
Nº de Ordem/Controle
2542/2008
Grupo
Cível
Ação
Medida Cautelar (em geral)
Tipo de Distribuição
Livre
Distribuído em
29/12/2008 às 10h 42m 07s
Moeda
Real
Valor da Causa
10.000,00
Qtde. Autor(s)
1
Qtde. Réu(s)
1
PARTE(S) DO PROCESSO
[Topo]
Requerido
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ
Advogado: 53739/SP NILSON OLIVEIRA SOUZA
Requerente
FEDERAÇÃO DE XADREZ DO RIO DE JANEIRO
Advogado: 153852/SP MARCELO VALLEJO MARSAIOLI
LOCAL FÍSICO
[Topo]
19/03/2009
Conclusão
ANDAMENTO(S) DO PROCESSO
[Topo]

(Existem 21 andamentos cadastrados.) (Serão exibidos os últimos 10.)(Para a lista completa, clique aqui.)
23/03/2009
Sentença ProferidaSentença nº 720/2009 registrada em 23/03/2009 no livro nº 481 às Fls. 73: Isto posto, JULGO EXTINTO o processo, sem apreciação de mérito, com fundamento no artigo 267, inciso VI, do Código de Processo Civil. Despesas pela autora, que condeno ao pagamento de honorários de advogado, que fixo em 10% sobre o valor da causa. P. R. I.
19/03/2009
Conclusos 20/03
17/03/2009
Aguardando Providênciasexpediente 17/03
13/03/2009
Conclusos 16/03
12/03/2009
Conclusos 13.03
04/03/2009
Aguardando Devolução de AutosFORA C/ AUTOR 19/02/09
18/02/2009
Aguardando Prazo
17/02/2009
Despacho ProferidoRegularize a requerida sua representação processual, juntando procuração e custas. Sobre a contestação manifeste-se o autor
16/02/2009
Aguardando PublicaçãoDof 17/02
16/02/2009
Aguardando PublicaçãoDof 17/02
SÚMULA(S) DA(S) SENTENÇA(S) DO PROCESSO
[Topo]

(Existem 1 súmulas cadastradas.)
23/03/2009

Sentença Completa
Sentença nº 720/2009 registrada em 23/03/2009 no livro nº 481 às Fls. 73: Isto posto, JULGO EXTINTO o processo, sem apreciação de mérito, com fundamento no artigo 267, inciso VI, do Código de Processo Civil. Despesas pela autora, que condeno ao pagamento de honorários de advogado, que fixo em 10% sobre o valor da causa. P. R. I.
Mais um fato lastimável a macular a história tão grandiosa do xadrez deste Estado.
E não é o primeiro caso, pois recordemos a ação trabalhista movida pelo secretário da entidade no qual se fez um acordo de R$8.000,00 (Oito mil reais).
Sinceramente, TODOS DEVEMOS COMPARECER NA AGE DESTA QUINTA-FEIRA PARA DISCUTIRMOS TODOS ESSES PROBLEMAS E, LIVRE E SEM QUALQUER PRESSÃO MESQUINHA, FORMARMOS NOSSA opinião, VISANDO ENGRANDECER O XADREZ DESTE ESTADO.
Faltam
3
dias
Blanco

domingo, 22 de março de 2009

E continua a saga da rapinagem

OPINIÃO continua sua saga audaz e acelerada na rapinagem de matéria interessantes sobre xadrez.

Em http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/educacao-entrevista.jsp se pode ler uma matéria assaz instigante de NUNO COBRA, que foi preparador físico de Airton Senna.

Para tentar desvendar alguns dos segredos dessa arte milenar que é o jogo do xadrez, o Portal Conexão Professor entrevistou Nuno Cobra Ribeiro, preparador físico e mental.
Nuno foi professor de grandes atletas como Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Patrícia Medrado, Jaime Oncins, entre outros, e de grandes empresários como Amilcare Dalevo, Abílio Diniz, Edson Moura e Átila Francucci.
É autor do livro “A Semente da Vitória”, com mais de 450.000 cópias vendidas. Seu Método de trabalho (Método Nuno Cobra) busca desenvolver, através do trabalho com o corpo, o ser humano em seu completo fluxo de vida: corpo, mente, espírito e emoção.
Iniciou suas atividades profissionais trabalhando com treinamento personalizado em 1952 – o que, várias décadas depois, passaria a ser chamado de “personal training”. Formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Nuno sofreu muito por defender ideias um pouco ousadas e de difícil entendimento para os anos 60. Só a partir da década de 90, em função dos excelentes resultados obtidos por seus atletas, começou a ter suas idéias originais reconhecidas.Atualmente presta consultoria no setor de qualidade de vida individual em grandes empresas e viaja o país como palestrante e conferencista.
Conexão Professor (CP) – O Xadrez pode ser considerado um esporte ou é apenas um jogo que desenvolve o lado intelectual do indivíduo? Ele pode fazer parte das atividades de Educação Física das escolas?
Nuno Cobra - O xadrez é um esporte muito amplo, pois o cérebro 'maquina' o tempo todo e assim abre outras áreas de programação mental de raciocínio, ampliando as conexões inter-neurais.
Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos, além de todo esse desenvolvimento citado, melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas respeito às leis, às regras etc.
CP – O senhor acredita que o Xadrez possa ser usado nas escolas como ferramenta pedagógica? Que habilidades a prática do Xadrez desenvolve nos alunos?
Nuno Cobra - À primeira vista o xadrez parece ser apenas um esporte que atua sobre o cérebro, mas desempenha uma função muito importante no desenvolvimento do corpo emocional, o que, aliás, é básico para o desempenho competitivo de um jovem enxadrista.
Esse esporte possui a vantagem de trazer a pessoa para um contato mais próximo consigo mesma, porque mede suas capacidades de maneira muito concreta. Mais do que em qualquer outra modalidade, ela se dará conta da necessidade de alta concentração.
Ela perceberá que quando se distrai, acaba fazendo um lance absolutamente errado, que não faria nunca se estivesse mais concentrada.
CP – A prática do Xadrez ajuda a melhorar o rendimento escolar do aluno?
Nuno Cobra - O xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções.
A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência.
CP – Que atividades físicas o senhor recomendaria para um enxadrista que quer se desenvolver no esporte?
Nuno Cobra - O que pouca gente sabe, é a relação entre o grau de desempenho cardiovascular e a performance competitiva neste esporte, porque todos imaginam que ele exige apenas do cérebro.
É justamente por exigir tanto da mente, das emoções e dos sentidos, que se torna necessária uma grande eficiência cardiovascular para se ter uma boa performance.
Quanto mais alto o nível da competição, mais clara se torna essa relação. Uma bomba ejetora mais plena (o coração) colocará nas células do cérebro uma quantidade maior de oxigênio. Esse cérebro mais oxigenado possibilitará maior eficiência, maior lucidez e, principalmente, maior velocidade do pensamento, de interpretação e reação aos movimentos complexos presentes no xadrez.
Assim, quem está pensando em melhorar sua performance neste magnífico esporte, deve realizar de maneira sistemática atividades cardiovasculares (caminhar, correr...) que possam ampliar as possibilidades de oxigenação cerebral.
Hoje um campeão de xadrez tem que se envolver num expressivo treinamento cardiovascular e muscular localizado para manter a sua forma e continuar altamente competitivo.
Em sua última demonstração com enxadristas brasileiros, Kasparov conseguiu uma performance assustadora, mas ele já não tem como manter a intensidade de outros tempos, uma vez que o trabalho físico é cada vez mais exigente para manter o nível de competição. Esta é uma demonstração concreta do quanto o desempenho do corpo físico favorece essa concentração máxima, esse vigor orgânico exigido por horas de desgaste cerebral e emocional e o quanto o corpo é agredido nesse nível de competição atual.
CP – O senhor acha que o ensino do Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas de todo o país?
Nuno Cobra - Seria maravilhoso! Pois ele é muito completo. Exige a parte mental, física, concentração e, como todo esporte, o exercício da civilidade e cidadania.

Blanco