sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

OPINIÃO acerca dos Torneios Regionais

Abro o espaço para uma reflexão acerca dos Torneios Regionais. Desde já o muito obrigado ao Anderson Morgado por externar sua OPINIÃO.

Blanco

"Uma questão interessante para mais debates e OPINIÕES, já que citaste no texto.
Que coisa é essa de Regional?
Um evento que a "matriz" nada faz, divulga na semana do evento, leva o "caramuru" que foi arrecadado após duro e exaustivo trabalho dos DE FATO organizadores e depois põe na sua conta como mais um dos muitos eventos realizados pela ADMINISTRAÇÃO fulano de tal- ADMINISTRAÇÃO, termo que nem mais é usado pelos estudiosos do assunto.
O mundo mudou, mas alguns exibem ORGULHOSOS conceitos do século passado.
Ainda lêem Fayol ou Taylor. Se é que lêem... Mas voltando aos Regionais.A pergunta central: o que os clubes ganham realizando um Regional?
Nós de Cabo Frio, contruimos um evento que não foi válido como regional. A "matriz" não permitiu que escolhessemos o nome do evento, o valor da inscrição, o árbitro... Boicotaram, mandaram emails pedindo para não jogar, marcaram outro evento para o mesmo dia, puseram no site que nosso evento estava cancelado, enfim tentaram de todas as formas desmobilizar os enxadristas para prejudicar nosso evento e nosso clube. Alardearam até que não seria válido para a Taça Eficiência.
Mas, há ainda, pessoas sérias e de bom senso no xadrez estadual:O evento, que para nós é o Aberto de Cabo Frio foi válido sim para a Taça Eficiência e os clubes CFXC, CMX (Macaé) e CXP, receberam seus devidos pontos. Nós arrecadamos, cobrando inscrição inferior aos regionais, e oferecemos premiação superior aos mesmos. Saímos fortalecidos e convencidos de que "Regional" só atende aos interesses da "matriz".
Além do mais o nome é ridículo e diminiu a importância que o evento tem para o clube local. Amigos do interior, reflitam e não se contentem com mariolas."

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Interclubes: Terceiras impressões

O Interclubes é uma festa. Ou, ao menos, assim deveria ser.
Neste de 2008, alguns erros grosseiros foram a tônica. Já alertamos para a fajutice da "enquete".
Tudo bem, se mesmo alertados, todos preferiram do jeito que foi apresentado, é o jogo jogado.
Afora a insistência em tratar os horários como foram concebidas as rodadas com pouco respeito, tivemos outros problemas, um tanto quanto previsíveis, que só gente com desenvolvimento e ação em prol do xadrez competentemente relegaram.
Por que juntar todas as três primeiras rodadas no sábado à tarde ? Isso é um regional ?!
Obvio e intuitivo pela perversa lei de Murphy que no frigir dos ovos o omelete iria desandar.
E não tardou ao cheiro de queimado assomar. Foi logo ao término da primeira rodada que começou pontualmente no horário da organização.
O sucedido: como os programas informáticos de arbitragem e emparceiramento fazem o mister para que foram concebidos inclusive para torneios de equipes, infelizmente, os energúmenos dos seus programadores não conseguiram captar a essência iluminista da pontuação e desempate que são feitos nos maiores centros enxadrísticos do mundo, a saber, Mauritânia, Ilhas Comores e cidade maravilhosa.
Mas, eis que surge das profundezas da genialidade einsteiana a solução: basta entortar o computador que as coisas fora do lugar se encaixarão!!!!!!!
Bom, sobranceira e disciplinadamente, todos ficamos aguardando os enciclopedistas resolverem o problema. Isso levou poucos minutos (1, 3, 19, 79, ... perdi a conta).
Resultado prático: o computador é uma besta inútil, vamos fazer nossa tarefa à mão.
E o torneio teve seu prosseguimento ... Qual o quê!! Alguma alma caridosa e ilustrada, aventou a hipótese de se alterar as regras no correr da competição devido ao esforço em prol do desenvolvimento e ação!!!
E ninguém vai preso!!
Isso era previsível ? Ingenuamente falando era o esperado, mas decidiram participar de uma enquete fajuta, cada qual pensando exclusivamente no seu interesse (individualismo metodológico) esquecendo-se de que o circo que se armava só importaria em depreciação do xadrez.
Contra essa virada de mesa alguns clubes nem quiseram conversa (ALEX, AABB-Lagoa, CFXC, e, perdoe-me, não me recordo do quarto clube): vale o que está escrito.
Corolário dessa mixórdia foi: apesar de ter começado "na hora" (do organizador), o torneio foi terminar após às 22h. Note-se que as pessoas chegaram com antecêndia ao evento, o que significa dizer que chegaram bem antes das 13h. Desgaste familiar, físico, mental, tudo isso foi a gênese desse interclubes, sempre em prol do desenvolvimento e ação do xadrez.
Perdoem-me a tentativa do rebuscar da linguagem, mas é um vício para esconder a minha "ingnorança" nesse mundo que é a língua portuguesa.
Eu, caridosamente, peço-te, eventual leitor que não leia mais este blog, mas, a escolha é sua, e se o fizer não me pertube com esse assunto.
Blanco