sábado, 19 de abril de 2008

Invenções e 101 dias!

Essa coisa de blog é difícil, posto que sempre é preciso olhar se não foram feitos comentários atrasados em mensagens nas quais o sujeito acredita estarem esquecidas.

Afinal de contas, todos temos o direito de expressar OPINIÃO. Todo tipo de OPINIÃO aqui será bem-vinda, quer seja a favor, quer seja contra, e, valha-me Deus, ninguém será suspenso por desfilar suas convicções.

Volta o MARCELO a nos brindar com um comentário:

Marcelo disse...
BlancoPor favor...nao INVENTE... o até entao e AINDA VPA nao comunicou nada na rua ao Vice-Presidente da ALEX.Infelizmente, os revanchismos começaram antes mesmo da AGE se iniciar! O até então Vice-Presidente Administrativo comunicou ao representante da ALEX, ainda na rua, que este blogueiro estava suspenso por 30 dias.
18 de Abril de 2008 20:29


Apesar desse comentário ter sido postado ontem, ele foi incluído em mensagem antiga e, por isso, somente agora me apercebi do fato. Peço, portanto, vênia para me desculpar pela demora.

Quem me repassou a informação pode estar mentindo ou inventando ? O Vice-Presidente da ALEX é uma das pessoas mais benquistas no mundo do xadrez deste Estado e, jamais ouvi qualquer senão em relação a sua figura. Logo, não tenho qualquer motivo para achar que inventou.

De qualquer forma, vou apurar e voltarei ao tema.

Outrossim, essa ninguém poderá contestar como inverídica: faltam 101 dias para o xeque-mate!!

Blanco

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Agradecimentos aos envergonhados

Sem presunção ou pedantismo, quero agradecer aos leitores envergonhados que transitam pela internet e me dão a honra da leitura deste blog e ficam ávidos por novas informações.

Ontem havia postado em segunda mão a composição da nova diretoria da federação, e rendi homenagens aquele que deu o furo da notícia.

A demora na divulgação da informação causava espécie e era despropositada!

Não é que a federação, evidentemente, sem qualquer relação com o reclamo anterior pela demora ou o "furo" aqui mostrado, resolveu divulgar a informação! Alvíssaras!!

Abaixo a relação da chapa DESENVOLVIMENTO e AÇÃO.

Arquivaremos os nomes, pois é comum as trocas e os dados acabam se perdendo.

Blanco

MEMBROS DOS PODERES DA FEXERJ

DIRETORIA
Presidente - Ricardo de Souza Barata
Vice-Presidente Geral - Paulo Roberto Peixoto da Fonseca
Vice-Presidente Administrativo - Marcelo Einhorn
Vice-Presidente de Comunicação - Sergio Moreira Ferreira Dias
Vice-Presidente Financeiro - Jorge Moraes Costa
Vice-Presidente Técnico - Sylvio Luiz Soares de Rezende
Diretor Secretário - Arthur Santa Cruz
Diretor Técnico - Selmo Bastos Pinto
Diretor Tesoureiro - Marcelo dos Santos Silva
Diretor de Relações Públicas - André Kemper Batista
Diretor Regional da Baixada Fluminense - Manoel Antonio da Cruz Miguéis
Diretor Regional da Região Serrana - Agostinho Arruda D’Oliveira
Diretor Regional de Niterói e Grande Niterói - José Costa Fernandes Júnior

CONSELHO FISCAL
Carlos Frederico Pacheco Serrão
Eduardo Henrique da Silva Duarte
Sadi Glasser Dumont
Sergio Luiiz Badolatti Rodrigues
Victor Paiva de Azevedo Duarte
Waldemar Sebastião da Costa

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA
Eduardo Arruda da Gama de Azevedo Cunha (Presidente)
Élcio Conte Lofredo Mourão
Guilherme Ulrico von Calmbach
Harry Andriolo Costa
Jorge Luiz Cabral Medeiros Jr
Jorge Sidney Barbosa Possidente
Nelson Luiz de Lima Jr
Renato Ramos Pinheiro
Wairy Dias Cardoso

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Agradecimento ao Jornalista Waldemar Costa

Acabei de acessar a página da federação de xadrez do RJ e vi que a seção diretoria era "área em manutenção".
Passados tantos dias e noticiado com tanta pompa a reeleição do presidente, era justo que tivéssemos notícias da composição da nova diretoria, mas, tudo como dantes no quartel de abrantes!
Por isso só uma pessoa competente no seu mister poderia furar esse incrível muro para nos trazer tal secreta informação. E, desse modo, tenho que render homenagem ao jornalista Waldemar Costa que mais uma vez presta esse inestimável serviço ao xadrez fluminense.
Fatos, notícias e memória do Xadrez
Waldemar Costa
16 a 30 de abril de 2008
Barata é eleito para o quarto
mandato da FEXERJ
Em assembléia geral da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ), realizada no dia 11/4/2008, na sede da AABB-Tijuca, Ricardo de Souza Barata foi eleito presidente da entidade para cumprir o seu quarto mandato consecutivo. Barata foi eleito pela primeira vez no dia 6/2/1997 e cumpriu o seu primeiro mandato até o ano de 2000. É o oitavo presidente da FEXERJ, desde da fusão em 1976. Os outros foram Friedrich Salamon, Carlos Emery Trindade (interino), José Thiago Mangini, Reynaldo Veloso, Djalma Caiafa, Marcelo Einhorn (interino) e Eduardo Arruda Cunha. A constituição da diretoria para o quatriênio 2008/2012 é a seguinte: presidente - Ricardo de Souza Barata (CX Grande Roque), vice-presidente geral - Paulo Roberto Peixoto da Fonseca (AABB-Tijuca), vice-presidente administrativo - Marcelo Einhorn (Hebraica), vice-presidente de comunicação - Sérgio Dias (Tijuca TC), vice-presidente financeiro - Jorge Morais Costa (CX Grande Roque), vice-presidente técnico - Sylvio Rezende (Clube Municipal), diretor da secretaria - Arthur Santa Cruz (Tijuca TC), diretor administrativo - vago, diretor técnico - Selmo Bastos (Clube Municipal), diretor tesoureiro - Marcelo dos Santos Silva (CX Grande Roque), diretor de xadrez escolar - vago, diretor de relações públicas - André Kemper Baptista (Clube Municipal), diretor da Baixada Fluminense - Antônio Manoel da Cruz Migués (Iguaçu Basquete Clube), diretor da Região Serrana - Agostinho Arruda D'Oliveira (CX Petrópolis), diretor da Região da Grande Niterói - José da Costa Fernandes (Núcleo de Xadrez Niterói). No mesmo dia, o Tribunal de Justiça Desportiva da FEXERJ, após ser eleito, se reuniu e elegeu Eduardo Arruda Cunha (Praça Seca XC) para o cargo de presidente do Tribunal.
Para quem quiser saber outras informações interessantes sobre xadrez, matéria maior de nosso interesse, por favor, é imprescindível visitar http://www.wsc.jor.br/ que é a página oficial do Waldemar Costa.
Oxalá possamos contar com os préstimos e a argúcia do jornalista Waldemar Costa por muito tempo para que possamos implementar melhoras substantivas no xadrez.
Blanco
Blanco

terça-feira, 15 de abril de 2008

Crítica, OPINIÃO e Quixotes

Mr. Carlos retorna com questões instigantes as quais me proponho a pinçar algumas para realizar alguns comentários:
Carlos disse...
Caro Blanco.Mais uma vez venho me dirigir a tu, obrigado pela atenção que me deste.Fui agora no site da FEXERJ e ainda não tem por lá o resultado da Eleição muito menos a composição da chapa ou a Ata da Assembléia, que pelo que me falaram deve sair rápido até janeiro de 2009, menos de um ano já que o normal e demorar mais de um ano.Sou obrigado num ponto a discordar de você inclusive em sua resposta ao que postei, num fato que tu estas a afirmar outra vez, com uma pequena correção."hoje, serão Presidente e Vice, com os demais cargos indicados por estes." esta informação me desculpe não esta correta, a diretoria e indicada pelo presidente e esses todos podem ser demitidos com exceção do Vice eleito, mais outros cargos e poderes também são eleitos como o Conselho fiscal, que o reclamante fazia parte por isso falei que não podia ser demitido e o Tribunal, poderes autônomos e não subordinados a diretoria, por força de Lei.Acredito que a RT mostra uma gravíssima violação da Legislação Desportiva em vigor, ou seja ,um membro do Conselho fiscal que fiscaliza as contas da Federação em hipótese alguma pode ser remunerado, mais o mais grave é o Presidente da entidade pagar-lhe algo, de forma constante e sem ser ajuda de custo, que pode sem sombra de duvidas ser considerado pelo Juiz como vinculo empregatício neste ponto concordo.Saber que lhe suspenderam da maneira que foi relatada em seu blog é sem duvida absurdo, ditatorial e ilegal.E obviamente cabe recurso de sua parte ao Tribunal eleito, que esperamos não seja,escravo da diretoria.Pelo menos já sabes que seus argumentos estão preocupando a Diretoria, que tenta te calar a força, e demonstraste que não obtiveram êxito, parabéns pela coragem e iniciativaCarlos
14 de Abril de 2008 13:04
Até poderia concordar com vc sobre a questão dos eleitos, mas não é esse o entendimento normalmente dado aqui no RJ sobre o conteúdo do Estatuto. Aqui os cargos, todos, são de livre disposição do Presidente eleito!
En passant: Nem sabemos se os eleitos na chapa aceitaram mesmo as indicações, uma vez que não estiveram na assembléia.
Se há legalidade ou ilegalidade nessa compreensão, não vamos ficar aqui posando de QUIXOTES, porque se os prejudicados não se defendem, enfim ...
OPINIÃO é o que temos!! Talvez, em algum momento, esse eco fique mais forte e venha, não só a melindrar os dirigentes da federação como vc aponta, mas sim a estimular os dirigentes dos clubes a discutirem o xadrez.
De fato o TJD é autônomo, e, por isso, penso, deveria ser eleito em pleito diverso e não em conjunto com uma chapa, não acha ? É uma novidade, e, torcemos para que se organizem e consigam exercer sua autonomia legal. É aguardar para ver os resultados.
Sobre o processo judicial, temos opiniões divergentes, pois entendo que mesmo que o sujeito seja da diretoria, pode ser remunerado, desde que faça tarefas que nada tem haver com a diretoria. Mas, essa questão tem data e hora para ser esclarecida. Basta que aguardemos os desdobramentos.
Agora, sobre as pequenas vendettas acertadas antes mesmo do início da AGE, como noticiei, só servem para ilustrar que teremos MAIS "desenvolvimento e ação" DO MESMO!!
Boa noite e boa sorte para nós nos próximos 4 anos.
Abraços,
Blanco
P.S.: A diretoria foi "eleita em 11/04/2008" mas o sítio da federação insiste em critica e dizer que a "área está em manutenção". É uma autocrítica ?!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Nova FEXERJ: Desenvolvimento e Ação

A nova chapa da FEXERJ, até agora não divulgada no órgão informativo da entidade para que saibamos todos os seus integrantes, foi eleita para um novo mandado para o período de 1997-2000!!

Ops, foi um lapso de memória, pois são os mesmos desde aquela época. Lembro, en passant, que a chapa antes se resumia somente ao Presidente, pois os demais cargos eram indicados por este; hoje, serão Presidente e Vice, com os demais cargos indicados por estes.

Torcemos para que a "nova gestão" traga algo de diferente. O lema, DESENVOLVIMENTO E AÇÃO, ao menos, é pomposo.

Foi uma vitória maiúscula dos continuistas: 13 x 2. Quem votou a favor tem um compromisso com os destinos da gestão: seus acertos e mazelas. Aqueles que se posicionaram contra têm a obrigação de se manterem firmes e propositivos em prol do xadrez e não contra este ou aquele. Em verdade, não vale a pena amesquinhar o debate.

Penso que alguns clubes tiveram seriíssimos problemas em participar (a AGE foi marcada para dia útil) e por isso se fizeram representar por procurações. O que me deixa intrigado é o porquê destas serem sempre outorgadas para pessoas de fora dos quadros do clube. Na dúvida, a única explicação que me assoma é que assembléias em dias úteis acabam provocando isso.

Infelizmente, os revanchismos começaram antes mesmo da AGE se iniciar! O até então Vice-Presidente Administrativo comunicou ao representante da ALEX, ainda na rua, que este blogueiro estava suspenso por 30 dias.

Hoje, segunda-feira, fui informado desses fatos e não os pude deixar de apontar.

Foi tudo carta marcada ? Não, penso que foi premonitório!!

Direito a ampla defesa e contraditório; intimação ao prejudicado sobre uma possível punição, e, tópico específico na pauta da AGE ? Se você acredita em mudanças da água para o vinho, então esse milagre teria ocorrido. Como milagre é artigo escasso, tivemos mais do mesmo!!

Alguns clubes se postaram contra, exigindo, ao menos, o direito a ampla defesa e ao contraditório. A estes gostaria de externar meu agradecimento, pois se ninguém tiver direito ao mínimo, a arbitrariedade irá imperar.

Começar uma gestão DESENVOLVIMENTO e AÇÃO desse modo já indica a tônica do que teremos pela frente, mas, esperançoso, sempre acredito em mudanças.

Como não há informação sobre a chapa fico numa posição totalmente a mercê das arbitrariedade, pois nem sei a quem recorrer e se é possível fazê-lo!?

Enfim, esses próximos 4 anos prometem, mas ao meu ver, sempre mais do mesmo!!

Boa sorte para todos nós.

Blanco