quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Caos financeiro e desinteresse ?

A OPINIÃO de Anderson a respeito do imbróglio trabalhista da federação:
Anderson disse...
Realmente este blog foi o único a divulgar esta grave situação trabalhista envolvendo a federação.Para uma entidade que se diz sem dinheiro, o controle dos gastos deve ser bem pensado. Não pagar seus funcionários é um exemplo de falta de administração.Os tabuleiros da federação e as planilhas, trazem a propagandinha Administração "fulano de tal". Uma maneira de auto bajulação inaceitável para os conceitos republicanos de hoje.Resta saber de imediato se a federação cumpre as leis trabalhistas para que se evite novos problemas. Se esta é a Direção que leva o xadrez a sério estamos mal.
12 de Agosto de 2008 17:27
Sei lá, mas essa questão precisa ser seriamente apurada pois representa um sério revés para o xadrez fluminense.
Se levarmos em consideração que essa verba garantiria uma semi-final do brasileiro é claro que torna-se imperioso que os clubes verifiquem detalhadamente como ficarão as finanças da entidade.
Essa deveria ser uma iniciativa da própria entidade que deveria convocar, no mínimo, uma reunião com os clubes filiados para discutir o porvir e a equação da dívida.
De qualquer forma, o tom grandiloquente do órgão de divulgação denota que todo o esforço por sufocar essa questão é imperioso. Aos clubes, ao contrário, cabe o papel protagonista nessa seara, pois quando menos se a perceberem serão chamados a resolver a questão ou por bem ou por mal, uma vez que dinheiro não nasce do céu.
Ao invés de se discutir questões por email, uma reunião presencial é questão fundamental nesse momento, até mesmo para que os clubes, finalmente, sejam comunicados dos fatos, já que não fosse o esforço isolado desse blog ninguém teria sua consciência diuturnamente chamada à prontidão, pois o assunto estaria relegado ao mais profundo esquecimento.
Com a palavras os clubes!!?
Blanco

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Assunto fundamental e email

O único torneio de clubes do RJ está tendo seu destino decidido por email. É o que se depreende ao lermos na página da federação que está ocorrendo uma enquete.
Sinceramente, para mim, é algo assombroso que isto esteja ocorrendo com o ÚNICO torneio de clubes do calendário.
Certamente muitos dos meus poucos leitores devem se recordar que há alguns anos atrás alguns clubes decidiram fazer um torneio de Xadrez Rápido de Equipes.
Todos os clubes foram convidados a participarem e, apesar dos pesares, a competição acabou acontecendo.
O curioso naquele então foi que a federação, com preocupações que nada tinham haver com a competição e seu intuito, convocou uma reunião presencial em sua "sede", nas vésperas daquela competição para se discutir o conteúdo e intuito daquela.
Ora, se aquilo foi feito, porque não se faz para se discutir seriamente o ITC (interclubes), ao invés de se utilizar do escapismo do email. Numa reunião presencial os clubes poderiam franca e abertamente colocar suas opiniões e mediar uma decisão mais equânime. A proposta levada pelo ente federativo visa sobretudo potencializar as divergências, pois no email, naturalmente, cada clube colocará apenas a sua expressão individual do interesse.
Pede-se, para se legitimar, o exercício do individualismo metodológico, quando o correto seria a busca do consenso!
E, francamente, jogar o problema para os clubes, agora em Agosto, nas franjas da competição é um rematado absurdo, pois pelo calendário gregoriano, desde 1 d.c. (depois de cristo) já se sabia que em 2008 não haveria datas disponíveis no segundo semestre.
Um calendário que tivesse a participação efetiva de todos os clubes evidentemente teria previsto e contornado o problema.
Mas, ... alguns foram pegos de surpresa!! Hilário não fosse trágico.
Blanco