sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Falsa questão em enquete

Há pouco soubemos de uma enquete realizada com os clubes de xadrez do Estado do RJ para opinarem se desejavam o ITC (interclubes) em 1 ou 2 finais de semana, isto porque se alegou que não haveriam datas disponíveis.
Diante de tal questão, falsa como abaixo desvendaremos, os clubes votaram por realizar o ÚNICO evento de clubes em 1 final de semana. O voto dissonante foi da ALEX.
Uma primeira olhada indica que um clube foi derrotado e outrem ganhou. Mas, essa leitura simplista significa que os clubes foram utilizados.
Em verdade, o que aconteceu: diante da questão posta, a ALEX defendeu o que se assemelhava a preservação do que se vinha praticando nos últimos 2 anos, vale dizer, TR (tempo de reflexão) de 2h/jogador e 2 rodadas/dia. Os demais clubes, diante da mesma questão, imprensados pela suas condições não tiveram outra alternativa.
Logo, a ninguém é dado concluir que os clubes desejaram voltar ao esquema do super-pingão que visa desmoralizar o ITC.
A enquete desde o início estava deslocada, pois, desde 2008 anos atrás, já se sabia que em 2008 não teríamos feriados casados com final de semana (sexta à domingo) neste segundo semestre. O porque de se fazer uma enquete somente em Agosto para um torneio que é comumente realizado em Outubro, é uma insondável questão!
MAS, como acima apontamos, a QUESTÃO POSTA É FALSA!
Isso, porque simplesmente o dia 20 de Novembro (quinta-feira) é feriado estadual: dia de Zumbi dos Palmares!
Então, toda a lógica que aparentemente norteava a enquete é completamente falsa, pois é perfeitamente possível se fazer o ITC nos dias 20, 22 e 23 de Novembro. E nem se diga que assim é impossível, pois já houve precedente no ITC de 2006 (Ilha do Governador).
Certamente é muita competência terem se esquecido deste feriado para empurrar a culpa pela perda de qualidade do ITC aos clubes, quando, isso não é, de fato, do interesses destes, mas de quem não vê o ITC como um evento fundamental.
Espera-se que alertados dos fatos, as coisas sejam postas no seu devido lugar.
Viva o ITC de qualidade!! Abaixo o super-pingão e as equipes biônicas!!
Blanco