quinta-feira, 19 de junho de 2008

Restam 40 dias e Solução do Poltergaister

Agora só faltam 40 dias para o cheque-mate!! Quem arrastará as fichas ?
Fiz um questionamento em publicação anterior sobre um POLTERGAISTER, pedindo auxílio para algum desavisado leitor.
Agradeço a generosidade de LeoMano, presidente da União Brasileira de Problemistas, e quem tem uma página sobre este assunto espetacular, cujo link encontra-se devidamente registrado neste blog, que nos esclareceu o assunto fantasmagórico.
Duas outras OPINIÕES apareceram comentando a questão arbitral num torneio FIDE.
Leiamo-nas todas e tiremos, cada qual, as conclusões.
Problemas de Xadrez disse...
Blanco, de fato o nome do Barata consta na página da CBX e pode ser visível ou não dependendo do navegador e suas configurações.Para constatar, basta ir ao site da CBX/Calendário 2008 ou clicar no link abaixohttp://www.cbx.org.br/_site/index.php?cbx=calendario08Sobre a área amarela (em qualquer ponto), clique com o botão direito do mouse para abrir o menu suspenso do Internet Explorer. Clique na opção "Exibir código-fonte".Será aberta uma tela do bloco de notas (ou seu editor favorito). Clique no menu Editar/Localizar (ou Ctrl+F) e digite Barata no campo de pesquisa. Será apresentado o local no código html onde aparece o nome do árbitro do torneio id=561.
18 de Junho de 2008 16:56
Darcy Gustavo disse...
Entao so para eu entender o arbitro era o barata e ele deu no pe?De qualquer forma eh so pedir a CBX como foi o registro do torneio. Ai se nao tiver o Barata como arbitro o Euci teria razao no arbitro, mas se tiver sido registrado mais uma explicacao a ser dada.... porque o Euci (Elci?) tanto insiste nisto???
18 de Junho de 2008 18:23
Carlos disse...
Mais uma vez sem querer entrar em polemica, somente para esclarecer, o Arbitro do 1º IRT Memorial Djalma Baptista Caiafa, foi o AI Friedrich Alfred Salamon e o Arbitro nacional Ricardo de Souza Barata, foi o arbitro que foi registrado para o evento e foi substituído por motivo de saúde.Tive informação de fonte segura que o AN esta com sérios problemas de saúde relativos a pressão arterial e coração e já teria sofrido uma intervenção cirúrgica e estava com risco de ter que fazer uma ponte de safena.Carlos
19 de Junho de 2008 01:57
Blanco

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Euci e nova reclamação!!

Hoje, esqueci-me de apontar na publicação anterior, o calendário do cheque-mate aponta: 41 dias restantes!!

Sr. Euci, apesar de se sentir esclarecido com minha intervenção anterior, volta a reclamar de postura um pouco enviesada em relação a federação, motivado na idéia de que teria dado uma informação incorreta sobre o árbitro do torneio FIDE organizado no PSXC.

O que posso dizer é que há algum poltergaister na confusão toda!!

Alguém que entenda de informática poderá revelar o mistério: quando copiamos as informações de torneios do calendário do sítio da CBX e o colamos no Word aparece a seguinte informação:

RJ 20 a 2 I IRT FIDE Memorial Bobby Fischer
ID Torneio: 525/08
Status: Realizado com relatório
Ritmo: Clássico
Rating: CBX e FIDE
N° jogador: 11
Organizador: Federação Estado do RJ
Local: Rio de Janeiro/RJ
Regulamento
N° jogador FIDE: 4
Observação: SS, 6 rodadas

RJ 31 a 9 1º IRT Memorial Djalma Baptista Caiafa
ID Torneio: 561/08
Status: Provisório
Ritmo: Clássico
Rating: CBX e FIDE
N° jogador: 11
Organizador: Federação Estado do RJ
Local: Rio de Janeiro/RJ
Regulamento
N° jogador FIDE: 7
Observação: RR

Infelizmente, quando copiado do Word para o blog se perde a diagramação. Mas, por favor, façam a experiência.

AGORA, quando copiamos direto do sítio da CBX e colamos no blog para postar uma mensagem qualquer a informação vem MAIS COMPLETA. Veja-se e compare-se:

RJ 20 a 2 I IRT FIDE Memorial Bobby Fischer
ID Torneio: 525/08
Status: Realizado com relatório
Ritmo: Clássico
Rating: CBX e FIDE
N° jogador: 11
Organizador: Federação Estado do RJ
Local: Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Eduardo Arruda
Regulamento
N° jogador FIDE: 4
Observação: SS, 6 rodadas



RJ 31 a 9 1º IRT Memorial Djalma Baptista Caiafa
ID Torneio: 561/08
Status: Provisório
Ritmo: Clássico
Rating: CBX e FIDE
N° jogador: 11
Organizador: Federação Estado do RJ
Local: Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Ricardo Barata
Regulamento
N° jogador FIDE: 7
Observação: RR


Alguém em informática poderia nos auxiliar e tirar a dúvida ?

De qualquer forma, quem fizer a experiência e constatar que não falseamos os fatos apontados, por favor, dê, igualmente, seu testemunho, para que o Sr. Euci possa ficar mais satisfeito, mesmo de onde estiver!!

Blanco

Reclamação e OPINIÃO têm vez: clique do mouse esclarece!!

O Sr. Euci reclama de informações dada no blog:
Elci Pereira Diniz disse...
Meu caro amigo você deveria ter o trabalho de ao menos verificar as coisas que escreve em seu blog, você da a impressão de ser um fantoche na mão de alguém inescrupuloso que não tem se quer o trabalho de te dar informações corretas.O site da FEXERJ é www.fexerj.com.br, é lá consta o resultado do Memorial Djalma Caiafa a mais de uma semana, tem outras coisas que você também não sabe por exemplo o arbitro da competição não foi o Sr. Ricardo Barata. No site do PSXC http://psxc.webnode.com, com um pouco de paciência o senhor pode ver todos os dados corretos do evento.O Torneio esta registrado na CBX a mais de 60 dias e o nome dos jogadores divulgados no site do PSXC e ainda varias pessoas visitaram ao torneio, e sei que o Dr Blanco e o Sr. Maia não estiveram lá, eu tenho o direito de voltar a jogar xadrez quando e onde eu quiser e alem disso não tenho necessidade de provar nada, o Sr tem inscrição na OAB e deveria saber que o ônus da prova e de quem acusa, não se esqueça de que quando o Sr. ou alguém sugere alguma irregularidade no torneio esta atacando a honra de todos os jogadores, do arbitro e do Diretor do torneio, tenha ao trabalho de saber o nome das pessoas que você e seus mestres estão tentando difamar .E o titulo deste artigo me parece muito agressivo e alguém pode pedir na justiça explicações que o senhor não pode dar.As pessoas devem pensar com cautela o que escrevem e o senhor deveria se retratar.Atenciosamente.Elci Pereira Diniz
17 de Junho de 2008 13:56
Inicialmente, é sempre bom ter leitores no blog. De fato, não sei quem é o reclamante, mas não posso deixar de levar em consideração a OPINIÃO.
Primeiramente, sobre o título da nota que dei: não precisa ser um gênio para ver que estava falando de samba, pois este era o conteúdo da nota. O xadrez era assunto paralelo, até porque, francamente, JAMELÃO era SuperGM e, portanto, qualquer assunto sobre mortais do xadrez seria secundário diante da dimensão do homenageado.
Em segundo lugar, a informação do árbitro do evento está na página da CBX. Se aquela é ou não uma entidade relevante ou séria não fica a meu cargo dizê-lo. Basta simplesmente verificar com um clique de mouse
Em terceiro lugar, indo à página da entidade organizadora (federação do RJ), vemos que de fato existe a seguinte informação:

Memorial Djalma Baptista Caiafa
Realizado entre os dias 31 de maio à 05 de junho, no PSXC. Eduardo Limp campeão, Jorge Luiz Medeiros 2º , MF Eduardo Arruda 3º e MF Wagner Peixoto 4º.
Nada mais sendo informado sobre o evento: nenhum link do torneio; número de jogadores; partidas; fotos, etc!! Ora, como a cobertura é ridícula para um evento FIDE, que poucos conseguem fazer no país, foi preciso buscar a informação em outras fontes. Convenhamos que é injustificável que tendo o torneio 11 jogadores só apareçam listados os 4 primeiros. Por quê não se apontou os demais ?
Se a reclamação é justa, e nem vou discuti-la, Sr. Euci, é contra o organizador. Quando utilizamos o mouse clicando no nome do torneio o que aparece ?
Campeonato Estadual Veteranos 2008
Realização:Participação: Aberto a todos os enxadristas regularmente registrados, nascidos até 31/12/1953.
Vale Rating FEXERJ
Data: 27, 29 e 30 de maio e 03, 05 e 06 de junho de 2008.
Terças, Quintas e Sextas, sempre às 18h.
Local: Clube MunicipalRua Haddock Lobo, 359 Tijuca - Rio de Janeiro.
Tempo de Reflexão:1h 30min para cada jogador.
Então, o que se deduz é que este blog utilizou o mouse para buscar as informações que estão disponíveis para todas as pessoas.

A reclamação além de injusta foi descabida porque jamais se buscou atacar quem quer que seja. Se buscou, tão somente, homenagear o maior cantor vascaíno de samba para as massas. A informação muito secundária diante da dimensão do homenageado era declarar quem foi o árbitro do torneio perante a CBX.
Blanco

terça-feira, 17 de junho de 2008

Se gritar pega ladrão ...

Tardiamente presto uma homenagem singela ao cantor e vascaíno JAMELÃO.
Ele era a maior contradição viva no carnaval do Rio de Janeiro. Dono de uma potente voz que exigia trato, ritmo e compasso. Estilo irrefreadamente atacado por estes sambas que mais se assemelham a marchinhas. Ainda assim, intransigente com sua história, impunha-se, transformando a verde e rosa em ponto de resistência, apesar dos apupos internos pró-modernidade.
Daqui sentiremos falta daquela certeza sombranceira que percorria a avenida cantando, enquanto os demais vinham marchando.
No xadrez do Rio de Janeiro, lemos no blog do MAIAKOWSKI (vejam link) que houve um torneio FIDE com organização da federação deste estado onde alguns jogadores são renomados desconhecidos.
Após a divulgação naquele blog, a federação retirou qualquer informação de sua página da internet, talvez desdizendo o que disse.
Para que não paire dúvidas, basta ir na página da CBX, depois calendário de 2008, depois diriga-se ao mês de MAIO e voilà, verá que o árbitro da competição foi o Presidente da FEXERJ e que a entidade organizou o evento:
RJ 31 a 9 1º IRT Memorial Djalma Baptista Caiafa
ID Torneio: 561/08
Status: Provisório
Ritmo: Clássico
Rating: CBX e FIDE
N° jogador: 11
Organizador: Federação Estado do RJ
Local: Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Ricardo Barata
Regulamento
N° jogador FIDE: 7
Observação: RR
Penso que a entidade e os demais envolvidos deveriam vir a público esclarecer os fatos que aquele blog sempre atento detalhou.
Como dizia o Gonzaguinha: são coisas dessa vida tão cigana!!
Blanco

Cheque mate só 42 dias!! Lei e xadrez

O tempo passa o tempo voa e nós aqui continuamos nossa contagem regressiva e apreensiva para o CHEQUE-mate: só restam 42 dias!!
Alguns perguntaram-me se soube de uma lei estadual aprovada por decreto legislativo da ALERJ após veto do Governador.
Sim, foi amplamente noticiado que a ALERJ, por meio de decreto legislativo, rebarbou o veto do Governador a lei cujo objetivo é a implantação de programa estadual do jogo de xadrez.
Não sei exatamente como se dará a condução desse projeto, posto que ficará inteiramente a critério do poder executivo implementá-lo, o que o Governador diretamente com seu veto já indicou que não irá fazer nada.
Pode ser que as coisas mudem e algo venha a ser implantado. É aguardar os desdobramentos.

Para aqueles que ainda não tiveram o prazer da leitura, segue:

"O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com o que dispõe o §5º combinado com o §7º do artigo 115 da Constituição Estadual, promulga a Lei nº 5264, de 13 de junho de 2008, oriunda do Projeto de Lei nº 73, de 2007.
LEI Nº 5264, DE 13 DE JUNHO DE 2008.
INSTITUI NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS O PROGRAMA ESTADUAL DO JOGO DE XADREZ.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A:
Art. 1º Fica instituído o PROGRAMA ESTADUAL DE APRENDIZAGEM DO JOGO DE XADREZ - PAX, na rede pública estadual de ensino.
Art. 2º O PAX consistirá em um conjunto de ações do Poder Executivo Estadual que visem:I – promover o ensino e estimular a prática do jogo de xadrez nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro;II – promover ampla divulgação, junto às escolas públicas estaduais, dos benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio por parte de seus praticantes.
Art. 3º Para a consecução dos objetivos do PAX, o Poder Executivo Estadual poderá: I – firmar convênios com clubes, associações e federações que pratiquem a atividade do jogo de xadrez, para a promoção do ensino e difusão da prática do jogo de xadrez nas escolas públicas estaduais;II – buscar apoio junto à iniciativa privada para patrocínios de campeonatos entre os alunos da rede pública estadual;III – firmar convênios com organizações não governamentais legalmente instituídas, visando à implementação de projetos para a promoção, ensino e difusão do jogo de xadrez voltado para as comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro;IV – realizar campanha de divulgação dos benefícios da prática do jogo de xadrez juntos aos pais dos alunos da rede pública estadual de ensino.
Art. 4º O Poder Executivo Estadual promoverá competições oficiais de xadrez anualmente, com a participação, sempre que possível, de alunos da rede pública estadual de ensino, pertencentes a todos os municípios do Estado.
Art. 5º As despesas decorrentes da execução da presente Lei, correrão por conta de dotações próprias, suplementadas se necessário.
Art. 6º O Poder Executivo baixará os atos que se fizerem necessários para a regulamentação da presente Lei.
Art. 7º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 13 de junho de 2008.
DEPUTADO JORGE PICCIANIPresidente

Blanco