domingo, 19 de outubro de 2008

Xadrez ladeira à baixo

Já vai tempo que o xadrez do RJ tinha uma posição de preponderância no xadrez nacional. Campeões brasileiros, campeonatos charmosos, jogadores de relevância no cenário nacional, clubes ativos, ...

As primeiras gestões da federação conseguiram a proeza de num ambiente avesso aos patrocínios conseguir construir um ambiente extremamente instigante.

Pasme-se, segundo informação de seu primeiro presidente, a federação já teve 40 JOGOS DE PEÇAS E RELÓGIOS MECÂNICOS em seu patrimônio.

Hoje o patrimônio é nenhum e ainda perdura um débito gigantesco de dúvida trabalhista para ser coberto.

De outro lado, alguns estados da federação já estão anos luz a nossa frente.

Vejam trecho da informação prestada pelo presidente da federação do Espírito Santo:

4-Que avaliação você faz de seu comando à frente da FESX até o momento?
Posso dizer que foi um bom período. Aliás, talvez eu não pudesse fazer análise alguma, mas as pessoas vêm a mim e elogiam o trabalho realizado. Não é para menos, a FESX realizava de 12 a 15 torneios por ano, tinha um caixa vazio e dívida de condomínio para pagar, além de material escasso. No primeiro mandato limpamos a dívida, instituímos premiação em dinheiro nos principais eventos do calendário e conseguimos uma melhora no caixa. De 2005 para cá realizamos cerca de 50 a 60 torneios por ano, muitos deles com prêmios em dinheiro, compramos um lap top para a FESX, temos um saldo excelente na conta corrente para emergências, passamos de 95 jogadores rankeados para aproximadamente 1000, temos 15 DGT XL, 45 relógios analógicos e 70 jogos de peças oficiais. Não tem como dizer que o trabalho não foi bom. Pode-se dizer que poderia ter sido melhor, mas todos os dirigentes da FESX têm ocupações profissionais próprias, família, etc. Temos que nos dividir, sacrificar tempo de lazer e descanso, para doar nosso serviço ao esporte. Não somos uma diretoria profissionalizada, não recebemos para isto. Aliás, se teve algo no Estatuto que fizemos questão de manter, foi o fato de que é proibida a remuneração para os cargos da Federação. E isto funciona, pois o que se faz com amor, faz-se melhor!


Infelizmente, estamos tão acostumados a nosso pequeno descalabro e nem percebemos que, em verdade, SOMENTE regredimos nas últimas décadas.

Blanco