sábado, 7 de junho de 2008

52 dias e Pouca Memória

Restam já 52 dias! Como a contagem é ao revés, o número parece grande, mas olhando direito, se vê que o tempo está se esgotando rapidamente.
É difícil opiniar sobre coisas que desconheço, então vou tateando no escuro.
Fatos, alegações, ponderações, interjeições, todas elas que precisariam de um esforço sobrehumano para desenterrar Indiana Jones de seu túmulo para reviver, tal como fizeram agora no cinema. Para ilustrar o que aqui digo, meio aos tropeços, basta se constatar na página da CBX: história da entidade no sítio; quando foi fundada; seus presidentes; estatutos; galeria dos campeões brasileiros; fotos; nada de nada. E assim, a memória vai se apagando e se confundindo com fantasias!!
Mr. Carlos, a federação, ou melhor, todas as federação foram criadas por lei, que já não operam mais. É importante ressaltar que só vivemos tempos democráticos de 1988 para cá, pois antes era ditadura.
E, de outro lado, prova cabal de que entre a lei e a realidade pode existir um abismo está no fato da CBX não ter TJD apesar da exigência legal.
Essa sua fobia contra um deus ex-machine que pode tudo é digna de nota. Eu, particularmente, acho-a curiosa, mas respeito o seu temor de vendettas. Apesar de não entender como poderiam lhe atingir enquanto enxadrista.
Se há fatos de que saiba e queira expor, penso que o melhor seria abandonar os subterfúgios e deixar o poder bactericida e desinfetante da luz imperar, senão, o leitor, como ocorreu com o Dr. Darcy, podem interpretar-te de diferentes formas.
Blanco

quinta-feira, 5 de junho de 2008

TJD está ilegal ? Parte 2

A OPINIÃO de Mr. Carlos segue:
Carlos disse...
Somente para esclarecer, se o TJD estiver eleito de forma ilegal, suas decisões valem até que a eleição da entidade seja anulada, não é anulado o TJD e sim toda a chapa eleita.No caso de chapa única a situação é mais difícil de ser resolvida.Mais o que fala a Lei desportiva sobre o TJD.Representantes da OAB - isso tem.O que não tem é o seguinte: um representante de entidade representativa estadual de atleta e de arbitro, esse caso essas entidades não existem.Por ser esporte amador , tem ainda varias exceções estabelecidas em resoluções, O próprio CBJDD é uma resolução , mais todos os TJ de federações desportivas de xadrez no Brasil também falta os requisitos, bem como o próprio Tribunal da CBX, O Ministério dos esportes até hoje não anulou nenhuma eleição por esse motivo.E parece que autoriza essas "irregularidades" quando se trata de esporte amador.Como foram eleitos não pode ser falar de falsidade ideológica.Carlos
5 de Junho de 2008 13:07
Acho suas intervenções sempre brilhantes, apesar de discordar. A polêmica é um fato da vida.
Primeiro, as federações não são autarquias para serem tuteladas por qualquer Ministério. Como não precisam de qualquer aval para funcionar, por serem PJ de direito privado, tudo o que lhe concerner tem a mesma natureza jurídica.
O que pode acontecer, é claro, o Ministério se negar a encaminhar verbas para entidades que não sigam um mínimo de organização e respeito às leis do país. Além disso, nada há que o Ministério possa fazer.
Se o TJD tem advogados nos seus quadros isso não quer dizer que sejam representantes da OAB, e na concepção ditada por Mr. Carlos chegaríamos a uma responsabilidade tal da Ordem sobre qualquer advogado escroque que exista e denigra a imagem desses profissionais.
Sobre os árbitros, evidentemente que não existe razão a ponderação levantada, pois há um conselho de árbitros onde todos os árbitros regularmente aptos a exercer esse ofício no Estado estão vinculados. Logo, não causaria nenhuma espécie consultá-los para a indicação.
Quanto aos jogadores, realmente é um problema, mas facilmente resolvível com um pouco de boa-vontade: bastava lançar um edital solicitando que as pessoas livremente se inscrevessem ou que os clubes indicassem 1 jogador por agremiação e este pequeno grupo poderia eleger um representante.
Agora, não sei não, Mr. Carlos, se essa sua idéia de que todos estão ilegais absolve qualquer ilegalidade que venha a ser praticada ou esteja sendo praticada.
Enfim, se existem requisitos mínimos de funcionamento e estes não estejam sendo respeitados, então, a situação fica realmente fragilizada e tendo a concordar com o Dr. Darcy.
Blanco

TJD está ilegal ?

Recebi o comentário que segue:
Darcy Gustavo disse...
Um esclarecimento e uma duvida:O Tribunal da FEXERJ assim denominado e teoricamente com o MF Arruda como Presidente não foi constituido como manda a lei desportiva. Qual a validade de seus atos. Os seus ocupantes são passiveis de estarem cometendo crime de falsidade ideologica?
É uma coisa fácil de apurar, mas quem se importa no xadrez do Rio de Janeiro com isso de fato ?
Nada se sabe ao certo sobre esse TJD: não tem estatuto; não se sabe a relação oficial de seus componentes; nem quem é o do procurador; não tem sede ou local de reunião fixa que tenha sido divulgada; não tem autonomia financeira; não tem estrutura alguma.
Nessas condições, fica a pergunta: quem realmente se importa ?
Eu, até a presente data, não fui notificado por nenhum meio do motivo de minha suspensão preventiva.
Vivemos tempos sombrios!
Mas, respondendo ao questionamento feito, se o TJD estiver fora dos parâmentros legais, todas as suas decisões são ilegais, e, passíveis de reparo pela via judicial. É claro que se for provocado qualquer dano moral ou material, o prejudicado terá o direito de ser ressarcido, e, aí os participantes do TJD responderão solidariamente. É como vejo!
Blanco

A terra treme ...

Uma das figuras mais simpática, e, exemplo de honradez, probidade e amor ao xadrez se chamava DIJALMA CAIAFA.
Foi um dos fundadores da ALEX em 1974, e, verdadeiro norte para que aquele pequeno clube criasse o amálgama que pudesse trazê-lo até os dias presentes.
Foi presidente da ALEX e da Federação deste Estado do Rio de Janeiro. Passou incólume e nenhum senão pode ser dito, a não ser a crítica velhaca que faziam: "a federação era honesta mas não fazia evento$$ ou promovia competiçõe$$".
É evidente que lembrar seu nome é se associar a essa credibilidade que seu nome ostenta.
Uma verdade universalmente aceita é que quem nasceu aos seus não degenera. E quem nasce degenerado pode se converter ? Mas, como na fábula do escorpião e sapo (este é convencido por aquele a transportá-lo através de um rio sob a alegação de que não poderia lhe aferroar porque morreria afogado, e, no meio da travessia cumpre com sua natureza, ao qual o sapo, ferroado, questiona e é respondido: é a força da natureza), a força da natureza pode até ser escondida, espertamente, mas em algum momento, o convertido ao caminho da honradez se entrega à sua gênese.
Vivi o xadrez na minha adolescência que se deu de meados dos 80 até o final daquela década. Tornei ao xadrez em fins de 2004. Não soube de fatos que mostraram a face negra do egoísmo, da vaidade desvairada e da egolatria que alguns nutrem no xadrez.
Registre-se que parece uma ação orquestrada que visa submeter os valores maiores e mais nobres deste esporte a serviço do maniqueísmo.
Mas essas forças retrógadas que assomam, evidentemente, só podem vicejar num ambiente que lhe permita a existência.
Leiam, por favor, o blog do MAIAKOWSKI e comunguem de nossa tristeza e revolta.
O calendário já indica apenas 54 dias para o cheque-mate! Puxa, o tempo voa lépido!!
A atual diretoria da federação do Rio de Janeiro já perdeu um de seus componentes: transferiu-se para São Paulo o diretor-secretário (o que significa exatamente isso?!).
Fui levar um documento na federação e ninguém o recebeu, exigindo que eu mantivesse contato com alguém da diretoria, por telefone, para agendar a entrevista. São os novos ventos do desenvolvimento e ação nos chegando!!
Blanco