sábado, 31 de julho de 2010

CONVERGÊNCIA e TROVÃO na ALEX

Reproduzo texto do MF ALBERTO MASCARENHAS sobre a nova iniciativa da CONVERGÊNCIA (TROVÃO na ALEX):
"Amigos,


envio várias fotos do TROVÃO OURO de 30/07 na ALEX ! Por outro email, enviarei mais algumas.

Novamente o salão lotou e a animação foi geral, com um torneio suíço a nove rodadas fortíssimo e que irradiou emoção e alegria a todos os presentes. 24 enxadristas participaram e a prova foi vencida com folga pelo MF Hilton Rios que fez 8/8 e antecipadamente a venceu, perdendo para mim (vibrei muito !!) na última rodada.

Alegria pela presença dos jovens Ricardo e Guilherme Vilalba e Lucas Guimarães, pelo amigo David Borensztajn retornando à prática e convívio, pelo forte enxadrista do Paraná, o Edgard Zanete, pelo quilométrico historiador do xadrez brasileiro Joca de Deus (seu trabalho documentacional não tem preço !!), pela dra. Virgínia Lagrange (que amor pelo xadrez ela tem !), pelos dirigentes da FEXERJ Marcelo Santos e Arthur Santa Cruz e por todos os mestres a capis que tanto animaram a festa.

Foi muito gratificante perceber uma prova ainda melhor que as anteriores e a concreta sensação de que, juntos e irmanados por um ideal maior pelo xadrez fluminense, estamos fazendo história ! QUEREMOS ESSA NOVA HISTÓRIA !!

Parabéns ao MF Hilton Rios (1o.), MF Dirceu Viana (2o.) e Vinicius Villela (3o.) pelas primeiras posições ! Em anexo,envio também arquivo word com a classificaçào geral do evento.

Dia 14/08 a partir das 13 horas, seguiremos com a 4a. prova do Circuito Blitz CONVERGÊNCIA na UERJ !!

Compareçam, prestigiem, convençam um amigo a vir também, vibrem e festejem conosco o crescimento vertiginoso de bons eventos enxadrísticos no Estado ! Façam parte dessa nova história que estamos escrevendo juntos !

SÓ DEPENDE DE NÓS !!!

Grande abraço,
Alberto Mascarenhas"


Não poderia fazer qualquer reparo as palavras do Mestre.

Alguns percalços que se resolveram de forma amistosa pelos próprios jogadores sem que o árbitro, presente e supervisionando sempre em todos os lances, tivesse que indeferir qualquer argumentação.

Enfim, tudo correu bem e ninguém se utilizou de jeitinhos para abocanhar qualquer premiação.

Ressaltar que o MF Hilton Rios esteve imparável conquistando o título com 1 rodada de antecedência.

Blanco

quinta-feira, 29 de julho de 2010

TROVÃO sexta e AVUADOR

Recebo convite para jogar o TROVÃO da ALEX nesta sexta-feira (maiores informações no sítio http://www.alex.org.br).

Acho que num vou não!

É um torneio de xadrez na modalidade blitz este TROVÃO.

O prêmio de R$500,00 será pago em dinheiro. Aí já não poderei reclamar que não tem xeque avuador!

Ninguém precisará levar relógio, pois a ALEX possui quantidade suficiente. Saco, já não dará para reclamar disso tb. Mas, devem ser aqueles velhos relógios mecânicos. Agora eu terei argumento.

Nada disso: me falaram que em todas as mesas serão digitais.

As peças devem ser velhas! Nada. São todas novas e testadas em alguns torneios valendo norma de mestre internacional.

Mas lá não é um local pequeno para praticar xadrez ? SE o objetivo é jogar deitado, com certeza. Os GMs FIER, LEITÃO, MECKING, MILOS, DIAMANT entre outros que por lá já disputaram uma competição não sairam macambúzios.

Mas há um senão! Faltam os comediantes Fofoquinha e Boquirroto para alegrar a festa.

Blanco

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CONVERGÊNCIA do XADREZ FLUMINENSES em AÇÃO

"terça-feira, 27 de julho de 2010


Amigos(as) enxadristas do Estado do Rio de Janeiro,



O Movimento de Convergência do Xadrez Fluminense foi concebido no dia 26 de fevereiro deste ano, quando partiu de um contexto de "terra arrasada" (sem que a Federação Estadual sequer lançasse seu calendário anual de eventos até aquela data) e em apenas cinco meses de existência conseguiu fomentar e lançar as bases de três circuitos (IRT, 21 e Blitz), supervisionar importantes eventos estudantis no Estado (preenchendo uma lacuna deixada pela incompetência da Federação Estadual), propiciar cursos arbitrais, palestras técnicas/filosóficas e encontros de enxadristas nos clubes. Ações que têm movimentado o xadrez fluminense, desde então, com forte e crescente adesão de clubes e da comunidade enxadrística local, atingindo a todos, apoiadores ou críticos do movimento, sem exceção.

Uma de nossas premissas de trabalho, a melhoria de qualidade de eventos em nosso Estado, até mesmo afetou o comportamento dos dirigentes e apoiadores da Federação Estadual, que têm se esforçado mais desde que perceberam nosso claro impacto organizacional no status quo estadual. Basta ver a qualidade de seus últimos eventos, comparativamente à realidade apresentada nos últimos anos. É o que podemos chamar de "EFEITO CONVERGÊNCIA"!

Seguiremos firmes em nosso planejamento e expansão de atividades em prol do xadrez. Não pensamos no curto prazo ou em provas únicas e intempestivas como esta que a Federação Estadual lançou recentemente, mas sim na execução de um plano concatenado e convergente de maturação, desenvolvimento e expansão da prática de xadrez em nosso Estado, visando à massificação, qualificação e resultados melhores para todos! Uma andorinha só não faz verão!

Não focamos apenas na qualidade básica ou pontual de eventos e seus prêmios e sim no desenvolvimento sustentado, ético e contínuo de nosso ambiente enxadrístico atual e futuro. Despertar o brilho no olhar em cada enxadrista fluminense é nossa meta maior! Vislumbramos, planejamos e realizamos continuamente, desde nosso surgimento como um movimento estruturado, maneiras de fomentar o que acreditamos ser o melhor caminho para o nosso xadrez. E as adesões acontecem em ritmo cada vez mais forte!

Pensamos em valorizar e expandir possibilidades para os profissionais de xadrez, além de formar e preparar mais pessoas para atuarem conosco. Desejamos que nosso Estado e nossas cidades sejam pólos de atração e desenvolvimento de enxadristas e não o contrário, claramente nossa realidade atual. Desejamos também apoiar fortemente o desenvolvimento de jovens, o que seguramente é nosso projeto mais ousado e que terá inúmeras etapas, pois nada se constrói de solavanco e sim com consistência e determinação e, principalmente, visão de longo prazo. E que nossas enxadristas não pensem que estão esquecidas! Uma linda surpresa está em gestação para elas!

Hoje temos consolidados os três circuitos citados e as palestras técnicas e filosóficas sobre xadrez, mas saibam que novas parcerias e possibilidades estão em negociação e serão divulgadas a seu tempo. Reflitam no quanto já revolucionamos e saibam que é apenas o começo... O jogo ainda nem bem começou!

Avaliem a ética, propostas, ações e resultados de nosso movimento nesse curto espaço de tempo de existência e o que seremos capazes de realizar, unidos e convergentes num ideal maior, e comparem friamente com o contexto dos últimos 5, 10, 15 anos.... Nada da gestão oficial de antes e de hoje em nosso xadrez estadual tem nossa consistência e capacidade de realização! Vamos ocupar esse espaço de forma natural e legal. Tudo a seu tempo!

Nossa caminhada é consistente, inexorável e viemos para realizar por muito tempo, pois um detalhe fundamental nos une, o amor pelo xadrez, em sua mais alta e singela expressão.

Contamos com o apoio, adesão e compartilhamento de cada clube e enxadrista fluminenses nessa longa e consistente caminhada! Seja mais um a acreditar que podemos juntos fazer mais e melhor pelo xadrez em nosso Estado! Participe ou visite nossos eventos, proponha e realize outros com nosso total apoio! Afinal, cada um de nós é um alicerce desse sonho que construímos e evoluiremos juntos.



Próximos eventos: Etapa do circuito 21 (10h) e Palestra técnico filosófica (16h) na AABB-RIO, dia 07 de agosto.



Só depende de nós!



"Há homens que lutam um dia e são bons.

Há homens que lutam uma semana e são melhores.

Há homens que lutam um ano e são muito bons.

E há homens que lutam durante toda a vida.

Estes são os imprescindíveis."

Bertholt Brecht

Movimento de Convergência do Xadrez Fluminense


SEJA MAIS UM!!"