terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Topalov X Kamski

Vamos deixar as idiossincrasias do lado feio do xadrez de lado.

Começou agora a pouco, por volta das 10h, horário de Brasília, o match que indicará o desafiante do atual campeão mundial, Anand!

Estou assistindo ao vivo, de grátis, com comentários em inglês, em www.chessdom.com

Quem tiver indicação melhor e em outros idiomas, por favor, basta indicar.

Os primeiros movimentos já foram feitos e está se jogando uma Grunfeld. Topalov estava com uma grande vantagem temporal (no relógio) até o lance 17.

Estamos no carnaval, mas, entre um bloco e outro, sempre será possível nos divertirmos com um pouco de xadrez.

Blanco

O forum adequado

Podemos falar o que for do mundo enxadrístico, mas não que haja ingênuos no pedaço.
Se, isso levando em tese, alguém cair no conto do vigário de que uma AGE é tentativa de golpe só pode estar fulanizando as coisas e, no limite, transferindo sua prerrogativa para outras pessoas. A perda da altivez e autonomia importa necessariamente em criar uma lógica que tranforma o futuro em refém de caprichos inconfessáveis.
Cada qual sabe de si e deve ter a hombridade de se posicionar e ser julgado pelo que faz, diz, cala e omite.
Eu continuo acreditando piamente que os clubes podem ter um papel protagonista e não subalterno para decidir os destinos do xadrez deste Estado.
Vi alguns arrostando que era só marcar dia e hora para disputar e arrasar com qualquer suposto adversário.
O que temem quando se convoca uma AGE, que nada mais é do que o local correto para se superar o impasse hoje existente no xadrez do Rio de Janeiro.
Associar uma AGE com movimentos de atraiçoamento é, no mínimo, querer nivelar a todos por baixo.
Todos para a AGE. Se deixar intimidar é se vender por pouco! Nada como o bálsamo revigorante de uma discussão franca e pública existente numa AGE para que as coisas voltem aos trilhos.
Blanco

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ao inferno de Dante

Fiz um comentário na última publicação do blog do MF Eduardo Arruda (http://xadrezz.blogspot.com).
Segue:
"Imaginava, sinceramente, que as coisas poderiam tomar um rumo menos indolor para o xadrez do Rio de Janeiro.Vã ilusão!Era a esperança de contornar a dura realidade da vida, tentando ver poesia onde sempre reinou contos de terror.InfelizAcmente, teremos que descer ao Inferno de Dante para nos purgarmos e conseguirmos gestar algo realmente novo, que permita que o Xadrez do Rio de Janeiro volte a ter expressão e respeito.
Blanco"
Leiam o que lá está descrito naquele blog e se preparem para choro e ranger de dentes!
Infelizmente, teremos que cortar e profundamente na carne do xadrez do Rio de Janeiro para sairmos maiores e melhores. Já vemos luz no final do túnel, mas passaremos por tormentas. Mantenhamo-nos unidos pois somos mais fortes que as pequenas vilezas!
Já estamos voltando aos trilhos, e o Xadrez do Rio de Janeiro voltará a sua melhor tradição e não ao papel subalterno que se sujeitou.
Blanco