sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ainda o ITC

Recebi um comentário verdadeiramente instigante de Anderson Morgado sobre o ITC.
Diz:
Aproveitei o jogo de palvras para suscitar um questionamento mais sutil. Qual o custo para o xadrez estadual ao ser dirigido por uma "equipe" (Administração Ação e Desenvolvimento) onde o presidente da entidade apresenta no ITC uma única equipe composta em sua maioria por jogadores que não participam do calendário estadual. Em nenhum momento questiono a qualidade técnica destes atletas. E além disso queria vê-los diariamente jogando ao vivo. Então deixo bem claro que o meu questionamento é de caráter organizativo. É a meu ver, um péssimo exemplo do presidente apresentar uma equipe cheia de estrelas e sem base (C e B). Espetáculo, pirotecnia, showbussines...
Essa troca de OPINIÕES para mim é algo motivador.
Em primeiro lugar, porque de alguma forma aponta que há alguma repercussão no que aqui se discute. E, secundando, devido às inteligentes intervenções com questionamentos nada banais e altamente refinados.
De fato, se alguém dirige uma entidade, o mínimo que a compostura exige é que a prestigie. Qual prestígio tivemos quando o dirigente inscreve tão somente uma única equipe para jogar o ITC, enquanto outros tantos clubes fazem das tripas coração para serem representados em todas as categorias ?
E onde fica a compostura quando a única equipe inscrita tinha seu time titular praticamente todo de fora das hostes fluminenses ?
Isso em verdade, questiono, representa diligência do dirigente ? Aponta a sua intenção de prestigiar a competição ?
Ninguém aqui está para atirar pedras, mas, alto lá, é a soma das ações que nos impele a conclusão de que o ITC, para os empreendedores do desenvolvimento e ação, é um torneio que deve ser prestigiado desse modo: na base do salve-se quem puder ou o último que apague a luz.
O desprestígio para onde estão levando o ITC é caso crônico de pouca visão da importância do evento.
Não queremos ser melhor que ninguém, e, muito menos, estarmos certos porque simplesmente nos propomos a sermos melhor que os demais. Não! O quê nos reconforta e estarmos convictos de tentarmos fazer sempre e mais em prol do xadrez com atos e gestos que ajudem a engrandecer esse esporte.
Deixemos boquirroto e fofoquinha se enganando que nem são notados pelos atos desastrosos que vêm praticando.
Blanco

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Última observações sobre o ITC

Fiz algumas observações que entendi pertinentes sobre o ITC.
Recebi alguns comentários, inclusive do MF Arruda, a quem muito agradeço pela sua proposta de alteração, apesar de achar estranho que ele, como dirigente de clube, sempre ao apresentar alguma idéia fale que os clubes (os outros, bem entendido) deveriam apresentar, melhor dizer, encampar sua proposta. Ora, o PSXC poderá apresentar a proposta de seu dirigente. Eu, daqui, ficarei silenciosamente à espera do movimento.
Li no blog Xadrez Livre um interessante questionamente sobre o valor (custo) de se montar uma equipe biônica. Achei o tema instigante e solicito a ajuda do blogueiro para que desenvolva o tema, pois senti-me frustrado ao só me deparar com a questão sem ouvir-lhe qualquer reflexão.
Vaidades, vaidades, o mal do xadrez no Rio de Janeiro é ...
Ser campeão do ITC é meta de qualquer clube, mas, o fundamental, penso, é ser campeão dentro de certos padrões.
Não acredito em times biônicos.
Não acredito em ITC organizado nas coxas.
Não acredito em torneios montados em enquete.
Não acredito que o ITC possa ser jogado com TR de 1h/jogador.
Enfim, não acredito que os clubes decidiram menoscabar o ITC, mais do que alguns espertamente o fazem.
Houve uma reunião de diretoria na Federação local e até agora nenhuma notícia para os clubes filiados. O calendário, um dos motivos para a reunião, até agora não foi colocado. Depois, seremos pegos de surpresa com uma nova enquete: poderemos fazer o ITC via internet com TR de 1minuto/jogador para não dar tanto trabalho ?
Blanco