sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Até que enfim ... (mais ou menos né)

Até que enfim uma bola dentro aqui no xadrez do Estado: desde hoje, sexta, sabemos a composição das equipes do ITC.
A notícia seria melhor fosse divulgada com maior intervalo de tempo, já que as inscrições terminaram na segunda-feira.
Sabemos que a coisa está feia quando passamos a elogiar aquilo que deveria ser corriqueiro e normal.
E, desde já, se poderia aplicar a nova regra da FIDE: WO ao jogador que não estiver no seu tabuleiro para o início da rodada.
Blanco

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Faltam poucos dias para o MI da ALEX

Sei que as vivandeiras, os picaretas, as almas penadas, os fofoquinhas boquirrotos, todos estão ávidos por notícias do novo torneio FIDE Norma de MESTRE INTERNACIONAL da ALEX.
Estamos acautelados com os muy amigos. Aqueles que insistem bravamente em querer nos ajudar de todas as maneiras possíveis para que o evento sai dos trilhos.
Não vamos aqui ficar pregando o levantamento de curvas estatísticas, mas talvez fosse o momento de pedirmos uma ficha de antecedentes, a famosa ficha corrida, para separarmos o joio do trigo.
Homenagemos nesse novo torneio FIDE a ilustre figura de HELIO DA MOTTA FILHO. Uma das forças motrizes e principal incentivador para que o projeto ALEX surgisse e vicejasse até os dias atuais.
Muito pouco há que se falar do homenageado, pois jamais esteve metido em eventos mirabolantes, picaretagens, não pratica artes marciais, nem agride outros enxadristas.
Sua ação toda foi voltada para construir uma história digna de xadrez, nascida em 28/12/1974, no subúrbio do Rio de Janeiro.
De lá até os dias atuais, muitas águas rolaram, mas a memória continuou sendo preservada, vem sendo resgatada e vai sendo atualizada.
Blanco

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Não vale j'adoube na FIDE

25 de Novembro de 2008.
Um pouco de compostura não faz mal a ninguém.
Na vida podemos ter adversários e, mesmo assim, termos uma convivência civilizada com todas as pessoas.
Alguns confundem divergência, levando as coisas para o lado pessoal. E, no transcurso se vêem obrigadas a vender suas almas ao diabo.
Cobras e lagartos são falados do adversário numa posição intransigente de ruptura sem volta. Até que algo acontece, e os inimigos figadais começam a se abraçar, pensando que os que assistimos a tanto descaramento não ficaremos chocados.
Nesse caminho, sem a menor compostura, a moral vai se degradando pouco a pouco.
E os amigos de sempre e os simpatizantes recém chegados, de boa fé, zelosos em buscar o melhor para o xadrez poderiam ser um porto seguro, apontando um futuro digno.
Mas, a vontade de se colocar acima de tudo e tentar levar vantagem em tudo, passando por cima de valores comezinhos, amizades de décadas, e novos admiradores, para alguns representa um passo sem o menor remorço.
Somente tamanha miopia poderia justificar j'adoubes aqui e acolá!
E olha que fazer o que se feaz achando que tudo no final dariaá certo é muita ingenuidade.
Agora, diante do fracasso que se anunciou na longínqua Dresden, quem achava que era Muito Importante terá que se vender e jogar com fantasmas ou robôs de rating fabricado. Chegará lá, com certeza, mas, de forma cada vez mais deprimente, decadente e desimportante.
Alguma tem preço, mas ver como o destino repara as coisas não tem preço! E nem foi preciso usar o cartão de crédito.
Blanco