quarta-feira, 30 de abril de 2008

Não desanimar e 90!!

É sempre difícil esse exercício cotidiano de escrever linhas que tentam se organizar para fazerem sentido.

Hoje o Rio de Janeiro foi um pouco triste. É sempre assim para os cariocas quando chove impiedosamente na cidade. Mas, apesar disso, eis que podemos sempre vislumbrar um amanhã de sol e praia!!

Este dia foi igualmente duro comigo, pois as notícias foram tremendamente ruins. Mas, como dizia João Saldanha: vida que segue!

Amanhã novas estratégias surgirão para driblar aqueles que pensam que pequenos percalços podem fazer com que se diminua a fé num futuro melhor.

E, para isso, bastam pequenos gestos de pessoas que nem mesmo sabem que nos brindam com suas generosidades.

Alguns, nesse momento, estão com uma escolha difícil: defender o Brasil na Olimpíada de Xadrez (Dresden, Alemanha) ou jogarem os Jogos Abertos do Interior ?

Eu, de meu lado, apesar da tristeza passageira, confio nos companheiros que se desdobrarão em Registro e em Vitória representando a ALEX (RJ).

E, nossa contagem regressiva, quase olímpica, aponta: 90 dias para o "cheque-mate".

Blanco

terça-feira, 29 de abril de 2008

Críticas e 91 dias!!

CONTAGEM REGRESSIVA
Havíamos parado a contagem regressiva no calendário do xeque-mate do xadrez no RJ, mas, para que ninguém fique sossegado achando que o fim está longe, informo que só nos restam 91 dias!!
Para quem não leu uma postagem anterior, faça o favor de procurá-la, mas relembro que começamos essa cronologia porque ao final dela teremos o julgamento de uma ação judicial em face da federação de xadrez do RJ.
CRÍTICAS e OPINIÃO
As críticas que aqui apontamos não são para denegrir quem quer que seja e têm o intuito de colaborar para que as coisas tenha uma dinâmica melhor. Isso, é claro para aqueles que entendam que sempre há o que melhorar. É a nossa OPINIÃO.
Alguns apontaram-me que fiz duras críticas à CBX.
Sem dúvida alguma essa gestão é das mais capazes que passaram por aquela entidade e que, para o bem ou para o mal, tem uma política definida. Como vivemos num mundo de constrangimentos, e não é possível se fazer tudo para agradar a todos, então, ter uma política faz uma grande diferença.
Os resultados estão vistos e a credibilidade do xadrez nacional, enquanto conjunto, nunca foi tão alta, vide o convite para um de nossos AIs arbitrar o mundial!!
Críticas honestas e sem subterfúgios, tais como as feitas com base em OPINIÃO, não devem deixar ninguém magoado. Não saiu palavra em ataque a quem quer que seja, apenas se apontou que alguns caminhos podem ser testados experimentalmente que não prejudicarão em nada a política adotada e implementada.
Há algum mal em apontar que inexiste uma política objetiva para revelar novos valores ? O GM mais novo tem 13 anos!! Será que nesse mundo de Deus que é o Brasil não pode ter UM grande talento pedindo para ser descoberto ?
Enfim, ninguém poderá negar que houve avanços, diria mais, progressos gigantescos, mas, ainda há muito o que se fazer!
Blanco

segunda-feira, 28 de abril de 2008

CBX furo e oportunidade

Gostaria de fazer um reparo na publicação CBX e 96 dias!: por miopia, confundi a AGO que se realizou em 23/04/2008 com uma AGE que seria realizada em 26/04/2008.
ASSIM, desconsiderem a informação que haveria (houve) eleição na CBX neste mês de Abril.
Feito o reparo e com o devido puxão de orelhas que faço me penitenciando do equívoco, desde já peço desculpas.
TODAVIA, apesar dos pesares, as colocações, interjeições e questões levantadas poderão ser melhor respondidas caso encontre alguém que as leia.
Já sabemos de antemão que os atuais condutores da CBX não concorrerão no futuro pleito, como se afirmou publicamente em comunicado da própria CBX.
Apesar dos boatos, nenhum candidato se lançou abertamente, havendo, no momento, pretensões que poderão se confirmar ou não.
De qualquer forma, penso que esse processo não precisa ficar clandestino ou ter qualquer cinturão sanitário, pois não devamos nos esquecer que, em última instância, quem ajuda a sustentar a CBX são as anuidades dos jogadores.
Pela primeira vez, creio, seja possível algum debate sobre o futuro do xadrez brasileiro para os próximos anos! A internet, evidentemente, pode ser um veículo para que a luz da publicidade invada essa caixa-preta.
Outro movimento paralelo que é possível se fazer é cobrar das federações discussão claras e abertas sobre essa questão.
O futuro do xadrez não interessa somente a meia dúzia de titulados!
Blanco

domingo, 27 de abril de 2008

Língua do xadrez e problemismo

Não há como deixar de tecer loas àqueles que estão permitindo que o xadrez brasileiro comece a criar uma identidade própria e a se tornar maiúsculo.
Toda iniciativa em prol do xadrez e de suas diferentes modalidades deve ser enaltecida e prestigiada.
Esse tópico é um prosseguimento do anterior, pois se trata de avaliar um caso concreto de como a informática e a internet estão ajudando e muito o xadrez.
Aqui damos logo o nome e sobrenome: http://paginas.terra.com.br/esporte/problemasdexadrez/ que é o sítio de LEO MANO (presidente da UBP, União Brasileira de Problemistas).
Não há nada equivalente em Português, e, com tal envergadura, me atrevo a dizer que haja muito pouco equivalente em outros idiomas.
Esta é uma pequena preciosidade que nos permite ombrear com a melhor tradição problemista existente na Europa, que é o centro nervoso dessa modalidade de xadrez.
É sempre bom lembrar que já tivemos verdadeiras feras na arte do problemismo e, curiosidade maior, a primeira obra sobre xadrez publicada no país foi de Arthur Napoleão em fins do século XIX (Cassiana Brasileira) com um pourt-porri de problemas!
Por preconceito, baseado no desconhecimento, muitos nem mesmo experimentaram o problemismo e são absolutamente avessos ao contato.
Talvez o sítio do LEO MANO possa ser um pontapé para que o leitor minore o preconceito e resolva se iniciar.
Enfim, o desafio está lançado e, pare de preguiça e de perder horas e horas em partidas sem sentido na internet, e, ao menos, passe e deixe uma mensagem.
Talvez, o pessoal da CBX acorde e siga o bom exemplo da FIDE, passando da fase de ignorar para a fase de apoio efetivo para que sejamos um polo de força nessa modalidade de xadrez.
Blanco