sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Novo ano e velhos questionamentos

"Vem chegando o verão ..."
"onde está o dinheiro o gato comeu, o gato comeu, e ninguém viu, o gato fugiu .."
As líricas produzidas na música popular brasileira nos trazem à dura realidade que enfrentaremos neste 2009.
Em breve teremos uma AGO e o Rio de Janeiro deve defender contra tudo e todos as suas posições ideológicas. Não sei exatamente o que isso quer dizer, mas li numa coluna de fofoca e achei interessantíssimo.
Já no blog do MELO (http://sergio-melo.zip.net/) tive acesso a carta aberta do candidato que renunciou à disputa pela presidência da CBX. As análises feitas pelo blogueiro são pertinentes e culminam com uma proposta ousada: uma candidatura à presidência da FPX.
Daqui, dessa ilha de Lanzarote, nossa torcida para que o futuro ex abrace a proposta.
E, nas costas salgadas deste rio, a esperança que 2009 ilumine os dirigentes para que sejam menos subservientes.
Afinal, o Rio de Janeiro contribuiu com 101 enxadristas inscritos no cadastro da CBX. Noves fora zero, significa que pingaram por aqui, aproximadamente, 30% de (80,00 x 101)!
Blanco

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Agora terminou o ano ...

Enfim, terminou o ano após o torneio do bolo.
O torneio do bolo é jogado no sistema TROVÃO (modo pelo qual os alexanos denominamos o Blitz), em que na metade do evento partimos desafiadoramente para cima do bolo esquecendo-nos de toda galhardia de quando estamos a jogar xadrez.
Nesse ponto, afloram todas as mazelas escondidas na alma do mais pacato enxadrista: ninguém que ser o segundo, todos se acotovelando para ser o primeiro a pegar o bolo.
No blog do Maia (http://maiakowsky.blogspot.com/) se pode obter algumas informações sobre o torneio e ver algumas fotos cedidas gentilmente pelo MF Mascarenhas.
O furduço termina com a entrega de um famoso vinho embalado em garrafa pet produzido numa das famosa vinículas duquecaxiense. A disputa pelo acepipe máximo do torneio do bolo é prova de que jogar pelo prazer do xadrez, sem neuras com rating, escore, etc, é possível.
Infelizmente, um traidor da classe operária, para atraiçoar a melhor tradição do torneio do bolo, nos indignou com um vinho fora dos padrões e em garrafa de vidro. Um acinte!
Ops, que parece que isso é tradição no xadrez fluminense, pois ouço tambores e sinais de fumaça do além dizendo que se tentou melar a assembléia da CBX com argumentos esquisitos. Um acinte!
Blanco