quinta-feira, 10 de julho de 2008

19 dias para a audiência e debate no local errado

Bom, leitores, só restam 19 dias para se saber como se resolverá o imbróglio da audiência trabalhista. Alguns entendem que haverá cheque$$-mate e outros que o lance será considerado ilegal, perdendo o autor tudo.
Por aqui estou lendo um debate bem enviesado sobre Olimpíada nos comentários da publicação anterior.
Curiosamente, ninguém comentou a publicação exatamente anterior que falava do absurdo de que se faz aqui no RJ ao não se divulgar as informações de torneios com prazo razoável. Como exemplo, cito o torneio que acontecerá neste sábado em Mendes, cujo "folder" foi divulgado nesta terça. Puxa, é muito desenvolvimento e ação em prol do xadrez.
Como o blog é uma ferramenta gratuita, sugiro que aqueles que arduamente querem discutir os termos da Olimpíada e a participação do Brasil, que façam um blog com este tema.
O recado já foi dado e o assunto está superado. Vamos caminhar para novos assuntos, muito mais palpitantes como essa audiência trabalhista que poderá fazer terra arrasada das finanças (??) do xadrez do RJ.
Blanco
Obs.: As interrogações são porque apesar das infinitas possibilidades da internet, a federação local não divulga sua contabilidade em nenhuma hipótese.

domingo, 6 de julho de 2008

OPINIÃO e Queixa Nacional

Caro jorge-lima1980,
sua questão sobre a Olimpíada de xadrez é deveras interessante e demonstra um pouco do retrato do país de um modo geral.
jorge-lima1980 disse...
Venho acompanhado este blog e alguns outros de xadrez a algum tempo e vejo que os assuntos são sempre sérios por isso quero levantar uma questão para debate, em todos os esportes a Olimpíada é o evento mais importante e nossa olimpíada de xadrez tem sempre numero record de países e este ano o Brasil vai ter uma equipe muito fraca em razão, da data coincidir com os jogos Abertos do Estado de SP.A data da Olimpíada é sempre marcada com grande antecedência, entre os vários devaneios da atual administração da CBX este com certeza é mais um ou alguém pensa diferente?Tenho convicção que um simples oficio no ano passado informando a data das Olimpíadas a administração dos jogos abertos teria mudado a data pois ninguém quer correr o risco de ter um torneio batendo com uma olimpíada, e os Jogos Abertos é com certeza o mais importante evento enxadrístico do Brasil a anos e pedi informação a Secretaria de Esporte e me informaram que a CBX se quer mandou um oficio informando sobre as Olimpíadas.Este ano vai mudar a diretoria da CBX e se os atletas não se mobilizarem, e participarem ativamente do processo teremos mais 4 anos de choro.E necessário muito cuidado para não se ter as mesma pessoas no poder apenas mudando o nome do cabeça da chapa.É importante uma confederação que olhe não somente para os GMs mais também para todos os seus filiados, é necessário que os candidatos mostrem propostas para que se não cumpridas possamos cobrar mais se a comunidade enxadrística não se unir nada teremos pra cobrar.Minha proposta é fazermos um debate e formarmos grupos em cada estado e com a união pressionar nossos clubes a pressionarem as Federações locais a cobrarem propostas serias dos candidatos, se os enxadristas se unirem teremos grande força no processo eletivo da CBX.Jorge Lima - SP
6 de Julho de 2008 02:23
Vivemos num país que é um continente. E, nesse quadro, planejamento não é uma virtude, mas uma imposição antecedente e necessária para que se otimizem as ações, objetivos e metas para que sejam alcançadas.
Nosso esporte é tremendamente pequeno e sem grande relevo, mas isso não deve significar em nenhuma hipótese que qualquer coisa "tá bom".
Logo, essa questão da coincidência do calendário representa um erro primário. E, por que ? Ora, os jogos abertos de São Paulo têm uma tradição e perenidade que poucas competições de tal monta consegueriam gerar neste país. Negligenciá-la foi/é um erro crasso. Não há nenhum mal em admitir um equívoco. Tudo bem, bastaria reconhecer, e, desabridamente, solicitar uma alteração de datas. Simples, inodoro e cristalino.
Agora, para isso, evidentemente, é preciso querer ...
Mas o problema olímpico não se resume a questão de calendário. Entre outras questões importantes podemos citar: qual papel desejamos ter no cenário mundial ? Que posição se pretende alcançar ? Alguma vez se fez avaliação do resultado da Olimpíada pregressa e se o apresentou para a comunidade esportiva debater ? Como se dá a escolha da equipe ? Os critérios utilizados anteriormente ainda são pertinentes ou se podem acrescentar outros ?
De qualquer forma, vamos aguardar para ver "que bicho vai dar", cientes de que se por voltas da vida tudo acabar bem, isso não sirva para mascarar nossas fragilidades.
Blanco
P.S.: As outras questões que vc colocou não as comentei porque penso que ficaram enviesadas (muito assunto diferente em pouco espaço), e, por isso, decidi enfrentar a questão principal que te trouxe ao blog. Em outra oportunidade talvez consigamos debater outros temas.

OPINIÃO e Queixa Regional

O nosso Mr. Carlos faz um reclamo que ouço sempre, mas deixemo-no falar:
Carlos disse...
Alguns amigos meus reclamaram e resolvi fazer meu o desabafo que vários gostariam de ver publicado, colocando minha opinião( já que o Blanco nunca concorda comigo) nos dois blogs brasileiros de xadrez mais lidos na atualidade.O site da FEXERJ , certamente é um dos mais bagunçados semana que vem tem( talvez já que até um dia antes não podemos ter certeza se vai ou não ocorrer)o Regional de Mendes que se esperava um numero bem grande de participantes( existe bom publico local), mais a uma semana do evento o site informa breve folder, como se ve:Próximos Eventos Regional de Mendes Data: 12 e 13 de julho. Realização: FEXERJ e Clube de Xadrez de Mendes Evento a aberto para federados e não federados.Vale Rating Fexerj e para cálculo da Taça Eficiência.Em breve folder.Alguns clubes disputam a taça eficiência e cada regional é prova importante, e a federação devia ter um pouco de consideração com os jogadores e clubes divulgando com, antecedência a premiação, horário das rodadas , preços das inscrições e hotéis da região, é difícil alguém se programar para jogar algo que não sabemos e não existe a argumentação de que todos os regionais são iguais pois isso não é verdade teve primeira rodada de regional começando as 13 hs e as 10 da manha, e o único evento que teve o folder publicado com alguma antecedência foi o Magistral que foi adiado algumas horas antes do evento, ( menos de 24 horas) e que sumiu as informações dele do site.Carlos
5 de Julho de 2008 21:01

Certeza e previsibilidade são duas condições necessárias para que qualquer evento tenha um mínimo de chance de sucesso.
A queixa apontada tem total razão: com condições tão precárias de informação como sensibilizar a família de que vale o esforço para prestigiar algum evento fora de sua cidade natal ? Ou mesmo, como esticar o orçamento para tal investimento nesse quadro ?
Mas esse tipo de comportamento, reiterado, diga-se de passagem, não afeta apenas os possíveis jogadores interessados em disputar tal contenda. E o clube organizador e o dirigente que se desdobram para implementar tal projeto, como ficam nesta história ?
Parte do problema está exatamente no clube e no dirigente, pois como dissemos acima, esse tipo de comportamento não representa nenhuma novidade.
Ora, não penso que se deva eximir a entidade federativa de parcela de culpa, mas, à toda evidência, outra tanta parte cabe ao clube ao dirigente que aceitam, ano após ano, esse estado de coisas.
Se fosse uma coisa episódica, realmente, seria o caso de se relevar. Mas, se a situação extraordinária vira rotineira, então, não há como se eximir de responsabilidade o clube e o dirigente que insistem em se colocar sob essas condições.
Agora, me perdoe, Mr. Carlos, vc também faz parte do problema e pode fazer parte da solução.
Eu e muitos tantos fomos iniciados no xadrez com TR (= tempo de reflexão) de 2h/40 lances + 1h/20 lances até 8 horas de jogo e adiamento. Essa situação atualmente, é claro, só possível para casos excepcionais (sem adiamento por causa dos computadores). Bom, hoje é praticado comumente no RJ o extremo oposto (TR de 1h/jogador). O que decidirão muitos amigos meus de clube: só jogam competições com TR mínimo de 1h30min. Não pedem condições ótimas de torneio, só o mínimo do mínimo: tempo suficiente para tentarem jogar um xadrez decente.
Logo, Mr. Carlos, como tentei demonstrar, você é parte do problema e parte da solução! Que tal criar um parâmetro também. Veja qual o seu nível e exigência e tente impô-la democraticamente.
Aqui poderia sugerir, por exemplo, só jogar torneios que após encerrada a inscrição tenha sua 1ª rodada divulgada na internet.
Tenho certeza que alguns dos 8 inscritos no Magistral (que dava prêmio de MIL reais) já fizeram sua clivagem para futuros eventos.
Parece que isso será ato isolado e não terá repercussão ? Às vezes as coisas começam assim, com atitudes firmes e isoladas que vão se propagando e ganhando adesão espontânea sem que a pessoa busque sofregamente convencer quem quer que seja.
Blanco

22 e Chico Picadinho!

É meu povo e minha pova, vai dar mate ou cheque! Não sei, ninguém sabe, mas só faltam 22 (dois patinhos na lagoa).

Bom, ontem o blog recebeu duas fortes OPINIÕES. Então, como diria chico picadinho, vamos dividir as publicações em partes para que os assuntos possam ter as devidas repercussões.

Uma contribuição de São Paulo levanta um problema nacional; já a contribuição de Mr. Carlos fala dos nossos problemas regionais.

Blanco