domingo, 6 de julho de 2008

OPINIÃO e Queixa Nacional

Caro jorge-lima1980,
sua questão sobre a Olimpíada de xadrez é deveras interessante e demonstra um pouco do retrato do país de um modo geral.
jorge-lima1980 disse...
Venho acompanhado este blog e alguns outros de xadrez a algum tempo e vejo que os assuntos são sempre sérios por isso quero levantar uma questão para debate, em todos os esportes a Olimpíada é o evento mais importante e nossa olimpíada de xadrez tem sempre numero record de países e este ano o Brasil vai ter uma equipe muito fraca em razão, da data coincidir com os jogos Abertos do Estado de SP.A data da Olimpíada é sempre marcada com grande antecedência, entre os vários devaneios da atual administração da CBX este com certeza é mais um ou alguém pensa diferente?Tenho convicção que um simples oficio no ano passado informando a data das Olimpíadas a administração dos jogos abertos teria mudado a data pois ninguém quer correr o risco de ter um torneio batendo com uma olimpíada, e os Jogos Abertos é com certeza o mais importante evento enxadrístico do Brasil a anos e pedi informação a Secretaria de Esporte e me informaram que a CBX se quer mandou um oficio informando sobre as Olimpíadas.Este ano vai mudar a diretoria da CBX e se os atletas não se mobilizarem, e participarem ativamente do processo teremos mais 4 anos de choro.E necessário muito cuidado para não se ter as mesma pessoas no poder apenas mudando o nome do cabeça da chapa.É importante uma confederação que olhe não somente para os GMs mais também para todos os seus filiados, é necessário que os candidatos mostrem propostas para que se não cumpridas possamos cobrar mais se a comunidade enxadrística não se unir nada teremos pra cobrar.Minha proposta é fazermos um debate e formarmos grupos em cada estado e com a união pressionar nossos clubes a pressionarem as Federações locais a cobrarem propostas serias dos candidatos, se os enxadristas se unirem teremos grande força no processo eletivo da CBX.Jorge Lima - SP
6 de Julho de 2008 02:23
Vivemos num país que é um continente. E, nesse quadro, planejamento não é uma virtude, mas uma imposição antecedente e necessária para que se otimizem as ações, objetivos e metas para que sejam alcançadas.
Nosso esporte é tremendamente pequeno e sem grande relevo, mas isso não deve significar em nenhuma hipótese que qualquer coisa "tá bom".
Logo, essa questão da coincidência do calendário representa um erro primário. E, por que ? Ora, os jogos abertos de São Paulo têm uma tradição e perenidade que poucas competições de tal monta consegueriam gerar neste país. Negligenciá-la foi/é um erro crasso. Não há nenhum mal em admitir um equívoco. Tudo bem, bastaria reconhecer, e, desabridamente, solicitar uma alteração de datas. Simples, inodoro e cristalino.
Agora, para isso, evidentemente, é preciso querer ...
Mas o problema olímpico não se resume a questão de calendário. Entre outras questões importantes podemos citar: qual papel desejamos ter no cenário mundial ? Que posição se pretende alcançar ? Alguma vez se fez avaliação do resultado da Olimpíada pregressa e se o apresentou para a comunidade esportiva debater ? Como se dá a escolha da equipe ? Os critérios utilizados anteriormente ainda são pertinentes ou se podem acrescentar outros ?
De qualquer forma, vamos aguardar para ver "que bicho vai dar", cientes de que se por voltas da vida tudo acabar bem, isso não sirva para mascarar nossas fragilidades.
Blanco
P.S.: As outras questões que vc colocou não as comentei porque penso que ficaram enviesadas (muito assunto diferente em pouco espaço), e, por isso, decidi enfrentar a questão principal que te trouxe ao blog. Em outra oportunidade talvez consigamos debater outros temas.

9 comentários:

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Blanco,

tenho acompanhado os post no seu blog. O Xadrez Opinião e o blog do Maia têm nos fornecido informações não encontradas em outros veículos. Informo a você e seus leitores que já está no ar um outro blog que vem tentar dar uma pequena contribuição tanto no debate quanto na divulgação do xadrez fluminense: XADREZ CARIOCA.

Aguardo sua visita e de todos os enxdristas fluminenses.

Abraços,

AMORIM

Marcelo disse...

Uma curiosidade:Porque o Maia apagou o post sobre esse assunto (CBX e AbertosxOlimpiadas) com suas opinioes de seu blog? Eta censura...

Unknown disse...

Não sei se o Sr. recebeu alguma pressão para retirar minha postagem, mais acredito que o Sr. Maia recebeu e se acovardou pois alem de apagar o comentário que tinha feito sobre minha postagem, removeu minha postagem.
Como relata o senhor Marcelo no poste acima.
E estranhamente o presidente do clube por onde jogo foi recomendado a me pedir pra ficar quieto.
Mais no Brasil as coisas funcionam assim, você relata algo e os donos do poder fazem de tudo para apagar a voz do povo.
Mais sei que você não tem medo dos "poderosos"do xadrez que já fizeram de tudo para tentar calar sua voz e não conseguiram.
O Brasil esta mudando, e só ver o grande numero de pessoas importantes que estão indo para detrás das grades! Na nossa historia nunca existiu uma época onde a voz do povo começa a ser ouvida e por isso que não vou me calar, e continuarei pesquisando como fiz e descobri mais irregularidades da CBX, relatadas até em atas da própria CBX e não descansarei até ver todas as irregularidades que os Presidentes de FEDERAÇÕES tem medo de apurar devidamente apuradas, pois a preguiça de dirigentes onde se quer tem o trabalho de enviar um oficio, que resolveria o problema da Olimpiada, mais podem se articular para tentar calar uma voz solitária.
Dois pesos e duas medidas .
O que quero apenas é mostrar que tem erros e se os enxadristas nãos e unirem continuaremos tendo as equipes iguais a que teremos na próxima Olimpíada.
Precisamos de uma nova Diretoria da CBX, que tenha um projeto, crie uma boa estrutura administrativa, tendo uma secretaria funcional permanente de fácil acesso e com telefone ( o que não tem agora), um site sempre atualizado, um presidente fácil de contactar, eventos durante todo o ano, sendo a maioria com prêmios em espécie, dando oportunidade tanto aos GMs como aos capivaras, visando um trabalho para todas as classes de rating, o xadrez de rendimento, xadrez escolar, categorias de idades e todas as regiões do Brasil.
Se a pessoa não tem tempo disponível não pode querer servir ao xadrez, e não deve ser Presidente da Entidade ou ter cargo na Diretoria.
E este o debate que proponho!
Todos nos temos que fazer como o cidadão que esta processando a federação Carioca correr atrás de nossos Direitos e anseios sem medo de repressão e como ele alcançar a vitoria esmagadora ou uma derrota honrosa( neste caso na minha opinião praticamente impossível de ocorrer).
Jorge Lima - SP

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos disse...

Li o texto, e vi as postagens, se o Jorge é real ou não eu não sei, mais parece que realmente nossa equipe Olímpica sofrerá desfalques importantes, pois nossos craques, preferem jogar os jogos Abertos que são mais interessantes financeiramente.
Mais estamos aqui no Blog xadrez e opinião e minha opinião é que parece um pouco dura a atitude do Sr. Maia com a dita pessoa, que apresentou um problema real para debate principalmente, que no blog dele é permitido postagens anônimas.
Em relação a questão das Olimpíadas, acho uma injustiça acusarem a CBX como culpada já que a FPX esta presente nos jogos abertos, e acredito que a Organização dos jogos abertos não se importa com um olimpíada de xadrez, já que o objetivo dos jogos é a representatividade do município e não a participação de estrelas de algum esporte.
Carlos

Marcelo disse...

"Jorge". A questao nao é fornecer OAB,CI,CPF etc..Forneca seu ID FPX (CBX vc nao tem,jorge).Diga por clube vc joga...Assim é que vc prova nao ser FAKE. Quanto a atitude do Maia (postei comentario lá,perguntando se "afinar" é "ser igual" vamos ver se ele censura), autoritária,só lamento.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sr. Marcelo ser cadastrado na FPX ou na CBX é que não prova nada , mais sou registrado .
ID CBX: 32994
Mais minha carteira de estagiário da OAB-SP prova muito mais que o registro da CBX me desculpe.
Jorge Luis de Lima
OAB-SP 134393 - E