sexta-feira, 25 de abril de 2008

A língua do xadrez brasileiro está mudando

O título traz em si uma afirmação enigmática: a língua do xadrez brasileiro está mudando!
Alguns dos efeitos benéficos da informática atingiram diretamente o xadrez: milhões todos os dias podem jogar xadrez mesmo dentro de suas casas, e, o ensino/treinamento com jogadores gabaritados (GMs ou MIs) já está ao alcance dos simples e pobres mortais.
Esses são efeitos evidentes, mas, sem que nos percebamos, a informática e suas incríveis potencialidades vem mudando a língua do xadrez brasileiro.
Não é preciso grande esforço para se deduzir que vivemos numa grande ilha chamada português. Nosso idioma é uma barreira porque muitos poucos países nos expressamos à Camões!
Isso sempre causou um impacto negativo no xadrez brasileiro, devido à escassez de títulos publicados em Pindorama.
Não à-toa a língua materna formativa e informativa dos enxadristas tupiniquins ter sido o espanhol, pois a principal e fundamental literatura enxadrística que nos chegava era toda naquele idioma!! Portanto, para se sobressair o sujeito além de estudar xadrez, tinha que se desdobrar aprendendo espanhol.
Mas, como antes afirmamos, esse quadro vem paulatinamente mudando devido às facilidades que a informática trouxe para a vida moderna. Muitos vêm se aventurando nessa empreitada moderna do empreendedorismo e o xadrez vem se beneficiando crescentemente desse movimento espontânea que não tem pai, mãe, direção ou sentido.
Em São Paulo temos a editora Solis; no Sul a Artmed; enquanto no Rio de Janeiro desponta a Editora Ciência Moderna (www.lcm.com.br).
Ainda há muito por fazer, e, continuaremos tendo que aprender espanhol, mas a dependência já não é tão escandalosamente grande.
Esse movimento de abrasileiramento do nosso esporte permitirá que mais facilmente o número de praticantes do nosso esporte dos reis aumente consideravelmente.
Então, quando pensar num presente, já não precisará ter dúvidas: dê um livro de xadrez em português e faça sua parte em prol do xadrez!


E a roleta implacável do calendário no Rio de Janeiro nos diz que restam 95 dias para o xeque-mate!!

Blanco

quinta-feira, 24 de abril de 2008

CBX e 96 dias!!

Neste sábado teremos eleições para a CBX.
Bom, já tivemos uma boa novidade: a eleição será num Sábado e não na calada da noite de um dia de meio de semana. Infelizmente, a AGO de 23/04/2008 foi no estilo que acabamos de criticar!
Pena que muitos estão se articulando para alcançar o poder mas não tenha ocorrido nenhum debate ou divulgação de propostas. Um pouco de luz nesse processo seria uma novidade que implicaria em levar o xadrez a um novo patamar, pois, à toda evidência, os jogadores e clubes de xadrez espalhados pelo país contribuem regiamente para a manutenção do sistema.
O RJ poderá votar ? Nem sei, pois só poderão fazê-lo os representantes das federações que preencham os requisitos necessários.
Alguém sabe se no RJ já se fez algum relatório para os clubes que mantém a entidade sobre a posição que esta tomou ? De 2005 para cá nada foi feito. Como nada mudou em nossas praias, então permaneceremos no escuro.
Evidentemente, ninguém parará para nos dar uma mínima atenção, ainda assim cabe-nos exercer a OPINIÃO e colocar algumas questões:
a) Uma iniciativa alvissarei foi colocarem a contabilidade na internet. Por que parou ? Parou por quê?
b) Neste ano teremos Olimpíadas do Xadrez (Dresden, Alemanha). Até hoje não foi feita e divulgada para a comunidade enxadrística nacional qualquer avaliação de nossa participação na última (Milão, Itália). Não seria interessante ? E, por que não fazer um prognóstico de nossa pretensão para uma futura reavaliação ?
c) O problemismo é modalidade de xadrez regulado e apoiado pela FIDE. Já tivemos "campeões do mundo" em problemismo. Por que a CBX ignora totalmente e dá zero apoio ?
d) Muitos enxadristas nacionais já alcançaram, ao menos, o título de Mestre Fide, por que a CBX não poderia fazer uma campanha para a regularização financiando os jogadores nesta requisição ?
e) Temos muitos fortes jogadores parados há algum tempo, por que não uma campanha para que retornem lentamente às competições ainda que esporádicas ?
f) Ano passado um grupo de jovens valores disputou o sulamericano juvenil com as despesas pagas pela CBX. Neste ano, a entidade organizou o Brasilerio sub-10, sub-12, etc. Os campeões não terão direito nem ao pagamento da taxa de inscrição de $75.00 (dólares ?!). Dois pesos e duas medidas ?
g) Por que não se divulgam explicitamente os repasses feitos às federações para que todos possamos acompanhar o destino que darão ?
Enfim, pequenos e ligeiros questionamentos que ficarão no ar!
E no calendário lunar do RJ: faltam 96 dias para o xeque-mate!!
Blanco

terça-feira, 22 de abril de 2008

Espaço público - OPINIÃO e 98!!

Ocupar o espaço público é uma tarefa que a ninguém é dado recusar, sob pena da apropriação daquele por interesses particulares, sempre menores e, na maioria das vezes, inconfessáveis.
Esse blog surgiu, penso, de uma necessidade de se discutir coisas que transcendem os meros interesses privados.
Por isso, acredito que, de forma responsável e sem revanchismos, é possível ocupar o espaço público, pensando, substantivamente, em ações em prol do xadrez.
Evidentemente, Mr. Carlos deve ter razão em temer represálias, pois os próprios clubes, desconhecendo suas forças, não tomam atitudes que levem ao questionamento daquilo que entendam reprováveis. Se agem assim, por que alguns deveriam se lançar às feras ?!
Na sociedade, de um modo geral, vemos pessoas reclamando de que as praças são ocupadas por marginais e que tais, mas, fora a denuncia verbal, não há nenhuma ação prática para reverter essa apropriação.
No xadrez, infelizmente, não é diferente. Se cada qual só vê o seu lado, tentando se salvar a despeito dos demais, corre o risco de ser um sobrevivente num mundo em que não há mais o porquê continuar.
O que se nota hoje é que sempre houve um movimento subterrâneo inconformista, que, me parece, está espocando em vários blogs, feitos, sobretudo, não por pessoas que estão contra, mas por pessoas que estão à favor. A favor do xadrez se esclareça.
A conscientização afasta a alienação, fingida ou verdadeira, e, permite que, talvez, dias melhores possam surgir. Nenhuma garantia há disso, mas, entre o conforto sombranceiro da mesmice e o caos da agitação, ao menos as pessoas estão podendo ter uma outra visão das coisas, e, portanto ficará melhor realizar opções que antes eram inexistentes.
E, o calendário lunar diz que restam apenas 98 dias para o xeque-mate!!
Blanco

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Comentários e OPINIÃO

A nota sobre o TJD recebeu o comentário de Mr. Carlos.
Logo abaixo a reproduzirei, pois traz informações interessantes que não poderiam se circunscrever aquele espaço!
Mas, antes gostaria de apontar que:
a) desconheço as informações sobre como era o TJD e sua eleição antes de 2005, pois só retornei ao xadrez naquele então;
b) como a federação não divulgou os clubes pelos quais os dirigentes estão associados, é justo que o erro seja apontado para quem de direito, pois tive o cuidado de verificar na lista de rating onde aparecem listados todos os federados. E por falar nisso: não consta o nome de um dos componentes do TJD. Alguém se habilita a dar maiores esclarecimentos ? Olhando assim, prima face, o TJD estaria ilegal só por isso, mas sempre é possível haver uma boa explicação.
c) como a federação não fez qualquer referência ao TJD, tirante o presidente que indicou, Mr. Carlos é uma das pessoas mais bem informadas sobre o xadrez do RJ. E o procurador: existe ? quem será ? estatuto ? regime de taxas ?
d) a estrutura do xadrez do RJ é totalmente diversa daquela existente em outras federações (SP, por exemplo) e por isso não acho incorreto o voto por clube. Se deve haver alguma representação dos jogadores, penso que sim, mas desmobilizados como sempre foram, seria trocar seis por meia dúzia.
e) puxa, essa coisa de escrever um blog com assuntos, dentro do possível, sérios é sumamente difícil, pois chega uma hora que fica complicado achar o tom e a inspiração para prosseguir. De antemão agradeço ao Mr. Carlos por ter dado algumas dicas do caminho podemos seguir.
Agora, sem encher mais o saco, vamos à leitura:
Carlos disse...
Ditadura é a melhor forma de organizar o esporte?Você afirma: "penso ( o TJD) deveria ser eleito em escrutínio próprio", a vários anos atrás foi feito um estatuto a qual podia se eleger os membros do Tribunal e Conselho fiscal e Diretoria de chapas diferentes, mais essa regra vigorou por poucos anos, e logo houve nova mudança no Estatuto e ficou como é hoje.No Esporte Brasileiro as Leis são anti democráticas, por que na FEXERJ onde tem registrado na Lista de Rating mais de 500 Atletas, apenas 15 clubes elegem os Poderes?Não seria mais justo serem eleito pelos Atletas?Mais isso é sonho nenhum esporte faz isso, por Isso temos, o Caixa D'água, o Barata etc...Os dirigentes querem se perpetuar no poder como -se o Esporte fosse Cuba e eles o simpático Fidel, e infelizmente os diretores de Clube parecem aceitar esse estado de Direito, já que a eleição da FEXERJ foi ganha de forma expressiva.Uma pequena correção, o Auditor Eleito Wairy Dias Cardoso não é do PSXC e sim do JTC.Carlos
21 de Abril de 2008 11:26
Blanco

TJD: composição. Ops: 99 dias!

Foi votado um TJD junto com a chapa que se candidatou à Federação.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA
Eduardo Arruda da Gama de Azevedo Cunha (Presidente) PSXC
Élcio Conte Lofredo Mourão CXM
Guilherme Ulrico von Calmbach CMUN
Harry Andriolo Costa CMX
Jorge Luiz Cabral Medeiros Jr PSXC
Jorge Sidney Barbosa Possidente TTC
Nelson Luiz de Lima Jr CMUN
Renato Ramos Pinheiro IBC
Wairy Dias Cardoso PSXC

Como órgão autônomo à direção da federação, é o que reza a Lei, penso deveria ser eleito em escrutínio próprio.
Do jeito que se faz, é como se o candidato à presidência da república indicasse sua chapa na corrida eleitoral e nesta estivessem contidos todos os ministros do STF e do STJ.
Outra coisa que penso seja assaz ruim é a não obrigatoriedade da presença do postulante ou, ao menos, de um documento escrito e assinado de próprio punho com concordância, com o intuito de demonstrar publicamente que é aquilo mesmo que deseja representar.
De qualquer forma já algumas curiosidades na lista acima ressaltada:
a) há um presidente!!
b) se os clubes aptos a votarem e serem votados na assembléia eram 15, por quê na composição dos 9 integrantes do TJD 2 clubes tiveram mais representantes que os demais, quando o lógico seria a divisão paritária ?
c) essa distorção na representação leva a uma leitura simples: os representantes de 2 clubes (total de 5 membros) podem, querendo, controlar o TJD (total de 9 membros).
Algumas questões se impõem: como foi eleito o presidente do TJD ? quantos votaram ? quem ficou ausente ? quando isso se deu ?
De fato é uma novidade, mas, penso, que com tais lacunas o início não foi alvissareiro. Nenhum clube foi oficialmente informado de nenhum desses fatos. Espero que o TJD não tenha nascido de costas para os clubes!!
Blanco
E no calendário do fim dos tempos: faltam 99 dias para o xeque-mate!!

domingo, 20 de abril de 2008

E a ampla defesa ? Restam 100 dias!!















Soube pelo representante de meu clube de xadrez, o Vice-presidente, ao final da AGE, já perto de 01h (a.m) que elegeu a nova diretoria que estava suspenso preventivamente pelo prazo de 30 dias.

Algumas abstenções; outros "impedidos" de votar; e, na votação em si o resultado final foi 7 x 4 à favor da suspensão. Agradeço aqueles que se mantiveram firmes em prol do direito (à ampla defesa; ao contraditório; ao devido processo legal) indiferentes de quem seria o prejudicado, e lamento, profundamente, que os "novos ares" de DESENVOLVIMENTO e AÇÃO tenham começado demonstrando mais do mesmo.

Devido ao absurdo e da violência que me submeteram, fui obrigado, na última terça-feira, a interpor medida com o intuito de desfazer ato que reputo contra legem e a princípios básicos da democracia.

Para que nenhum dos eleitos para o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) alegue desconhecimento, publico a petição que fiz para desfazer a ilegalidade.

Estou no aguardo da decisão daquele tribunal.

Divirtam-se com a leitura.


E, nosso calendário lunar indica que faltam 100 dias para o xeque-mate!

Blanco