quinta-feira, 24 de abril de 2008

CBX e 96 dias!!

Neste sábado teremos eleições para a CBX.
Bom, já tivemos uma boa novidade: a eleição será num Sábado e não na calada da noite de um dia de meio de semana. Infelizmente, a AGO de 23/04/2008 foi no estilo que acabamos de criticar!
Pena que muitos estão se articulando para alcançar o poder mas não tenha ocorrido nenhum debate ou divulgação de propostas. Um pouco de luz nesse processo seria uma novidade que implicaria em levar o xadrez a um novo patamar, pois, à toda evidência, os jogadores e clubes de xadrez espalhados pelo país contribuem regiamente para a manutenção do sistema.
O RJ poderá votar ? Nem sei, pois só poderão fazê-lo os representantes das federações que preencham os requisitos necessários.
Alguém sabe se no RJ já se fez algum relatório para os clubes que mantém a entidade sobre a posição que esta tomou ? De 2005 para cá nada foi feito. Como nada mudou em nossas praias, então permaneceremos no escuro.
Evidentemente, ninguém parará para nos dar uma mínima atenção, ainda assim cabe-nos exercer a OPINIÃO e colocar algumas questões:
a) Uma iniciativa alvissarei foi colocarem a contabilidade na internet. Por que parou ? Parou por quê?
b) Neste ano teremos Olimpíadas do Xadrez (Dresden, Alemanha). Até hoje não foi feita e divulgada para a comunidade enxadrística nacional qualquer avaliação de nossa participação na última (Milão, Itália). Não seria interessante ? E, por que não fazer um prognóstico de nossa pretensão para uma futura reavaliação ?
c) O problemismo é modalidade de xadrez regulado e apoiado pela FIDE. Já tivemos "campeões do mundo" em problemismo. Por que a CBX ignora totalmente e dá zero apoio ?
d) Muitos enxadristas nacionais já alcançaram, ao menos, o título de Mestre Fide, por que a CBX não poderia fazer uma campanha para a regularização financiando os jogadores nesta requisição ?
e) Temos muitos fortes jogadores parados há algum tempo, por que não uma campanha para que retornem lentamente às competições ainda que esporádicas ?
f) Ano passado um grupo de jovens valores disputou o sulamericano juvenil com as despesas pagas pela CBX. Neste ano, a entidade organizou o Brasilerio sub-10, sub-12, etc. Os campeões não terão direito nem ao pagamento da taxa de inscrição de $75.00 (dólares ?!). Dois pesos e duas medidas ?
g) Por que não se divulgam explicitamente os repasses feitos às federações para que todos possamos acompanhar o destino que darão ?
Enfim, pequenos e ligeiros questionamentos que ficarão no ar!
E no calendário lunar do RJ: faltam 96 dias para o xeque-mate!!
Blanco

Nenhum comentário: