segunda-feira, 21 de abril de 2008

TJD: composição. Ops: 99 dias!

Foi votado um TJD junto com a chapa que se candidatou à Federação.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA
Eduardo Arruda da Gama de Azevedo Cunha (Presidente) PSXC
Élcio Conte Lofredo Mourão CXM
Guilherme Ulrico von Calmbach CMUN
Harry Andriolo Costa CMX
Jorge Luiz Cabral Medeiros Jr PSXC
Jorge Sidney Barbosa Possidente TTC
Nelson Luiz de Lima Jr CMUN
Renato Ramos Pinheiro IBC
Wairy Dias Cardoso PSXC

Como órgão autônomo à direção da federação, é o que reza a Lei, penso deveria ser eleito em escrutínio próprio.
Do jeito que se faz, é como se o candidato à presidência da república indicasse sua chapa na corrida eleitoral e nesta estivessem contidos todos os ministros do STF e do STJ.
Outra coisa que penso seja assaz ruim é a não obrigatoriedade da presença do postulante ou, ao menos, de um documento escrito e assinado de próprio punho com concordância, com o intuito de demonstrar publicamente que é aquilo mesmo que deseja representar.
De qualquer forma já algumas curiosidades na lista acima ressaltada:
a) há um presidente!!
b) se os clubes aptos a votarem e serem votados na assembléia eram 15, por quê na composição dos 9 integrantes do TJD 2 clubes tiveram mais representantes que os demais, quando o lógico seria a divisão paritária ?
c) essa distorção na representação leva a uma leitura simples: os representantes de 2 clubes (total de 5 membros) podem, querendo, controlar o TJD (total de 9 membros).
Algumas questões se impõem: como foi eleito o presidente do TJD ? quantos votaram ? quem ficou ausente ? quando isso se deu ?
De fato é uma novidade, mas, penso, que com tais lacunas o início não foi alvissareiro. Nenhum clube foi oficialmente informado de nenhum desses fatos. Espero que o TJD não tenha nascido de costas para os clubes!!
Blanco
E no calendário do fim dos tempos: faltam 99 dias para o xeque-mate!!

Um comentário:

Carlos disse...

Ditadura é a melhor forma de organizar o esporte?
Você afirma: "penso ( o TJD) deveria ser eleito em escrutínio próprio", a vários anos atrás foi feito um estatuto a qual podia se eleger os membros do Tribunal e Conselho fiscal e Diretoria de chapas diferentes, mais essa regra vigorou por poucos anos, e logo houve nova mudança no Estatuto e ficou como é hoje.
No Esporte Brasileiro as Leis são anti democráticas, por que na FEXERJ onde tem registrado na Lista de Rating mais de 500 Atletas, apenas 15 clubes elegem os Poderes?
Não seria mais justo serem eleito pelos Atletas?
Mais isso é sonho nenhum esporte faz isso, por Isso temos, o Caixa D'água, o Barata etc...
Os dirigentes querem se perpetuar no poder como -se o Esporte fosse Cuba e eles o simpático Fidel, e infelizmente os diretores de Clube parecem aceitar esse estado de Direito, já que a eleição da FEXERJ foi ganha de forma expressiva.
Uma pequena correção, o Auditor Eleito Wairy Dias Cardoso não é do PSXC e sim do JTC.

Carlos