segunda-feira, 21 de abril de 2008

Comentários e OPINIÃO

A nota sobre o TJD recebeu o comentário de Mr. Carlos.
Logo abaixo a reproduzirei, pois traz informações interessantes que não poderiam se circunscrever aquele espaço!
Mas, antes gostaria de apontar que:
a) desconheço as informações sobre como era o TJD e sua eleição antes de 2005, pois só retornei ao xadrez naquele então;
b) como a federação não divulgou os clubes pelos quais os dirigentes estão associados, é justo que o erro seja apontado para quem de direito, pois tive o cuidado de verificar na lista de rating onde aparecem listados todos os federados. E por falar nisso: não consta o nome de um dos componentes do TJD. Alguém se habilita a dar maiores esclarecimentos ? Olhando assim, prima face, o TJD estaria ilegal só por isso, mas sempre é possível haver uma boa explicação.
c) como a federação não fez qualquer referência ao TJD, tirante o presidente que indicou, Mr. Carlos é uma das pessoas mais bem informadas sobre o xadrez do RJ. E o procurador: existe ? quem será ? estatuto ? regime de taxas ?
d) a estrutura do xadrez do RJ é totalmente diversa daquela existente em outras federações (SP, por exemplo) e por isso não acho incorreto o voto por clube. Se deve haver alguma representação dos jogadores, penso que sim, mas desmobilizados como sempre foram, seria trocar seis por meia dúzia.
e) puxa, essa coisa de escrever um blog com assuntos, dentro do possível, sérios é sumamente difícil, pois chega uma hora que fica complicado achar o tom e a inspiração para prosseguir. De antemão agradeço ao Mr. Carlos por ter dado algumas dicas do caminho podemos seguir.
Agora, sem encher mais o saco, vamos à leitura:
Carlos disse...
Ditadura é a melhor forma de organizar o esporte?Você afirma: "penso ( o TJD) deveria ser eleito em escrutínio próprio", a vários anos atrás foi feito um estatuto a qual podia se eleger os membros do Tribunal e Conselho fiscal e Diretoria de chapas diferentes, mais essa regra vigorou por poucos anos, e logo houve nova mudança no Estatuto e ficou como é hoje.No Esporte Brasileiro as Leis são anti democráticas, por que na FEXERJ onde tem registrado na Lista de Rating mais de 500 Atletas, apenas 15 clubes elegem os Poderes?Não seria mais justo serem eleito pelos Atletas?Mais isso é sonho nenhum esporte faz isso, por Isso temos, o Caixa D'água, o Barata etc...Os dirigentes querem se perpetuar no poder como -se o Esporte fosse Cuba e eles o simpático Fidel, e infelizmente os diretores de Clube parecem aceitar esse estado de Direito, já que a eleição da FEXERJ foi ganha de forma expressiva.Uma pequena correção, o Auditor Eleito Wairy Dias Cardoso não é do PSXC e sim do JTC.Carlos
21 de Abril de 2008 11:26
Blanco

2 comentários:

NEXAPA disse...

Caro Blanco,

não sei exatamente o q se passou na assembléia em q resolveram te afastar por 30 dias. Não estive presente. De qq maneira não parece lógico e democrático a punição vir antes da defesa. Estranho mas, infelizmente, não surpreendente. Estou solidário. Quero tb aproveitar para comunicar a vc e a todos q frequentam esse blog que coloquei no ar um blog dedicado ao debate e divulgação do Xadrez Escolar no Brasil. Lá já tem um link do Xadrez Opinião.
O endereço é: http://nexapa.blogspot.com/

Espero a visita dos amigos e interessados no xadrez escolar.

Abraços,

AMORIM

Carlos disse...

Não estou tão bem informado assim, pois tentei de todas as maneiras descobrir se tem procurador e não obtive êxito.
Por curiosidade gostaria de saber qual membro do TJD da FEXERJ não é federado , mais parece que não é necessário ser federado para fazer parte destes tribunais necessita de notório saber jurídico.
Estou solidário também.
Carlos.
Obs: Não assinei meu sobre nome com medo de represália, pois não sou tão corajoso como você e infelizmente sou viciado em xadrez e todo sistema ditatorial e duro com quem pensa, se o TJD da FEXERJ, fizer justiça no seu caso, assino.