terça-feira, 22 de abril de 2008

Espaço público - OPINIÃO e 98!!

Ocupar o espaço público é uma tarefa que a ninguém é dado recusar, sob pena da apropriação daquele por interesses particulares, sempre menores e, na maioria das vezes, inconfessáveis.
Esse blog surgiu, penso, de uma necessidade de se discutir coisas que transcendem os meros interesses privados.
Por isso, acredito que, de forma responsável e sem revanchismos, é possível ocupar o espaço público, pensando, substantivamente, em ações em prol do xadrez.
Evidentemente, Mr. Carlos deve ter razão em temer represálias, pois os próprios clubes, desconhecendo suas forças, não tomam atitudes que levem ao questionamento daquilo que entendam reprováveis. Se agem assim, por que alguns deveriam se lançar às feras ?!
Na sociedade, de um modo geral, vemos pessoas reclamando de que as praças são ocupadas por marginais e que tais, mas, fora a denuncia verbal, não há nenhuma ação prática para reverter essa apropriação.
No xadrez, infelizmente, não é diferente. Se cada qual só vê o seu lado, tentando se salvar a despeito dos demais, corre o risco de ser um sobrevivente num mundo em que não há mais o porquê continuar.
O que se nota hoje é que sempre houve um movimento subterrâneo inconformista, que, me parece, está espocando em vários blogs, feitos, sobretudo, não por pessoas que estão contra, mas por pessoas que estão à favor. A favor do xadrez se esclareça.
A conscientização afasta a alienação, fingida ou verdadeira, e, permite que, talvez, dias melhores possam surgir. Nenhuma garantia há disso, mas, entre o conforto sombranceiro da mesmice e o caos da agitação, ao menos as pessoas estão podendo ter uma outra visão das coisas, e, portanto ficará melhor realizar opções que antes eram inexistentes.
E, o calendário lunar diz que restam apenas 98 dias para o xeque-mate!!
Blanco

Nenhum comentário: