sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Eleição para CBX decidida

Um dos candidatos declinou de sua postulação e, por isso, de antemão, já sabemos que o novo presidente da CBX, que será referendado na segunda-feira, será PABLYTO ROBERT, atual presidente da federação do Espírito Santo.
Fofoquinhas e boquirrotos à parte, a mui gentil "carta" do atual presidente da CBX no sítio da entidade, demonstra que o xadrez nacional saiu maior dessa disputa.
E, a novidade alvissareira revelada, é a criação de um conselho consultivo para ajudar o novo presidente de forma a se minorarem as crises que por ventura venham a ocorrer (e ocorrerão).
Creio, sinceramente, que o xadrez do Rio de Janeiro, o verdadeiro, saiu mais forte dessa disputa. Penso que este é o momento culminante para o relançar de novos ares em terras fluminenses.
Em 2008 alguns clubes se esmeraram em tentar elevar o nome do combalido xadrez neste Estado. Citemos a ALEX e o CXGuanabara que realizaram honestos torneios FIDE com norma de Mestre Internacional em disputa.
Iniciativas sempre a provocarem atitudes revanchistas em alguns fofoquinhas e boquirrotos, posto que torneios jogados por pessoas de carne e osso e sem papel de pão para servir de planilhas.
2009 promete novos ares no xadrez nacional, e, por aqui, vamos estreitando e forjando um novo tempo.
Saudamos o novo presidente da CBX, PABLYTO ROBERT, e fica nossa torcida para que sua gestão supere a de seu antecessor, SERGIO DE FREITAS, aproveitando-lhe toda a seriedade e hombridade empregadas, com os novos projetos que buscará implementar.
Blanco