sexta-feira, 4 de julho de 2008

24 x 30!

Uma forma de chamar a atenção, às vezes, se dá através de um título enigmático.
24 são os dias restantes para a data da audiência trabalhista em que teremos de um lado a federação local (RJ). Será que haverá xeque-mate ao interesse do reclamante ou cheque-mate na reclamada ?
O pior que as fichas são todas contra o xadrez deste estado. É improbidade neles!!
Já os 30 se referem a uma informação existente no blog MaiaKowski (link neste blog).
Estarrecido li naquele blog na publicação 48 que o sr. Francisco Schwab, que não conheço, mas que goza da admiração do editor do MaiaKowski, informa o que segue:
Neste fim de semana encontrei na rua o Lourenço, atual Secretário de Esportes de Resende, meu velho conhecido que não via há tempos (eu andei ajudando a promover xadrez aquí, várias vezes, sem sucesso). Ele sempre foi envolvido com diversos esportes atléticos e muito atuante. Pois não é que ele me surpreendeu, dizendo que - curioso de ver a gente jogando - aprendeu a jogar xadrez sozinho, comprou 40 jogos de peças e tabuleiros, e faz tempo vem incentivando o Xadrez Escolar na cidade...!(o programa www.xadreznasescolas.com.br esteve ativo por aquí, em 4 colégios estaduais, mas pelo que fiquei sabendo, no momento está paralizado: também era só em escolas do Estado)Oferecí meu apoio onde possível e comentei que estava a ponto de doar um jogo de peças para meu amigo Dudu Arbex, que está administrando a Biblioteca Municipal de Resende, para servir de polo e dar início a um núcleo de xadrez lá. Pois o local fica bem no centro da cidade e é frequentado por estudantes o dia inteiro. Lourenço comprou a idéia e me garantiu que vai procurar Dudu e implementar isso, vamos ver.Perguntei se ele não tinha procurado apoio da FEXERJ: disse que sim, mas que insistiram em pedir cerca de R$30.000 para promover um evento em Resende...!Conclui-se que certo grau de profissionalização pode ser benéfico, mas se exorbitar passa a ser um entrave ao desenvolvimento do Xadrez.
É isso mesmo, os 30 do título, são, na verdade, 30mil reais para fazer um único evento!!
Com tanto desenvolvimento e ação em prol do xadrez, não espanta que o projeto xadrez escolar Estadual tenha naufragado redondamente.
Para muitos parece que estou numa cruzada contra a federação. Talvez esse seja o pensamento recorrente. Com certeza essa é a visão que alguns tentarão propagar para tentar desqualificar as informações prestadas.
Aqui não se trata de fazer outra coisa que divulgar OPINIÃO. A idéia é singela: conscientização é o melhor remédio para todos os males.
E, para que as pessoas possam igualmente construir suas OPINIÕES, não basta papear sobre os destinos do mundo, é preciso, fundamentalmente, que saibam o que está rolando, leiam outras OPINIÕES e, pari passu, assumam sua posição crítica!
Com o corre-corre da vida e os problemas cotidianos nos assolando fica tão simples esquecer de outras questões fundamentais e, quando tornamos a voltar a atenção, a oportunidade se perdeu na neblina.
Uma contagem sobre um fato que se dará em data certa, mas no futuro, é algo realmente aborrecido. Mas, quantos se lembrariam do problema após tivéssemos dado apenas uma pequena nota há 100 dias atrás.
A contagem é importante, então, para nos deixar alertas e preparados pelo porvir.
30MIL REAIS são de fato uma quantia escandalosamente alta para um único evento, e, talvez, para todos os eventos num ano, vide os prêmios que são distribuídos nos torneios de xadrez.
Eu, daqui, não me pego escandalizado com a INSISTÊNCIA NOS 30MIL REAIS. Me pego assombrado com a elegância de se fazer tal pedido inicialmente.
30MIL REAIS é ... deixa prá lá!!
E, quero agradecer ao sr. Francisco, não por divulgar tal informação, mas por não ter perdido a oportunidade de tentar divulgar esse nosso amado esporte. Se todos que temos a oportunidade conseguíssemos tomar tal iniciativa sem que possível, creio o xadrez tivesse outro status neste país. Eu sei que a maioria tem medo das pequenas vilanias que enojam toda ação virtuosa, mas há que insistir.
Blanco

terça-feira, 1 de julho de 2008

Só 27, hein!! Esclarecimentos ...

Menos 1 dia, então, só restam 27 dias para sabermos quem terá razão: cheque de R$0,00 ou de 100% do pedido!!
Bom, o Dr. Marcelo [Einhorn] veio esclarecer que:
Marcelo disse...
Simples e objetivo...1) Nao fui eu quem te mandou o e-mail original.Nao tenho o que e pq esconder nada,ao contrario de uns,portanto vc recebeu copia.E o Prsidente tambem,ja que tb foi citado.2)Espero que tenha prestando a atenção nos comentários técnicos que talvez não interesse...3)Nao proibi a participação de ninguem.Quem proibe é o RGCO em vigor,que vc mesmo tem cópia.sem injustiças [COMIGO] por favor! HAHAHA
1 de Julho de 2008 01:43
Eu, daqui, não entendi a metade da mensagem e a outra parte ficou-me ininteligível.
Só esclareço que de fato tenho uma RGCO que foi alterada numa AGO no ano passado (Abril), que os dirigentes da federação ficaram de minutar e reencaminhar para aprovação final em Junho de 2007 por parte dos integrantes da AGO. Até agora NADA!!
Então, ele só pode ter falado daquele RGCO (regimento geral de competições oficiais) que, em tese, está valendo, porque o NOVO ainda não foi devidamente aprovado, apesar de passados mais de UM ANO. É muito desenvolvimento e ação juntos em prol do xadrez!!
Blanco

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Sem Injustiças, por favor!

Mr. Carlos expõe sua OPINIÃO mais uma vez cometendo uma grave injustiça a meu ver.
Leiamos:
Carlos disse...
Eu não consigo entender certas coisas na FEXERJ se no torneio só tinha 8 inscritos por que barraram a Inscrição do Elci que todos querem ver jogando. ( Me informaram que é o Marcelo quem não deixou em razão da regra de 2300 absurda por sinal)O Pobre coitado conforme fala no Blog do Maia bateu as caras na porta da AABB -TI e o pior foram alguns jogadores de Mendes que tiveram o mesmo fim triste apos horas de viajem.
30 de Junho de 2008 22:19
Impossível o Marcelo [Einhorn] ter impedido alguém de jogar, pois se ele disse que nada manda, ou, que manda nada, então, deve se culpar a quem de direito.
Sem injustiças, por favor!
Blanco
P.S.: Eu só divulguei os emails da publicação anterior porque fui explicitamente citado num assunto que nada tinha haver com o email que originou aquela digressão. Além do mais havia uma informação importante para a comunidade enxadrística que dizia respeito ao torneio Magistral (que saiu da página da federação, e, por isso, acho que foi cancelado).

Só 28 dias e Nervos à flor da pele!!

É meus poucos leitores, faltam apenas 28 dias para o cheque$$ mate!!
Alguns acham extremamente chato essa contagem regressiva. Fazer o quê. Ao menos se presta um serviço de utilidade pública ao lembrar as pessoas que dirigem ou tem alguma influência no xadrez do RJ que não poderão alegar ignorância.
Involuntariamente, fui incluido num desabafo. O sócio da ALEX, Kleber Victor, sempre muito admirado pelo xadrez combativo, se preparava para jogar o Estadual Magistral, quando, na véspera do evento, mais precisamente, às 17h, recebe email da federação informando-o do cancelamento do evento.
Aquele email gerou outros tantos no qual passei a ser citado indiscriminadamente, apesar de nada ter falado sobre o assunto, e, até mesmo evitado participar.
Leiam e formem suas OPINIÕES.
Marcelo [EINHORN],
por obra do acaso acabo de saber, as 20:00 desexta feira, que o Magistral que estava marcado p/ amanhã, sábado,foi adiado p/ agosto!!! Já estava de malas prontas p/ pegar a estradae ir p/ Rio, e por sorte resolvi ler de novo os emails antes de ir eolha que já tinha lido às 16:00 de hoje!!! A federação me mandou umemail as 17:00 me avisando que o torneio de amanhã foi adiado!! Se nãoabrisse o email de novo ia dar com a cara na porta da AABB-Tijuca.As Alegações do adiamento serem devido à antecipaçãodos Jogos Regionais de São Paulo...., mas isso só foi descoberto navéspera do Magistral?? Ou ninguém se inscreveu no Magistral, além demim?? A partir de agora me considero credor da Federação e um asnocompleto, pois fiz minha inscrição na quarta com o depósito, recebia confirmação da inscrição na quinta, e no final da tarde de sextarecebi o comunicado que o torneio foi adiado por 2 meses...,O Joaquim me chamou p/ jogar o Paulista Absoluto emSantos, e eu disse que não ia poder porque ia jogar o Magistral,marcado na mesma data...
Kleber Victor, O Asno crédulo.
Prezado Kleber
Encaminhei pro e-mail do ig,que tenho espaço e acesso de casa.Estava precisando de uma deixa pra um longo comentario.Antes de responder,aproveito a opotunidade de comentar aoBlanco que saiba separar o que comento aqui,para a publicacao no bloge nao autorizo ou se vc entenda,peco que nao me cite.ou faca alusoes amim. O Maia ja me disse que faz isto. Nao respondo nos blogs pelaforma de exposicao.Ao contrario do subject DESTE e-mail,as criticastem sido DESTEMPERADAS.O Blog do Blanco chega a serchato,repetitivo,com a tal contagem regressiva,alem da agressividadegratuita. O do Maia,exceto direcionamentos pessoais peca apenas e naoé culpa dele,pela surrealidade de alguns de seus leitores comoAnderson,Silvio Henriques e ate o Stelling quando GENIALMENTE,nao nosbrinda com suas solucoes de problemas.A questao da contribuicaoindividual,lhe disse,é interessante de se debater (posso assegurar quenao é a solucao) mas nao com eles.É só ler a resposta. O artigo doAlfredo, excelente,merece reflexoes e comentarios.Maia e Blanco seraocitados adiante,para que possam pensar (Mesquita,leia tb).Sobre o assunto exposto,vc sabe que sempre considerei vc e oBottari pessoas absolutamente equilibradas e isentas.100% coberto derazao seria pouco e como adendo,soube e por e-mail do adiamento e doque é pior,do motivo,ao qual,sinceramente (sera que eu consigoconcordar com o Blanco?) nao aceito. Veja... uma coisa entender queracionalmente deviamos adiar (contra a forca nao tem resistencia) pqtinhamos 8 inscritos (um detalhe...Eu nao iria jogar,nao devo jogardepois tb).A outra é ACEITAR que estejamos sujeitos as intemperies deoutras federações.O Mestres,estava marcado (com o adiamento de 1semana) há meses.O Paulistao (aberto,ARGH!) nao.Ou ACEITAR que porforca dos abertos,teriamos muitos desfalques.E dai? Vc venceu ummestres sobre criticas tecnicas,diminui seu merito? Diminui o seu,omeu direito? o do garoto B petropolitano Matheus que chegou e oBraulio testemunhou isto,como bronze no A e fez um esforço maior doque o nosso pra jogar? Nestas horas é que pergunto ao Blanco (e é esteo erro) e o Maia o que deveriamos fazer...Se criticar,que é facil,se érefletir.Independente do motivo,pelo menos exposto (na qualabsolutamente nao concordo - eu diria QUORUM mesmo) ouadiar,infelizmente,pq seria o melhor... E nao se iludam...nao fariammelhor,como provo abaixo...A razao do problema é matematica.Escrevieste trecho ha pouco pro Salamon:" Examinemos o Mestres. Temos 50 > 2100, alem dos 4 (com 2 reservas)do A e o Igor.Destes 10 residem fora do Estado e o Nobre viajandosempre.3 praticamente "Paulistas",jogariam na regra dos2300...Limp,Diego,Loureiro,Dos 36, 2 vao parar (Roland,Mercadante e 7ja nao jogariam mesmo (Carlos Rosa, Nilton, Manzi e o proprio Barataque so jogam Interclubes, J Costa por trabalho, Jose Jorge que mora emPetropolis e Selmo). Restam 27... Decio,Fernando Santana,Paulino,Renato Carvalho,Vicente ja jogam raramente...22... Nestesencontramos Paolo e Vinicius (estudando),Hilton,Fontes,Evanir,BottariPergunto tb....Esses 10 residentes fora, "contratados" tinham queconstar em nossa lista,apenas pra dizer que temos TITULADOS? (Concordocom Pedro Paulo) Nem falo dos outros 3 (pra mim nao estariam,sãovinculados por outro estado). Nao adianta mascarar,é só prarefletirmos."Antes de apontarmos solucoes que devem ser pensadas (equerer COMPETIR com SP é sofisma.Nem a olimpiada,infelizmente...) decomo aumentar a classe (tenho sugestoes a longo prazo), fica umareflexao... Raimondo por ex,Fontes,pq vcs nao iam jogar? Rosa,vc paroumesmo? Mesquita,tenho certeza que se vc tivesse classificadojogaria...O comentario pra vc é que a razao deles é a inversa dasua,pense (vc tb, Alan). Apesar de defendermos competicoes com maistempo de reflexao,pq tecnicamente é absurdo que naofosse,familia,cansaço e outros fatores comodos desestimulam.Ja naoocorre com vc,Kleber que se planeja...Ate pra ir a Sampa,Vitoria..E oque poderiam fazer?... Pq se tivessemos quorum,qual seria ajustificativa?Quando criticava os torneios do CXG,muitos pensavam que eu naocompreendia que pra um clube "abrir" resolvia a prioridadetecnica.Afinal,tirando o Interior com os classicos,como Niteroi ePetropolis,nenhum clube do Rio (atualmente nem a ALEX) faz internoscom a presença de seus TOPs.FIDE sai caro.Hoje,a propria FIDE baixouos limites,por uma questao de merchandising. Mas as federações e pensoque a CBX em alguns casos tem que primar pelo nivel.Nao adianta vc ser um asno crédulo.Vc tem que continuarfazendo sua parte..Vc pode e deve cobrar.
[]s Marcelo [EINHORN]
Ufa!
Blanco