sexta-feira, 4 de julho de 2008

24 x 30!

Uma forma de chamar a atenção, às vezes, se dá através de um título enigmático.
24 são os dias restantes para a data da audiência trabalhista em que teremos de um lado a federação local (RJ). Será que haverá xeque-mate ao interesse do reclamante ou cheque-mate na reclamada ?
O pior que as fichas são todas contra o xadrez deste estado. É improbidade neles!!
Já os 30 se referem a uma informação existente no blog MaiaKowski (link neste blog).
Estarrecido li naquele blog na publicação 48 que o sr. Francisco Schwab, que não conheço, mas que goza da admiração do editor do MaiaKowski, informa o que segue:
Neste fim de semana encontrei na rua o Lourenço, atual Secretário de Esportes de Resende, meu velho conhecido que não via há tempos (eu andei ajudando a promover xadrez aquí, várias vezes, sem sucesso). Ele sempre foi envolvido com diversos esportes atléticos e muito atuante. Pois não é que ele me surpreendeu, dizendo que - curioso de ver a gente jogando - aprendeu a jogar xadrez sozinho, comprou 40 jogos de peças e tabuleiros, e faz tempo vem incentivando o Xadrez Escolar na cidade...!(o programa www.xadreznasescolas.com.br esteve ativo por aquí, em 4 colégios estaduais, mas pelo que fiquei sabendo, no momento está paralizado: também era só em escolas do Estado)Oferecí meu apoio onde possível e comentei que estava a ponto de doar um jogo de peças para meu amigo Dudu Arbex, que está administrando a Biblioteca Municipal de Resende, para servir de polo e dar início a um núcleo de xadrez lá. Pois o local fica bem no centro da cidade e é frequentado por estudantes o dia inteiro. Lourenço comprou a idéia e me garantiu que vai procurar Dudu e implementar isso, vamos ver.Perguntei se ele não tinha procurado apoio da FEXERJ: disse que sim, mas que insistiram em pedir cerca de R$30.000 para promover um evento em Resende...!Conclui-se que certo grau de profissionalização pode ser benéfico, mas se exorbitar passa a ser um entrave ao desenvolvimento do Xadrez.
É isso mesmo, os 30 do título, são, na verdade, 30mil reais para fazer um único evento!!
Com tanto desenvolvimento e ação em prol do xadrez, não espanta que o projeto xadrez escolar Estadual tenha naufragado redondamente.
Para muitos parece que estou numa cruzada contra a federação. Talvez esse seja o pensamento recorrente. Com certeza essa é a visão que alguns tentarão propagar para tentar desqualificar as informações prestadas.
Aqui não se trata de fazer outra coisa que divulgar OPINIÃO. A idéia é singela: conscientização é o melhor remédio para todos os males.
E, para que as pessoas possam igualmente construir suas OPINIÕES, não basta papear sobre os destinos do mundo, é preciso, fundamentalmente, que saibam o que está rolando, leiam outras OPINIÕES e, pari passu, assumam sua posição crítica!
Com o corre-corre da vida e os problemas cotidianos nos assolando fica tão simples esquecer de outras questões fundamentais e, quando tornamos a voltar a atenção, a oportunidade se perdeu na neblina.
Uma contagem sobre um fato que se dará em data certa, mas no futuro, é algo realmente aborrecido. Mas, quantos se lembrariam do problema após tivéssemos dado apenas uma pequena nota há 100 dias atrás.
A contagem é importante, então, para nos deixar alertas e preparados pelo porvir.
30MIL REAIS são de fato uma quantia escandalosamente alta para um único evento, e, talvez, para todos os eventos num ano, vide os prêmios que são distribuídos nos torneios de xadrez.
Eu, daqui, não me pego escandalizado com a INSISTÊNCIA NOS 30MIL REAIS. Me pego assombrado com a elegância de se fazer tal pedido inicialmente.
30MIL REAIS é ... deixa prá lá!!
E, quero agradecer ao sr. Francisco, não por divulgar tal informação, mas por não ter perdido a oportunidade de tentar divulgar esse nosso amado esporte. Se todos que temos a oportunidade conseguíssemos tomar tal iniciativa sem que possível, creio o xadrez tivesse outro status neste país. Eu sei que a maioria tem medo das pequenas vilanias que enojam toda ação virtuosa, mas há que insistir.
Blanco

2 comentários:

Carlos disse...

Alguns amigos meus reclamaram e resolvi fazer meu o desabafo que vários gostariam de ver publicado, colocando minha opinião( já que o Blanco nunca concorda comigo) nos dois blogs brasileiros de xadrez mais lidos na atualidade.
O site da FEXERJ , certamente é um dos mais bagunçados semana que vem tem( talvez já que até um dia antes não podemos ter certeza se vai ou não ocorrer)o Regional de Mendes que se esperava um numero bem grande de participantes( existe bom publico local), mais a uma semana do evento o site informa breve folder, como se ve:
Próximos Eventos
Regional de Mendes
Data: 12 e 13 de julho.
Realização: FEXERJ e Clube de Xadrez de Mendes
Evento a aberto para federados e não federados.
Vale Rating Fexerj e para cálculo da Taça Eficiência.
Em breve folder.

Alguns clubes disputam a taça eficiência e cada regional é prova importante, e a federação devia ter um pouco de consideração com os jogadores e clubes divulgando com, antecedência a premiação, horário das rodadas , preços das inscrições e hotéis da região, é difícil alguém se programar para jogar algo que não sabemos e não existe a argumentação de que todos os regionais são iguais pois isso não é verdade teve primeira rodada de regional começando as 13 hs e as 10 da manha, e o único evento que teve o folder publicado com alguma antecedência foi o Magistral que foi adiado algumas horas antes do evento, ( menos de 24 horas) e que sumiu as informações dele do site.
Carlos

Unknown disse...

Venho acompanhado este blog e alguns outros de xadrez a algum tempo e vejo que os assuntos são sempre sérios por isso quero levantar uma questão para debate, em todos os esportes a Olimpíada é o evento mais importante e nossa olimpíada de xadrez tem sempre numero record de países e este ano o Brasil vai ter uma equipe muito fraca em razão, da data coincidir com os jogos Abertos do Estado de SP.
A data da Olimpíada é sempre marcada com grande antecedência, entre os vários devaneios da atual administração da CBX este com certeza é mais um ou alguém pensa diferente?
Tenho convicção que um simples oficio no ano passado informando a data das Olimpíadas a administração dos jogos abertos teria mudado a data pois ninguém quer correr o risco de ter um torneio batendo com uma olimpíada, e os Jogos Abertos é com certeza o mais importante evento enxadrístico do Brasil a anos e pedi informação a Secretaria de Esporte e me informaram que a CBX se quer mandou um oficio informando sobre as Olimpíadas.
Este ano vai mudar a diretoria da CBX e se os atletas não se mobilizarem, e participarem ativamente do processo teremos mais 4 anos de choro.
E necessário muito cuidado para não se ter as mesma pessoas no poder apenas mudando o nome do cabeça da chapa.
É importante uma confederação que olhe não somente para os GMs mais também para todos os seus filiados, é necessário que os candidatos mostrem propostas para que se não cumpridas possamos cobrar mais se a comunidade enxadrística não se unir nada teremos pra cobrar.
Minha proposta é fazermos um debate e formarmos grupos em cada estado e com a união pressionar nossos clubes a pressionarem as Federações locais a cobrarem propostas serias dos candidatos, se os enxadristas se unirem teremos grande força no processo eletivo da CBX.
Jorge Lima - SP