sexta-feira, 25 de abril de 2008

A língua do xadrez brasileiro está mudando

O título traz em si uma afirmação enigmática: a língua do xadrez brasileiro está mudando!
Alguns dos efeitos benéficos da informática atingiram diretamente o xadrez: milhões todos os dias podem jogar xadrez mesmo dentro de suas casas, e, o ensino/treinamento com jogadores gabaritados (GMs ou MIs) já está ao alcance dos simples e pobres mortais.
Esses são efeitos evidentes, mas, sem que nos percebamos, a informática e suas incríveis potencialidades vem mudando a língua do xadrez brasileiro.
Não é preciso grande esforço para se deduzir que vivemos numa grande ilha chamada português. Nosso idioma é uma barreira porque muitos poucos países nos expressamos à Camões!
Isso sempre causou um impacto negativo no xadrez brasileiro, devido à escassez de títulos publicados em Pindorama.
Não à-toa a língua materna formativa e informativa dos enxadristas tupiniquins ter sido o espanhol, pois a principal e fundamental literatura enxadrística que nos chegava era toda naquele idioma!! Portanto, para se sobressair o sujeito além de estudar xadrez, tinha que se desdobrar aprendendo espanhol.
Mas, como antes afirmamos, esse quadro vem paulatinamente mudando devido às facilidades que a informática trouxe para a vida moderna. Muitos vêm se aventurando nessa empreitada moderna do empreendedorismo e o xadrez vem se beneficiando crescentemente desse movimento espontânea que não tem pai, mãe, direção ou sentido.
Em São Paulo temos a editora Solis; no Sul a Artmed; enquanto no Rio de Janeiro desponta a Editora Ciência Moderna (www.lcm.com.br).
Ainda há muito por fazer, e, continuaremos tendo que aprender espanhol, mas a dependência já não é tão escandalosamente grande.
Esse movimento de abrasileiramento do nosso esporte permitirá que mais facilmente o número de praticantes do nosso esporte dos reis aumente consideravelmente.
Então, quando pensar num presente, já não precisará ter dúvidas: dê um livro de xadrez em português e faça sua parte em prol do xadrez!


E a roleta implacável do calendário no Rio de Janeiro nos diz que restam 95 dias para o xeque-mate!!

Blanco

Nenhum comentário: