quinta-feira, 5 de junho de 2008

A terra treme ...

Uma das figuras mais simpática, e, exemplo de honradez, probidade e amor ao xadrez se chamava DIJALMA CAIAFA.
Foi um dos fundadores da ALEX em 1974, e, verdadeiro norte para que aquele pequeno clube criasse o amálgama que pudesse trazê-lo até os dias presentes.
Foi presidente da ALEX e da Federação deste Estado do Rio de Janeiro. Passou incólume e nenhum senão pode ser dito, a não ser a crítica velhaca que faziam: "a federação era honesta mas não fazia evento$$ ou promovia competiçõe$$".
É evidente que lembrar seu nome é se associar a essa credibilidade que seu nome ostenta.
Uma verdade universalmente aceita é que quem nasceu aos seus não degenera. E quem nasce degenerado pode se converter ? Mas, como na fábula do escorpião e sapo (este é convencido por aquele a transportá-lo através de um rio sob a alegação de que não poderia lhe aferroar porque morreria afogado, e, no meio da travessia cumpre com sua natureza, ao qual o sapo, ferroado, questiona e é respondido: é a força da natureza), a força da natureza pode até ser escondida, espertamente, mas em algum momento, o convertido ao caminho da honradez se entrega à sua gênese.
Vivi o xadrez na minha adolescência que se deu de meados dos 80 até o final daquela década. Tornei ao xadrez em fins de 2004. Não soube de fatos que mostraram a face negra do egoísmo, da vaidade desvairada e da egolatria que alguns nutrem no xadrez.
Registre-se que parece uma ação orquestrada que visa submeter os valores maiores e mais nobres deste esporte a serviço do maniqueísmo.
Mas essas forças retrógadas que assomam, evidentemente, só podem vicejar num ambiente que lhe permita a existência.
Leiam, por favor, o blog do MAIAKOWSKI e comunguem de nossa tristeza e revolta.
O calendário já indica apenas 54 dias para o cheque-mate! Puxa, o tempo voa lépido!!
A atual diretoria da federação do Rio de Janeiro já perdeu um de seus componentes: transferiu-se para São Paulo o diretor-secretário (o que significa exatamente isso?!).
Fui levar um documento na federação e ninguém o recebeu, exigindo que eu mantivesse contato com alguém da diretoria, por telefone, para agendar a entrevista. São os novos ventos do desenvolvimento e ação nos chegando!!
Blanco

Nenhum comentário: