quarta-feira, 28 de maio de 2008

Esvaziamento e 62!

Dias e dias em branco para repensar a vida e o xadrez!
Concreto mesmo é que o calendário implacável já atinge a marca de 62 dias para o cheque-mate! Nossa última contagem apontava 75!
Evidente uma constatação desse primeiro semestre: os torneios da federação encontram-se extremamente esvaziados. A situação seria pior se a ALEX (http://www16.brinkster.com/rjalex/), que ficou na oposição à atual diretoria eleita, não estivesse participando maciçamente.
O que poderia explicar essa pouca adesão aos eventos inclusive dos atletas dos clubes diretamente vinculados à "nova" diretoria ?
No MaiaKowski (blog com link na página) há uma questão bastante interessante: é melhor ou não termos a cobrança de anuidade dos jogadores ao invés da atualmente cobrada aos clubes ?
Eu ainda não tenho opinião formada sobre esse assunto, mas já declarei explicitamente numa AGE da federação que as condições que determinavam a diferença de anuidade entre alguns clubes (poliesportivos, de xadrez da capital e de xadrez do interior) não mais existiam e, portanto, propus que houvesse um escalonamento em 4 anos para equiparar os diversos clubes pela anuidade dos clubes de xadrez da capital, o que implicaria em diminuição para os clubes poliesportivos da capital e aumento para os clubes de xadrez do interior, de forma que todos passassem a pagar R$320,00/ano.
Penso que a proposta foi rebarbada sem a devida discussão.

Acredito que a tônica dela esteja igualmente na preocupação do MaiaKowski, apesar dele dar outro encaminhamento a questão que em realidade é: como construir uma entidade realmente sustentável e autônoma aos desmandos e sob a real direção dos clubes que a mantém.

Blanco

3 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

E as coisas tendem a piorar se não começar desde já a haver debates e questionamentos dessa ordem. Há ainda o risco de se voltar ao fundo do poço, atingido há mais de dez anos atrás, antes da atual gestão. Felizmente há muito espaço e oportunidades para se fazer bom xadrez aqui no RJ, independente e incondicionalmente.

Anônimo disse...

Só resta perguntar o óbrio:
Por que o cenário não muda ?
Por que o comando do xadrez carioca é o mesmo apesar dos problemas endêmicos que assolam a nossa região ?
De quem é a culpa por não haver mudanças ?

Anônimo disse...

Devia estar eu ébrio quando troquei óbvio por óbrio! :o)