quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Interclubes: Terceiras impressões

O Interclubes é uma festa. Ou, ao menos, assim deveria ser.
Neste de 2008, alguns erros grosseiros foram a tônica. Já alertamos para a fajutice da "enquete".
Tudo bem, se mesmo alertados, todos preferiram do jeito que foi apresentado, é o jogo jogado.
Afora a insistência em tratar os horários como foram concebidas as rodadas com pouco respeito, tivemos outros problemas, um tanto quanto previsíveis, que só gente com desenvolvimento e ação em prol do xadrez competentemente relegaram.
Por que juntar todas as três primeiras rodadas no sábado à tarde ? Isso é um regional ?!
Obvio e intuitivo pela perversa lei de Murphy que no frigir dos ovos o omelete iria desandar.
E não tardou ao cheiro de queimado assomar. Foi logo ao término da primeira rodada que começou pontualmente no horário da organização.
O sucedido: como os programas informáticos de arbitragem e emparceiramento fazem o mister para que foram concebidos inclusive para torneios de equipes, infelizmente, os energúmenos dos seus programadores não conseguiram captar a essência iluminista da pontuação e desempate que são feitos nos maiores centros enxadrísticos do mundo, a saber, Mauritânia, Ilhas Comores e cidade maravilhosa.
Mas, eis que surge das profundezas da genialidade einsteiana a solução: basta entortar o computador que as coisas fora do lugar se encaixarão!!!!!!!
Bom, sobranceira e disciplinadamente, todos ficamos aguardando os enciclopedistas resolverem o problema. Isso levou poucos minutos (1, 3, 19, 79, ... perdi a conta).
Resultado prático: o computador é uma besta inútil, vamos fazer nossa tarefa à mão.
E o torneio teve seu prosseguimento ... Qual o quê!! Alguma alma caridosa e ilustrada, aventou a hipótese de se alterar as regras no correr da competição devido ao esforço em prol do desenvolvimento e ação!!!
E ninguém vai preso!!
Isso era previsível ? Ingenuamente falando era o esperado, mas decidiram participar de uma enquete fajuta, cada qual pensando exclusivamente no seu interesse (individualismo metodológico) esquecendo-se de que o circo que se armava só importaria em depreciação do xadrez.
Contra essa virada de mesa alguns clubes nem quiseram conversa (ALEX, AABB-Lagoa, CFXC, e, perdoe-me, não me recordo do quarto clube): vale o que está escrito.
Corolário dessa mixórdia foi: apesar de ter começado "na hora" (do organizador), o torneio foi terminar após às 22h. Note-se que as pessoas chegaram com antecêndia ao evento, o que significa dizer que chegaram bem antes das 13h. Desgaste familiar, físico, mental, tudo isso foi a gênese desse interclubes, sempre em prol do desenvolvimento e ação do xadrez.
Perdoem-me a tentativa do rebuscar da linguagem, mas é um vício para esconder a minha "ingnorança" nesse mundo que é a língua portuguesa.
Eu, caridosamente, peço-te, eventual leitor que não leia mais este blog, mas, a escolha é sua, e se o fizer não me pertube com esse assunto.
Blanco

2 comentários:

Anderson Morgado disse...

Caro Blanco;
Primorosas suas observações sobre o ITC 2008. Todas as suas impressões estão corretíssimas. Atrasos, tentativas de alteração do regulamento durante o evento e o desrespeito aos participantes foram muito comuns neste evento.
Entretanto, quero incluir algumas questões para estimular a reflexão e o debate.
1. Como pode alguém jogar na A o estar inscrito como jogador e ser árbitro nas outras categorias?
2. Como pode um evento deste porte ter somente um árbitro auxiliar (Silvio Resende)?
3. Se trazem grandes estrelas do xadrez nacional e latino americano, não seria adequado, devido a ausência de árbitros no estado, importarmos árbitros de fora?
4. Se faltam árbitros no Rio, não seria adequado ter uma política de formação de árbitros no estado?
5. Que função exerceu o sr. que acompanhava o presidente da FEXERJ no palco do salão, além de etiquetar medalhas? Diga-se de passagem, etiquetava no momento da entrega;
6. Apesar do aumento de clubes filiados,tivemos uma participação muito aquém das possibilidades, mesmo sendo um evento de 2 dias. O ITC de 2007, de 3 dias, reuniu mais do o de 2008, de 2 dias;
7. Em 2007, algum conforto, água e uma mesa de frutas ao final. Em 2008 nem bananas foram oferecidas. Ou melhor outro tipo de banana.
No momento lembrei destas questões que há algum tempo gostaria de expressá-las.
Blanco capriche no difícil português. Nossa inteligência agradece. E quem sabe não sirva de exemplo.
Caprichar no que fazemos revela o senso de respeito conosco e com os outros.
Abraços;
Anderson Morgado

MI-AF Eduardo Arruda disse...

Prezado Blanco

Me parece que o único clube que estava certo em relação ao interclubes realmente era a ALEX, eu tenho a dignidade de ver que errei ao votar em um único fim de semana mais infelizmente só se aprende com o erro e eu enquanto votar não votarei mais nesse modelo.

Eu também no interclubes informei que a culpa do atraso era somente minha e do Marcelo, pois tentamos fazer com SP 98 um emparceiramento que ele não faz e descobrimos depois de muita luta como conseguir fazê-lo com as regras em vigor da FEXERJ, era muitas equipes e fazer o emparceiramento com fichas provavelmente seria um desastre.

Os atrasos ocorreram por que alem de ter que digitar os resultados, tínhamos que corrigir a numeração mais duas vezes,para mudar a ordem de força ou seja normalmente gastaríamos 3 vezes mais de que se fizemos o emparceiramento pelas regra do SP 98.

Mais o tempo que se gastaria para fazer pelas regras da FEXERJ seria 35 minutos não dava pra fazer em menos tempo, mais a demora maior foi pq usávamos virgula e tínhamos que usar ponto e custamos para descobrir esse erro.

Lembre-se que alem de ajudar na arbitragem eu e o Marcelo erramos capitães de nossas equipes A.

E antes que falem, nos testamos antes nossa formula e não detectamos o problema da Virgula, agora somente aconteceu esses problemas em razão da regra da como fazer o emparceiramento do interclubes da FEXERJ , ser de uma maneira que o SP 98 não consegue fazer e se optássemos pelas regras de emparceiramento do SP 98, usando apenas os critérios de desempates da FEXERJ o emparceiramento ficaria pronto em 10 minutos e o resultado final seria o mesmo,( o SP98 emparcera levando em conta a numeração da 1ª rodada e tínhamos que emparceirar pela ordem dos milessimos)espero que na AG os clubes tenham o bom senso e mudem as regras de emparceiramento do interclubes da FEXERJ, para que seja evitado futuros desastres.

MF Eduardo Arruda