sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

OPINIÃO acerca dos Torneios Regionais

Abro o espaço para uma reflexão acerca dos Torneios Regionais. Desde já o muito obrigado ao Anderson Morgado por externar sua OPINIÃO.

Blanco

"Uma questão interessante para mais debates e OPINIÕES, já que citaste no texto.
Que coisa é essa de Regional?
Um evento que a "matriz" nada faz, divulga na semana do evento, leva o "caramuru" que foi arrecadado após duro e exaustivo trabalho dos DE FATO organizadores e depois põe na sua conta como mais um dos muitos eventos realizados pela ADMINISTRAÇÃO fulano de tal- ADMINISTRAÇÃO, termo que nem mais é usado pelos estudiosos do assunto.
O mundo mudou, mas alguns exibem ORGULHOSOS conceitos do século passado.
Ainda lêem Fayol ou Taylor. Se é que lêem... Mas voltando aos Regionais.A pergunta central: o que os clubes ganham realizando um Regional?
Nós de Cabo Frio, contruimos um evento que não foi válido como regional. A "matriz" não permitiu que escolhessemos o nome do evento, o valor da inscrição, o árbitro... Boicotaram, mandaram emails pedindo para não jogar, marcaram outro evento para o mesmo dia, puseram no site que nosso evento estava cancelado, enfim tentaram de todas as formas desmobilizar os enxadristas para prejudicar nosso evento e nosso clube. Alardearam até que não seria válido para a Taça Eficiência.
Mas, há ainda, pessoas sérias e de bom senso no xadrez estadual:O evento, que para nós é o Aberto de Cabo Frio foi válido sim para a Taça Eficiência e os clubes CFXC, CMX (Macaé) e CXP, receberam seus devidos pontos. Nós arrecadamos, cobrando inscrição inferior aos regionais, e oferecemos premiação superior aos mesmos. Saímos fortalecidos e convencidos de que "Regional" só atende aos interesses da "matriz".
Além do mais o nome é ridículo e diminiu a importância que o evento tem para o clube local. Amigos do interior, reflitam e não se contentem com mariolas."

3 comentários:

Xadrez Opinião disse...

Só interesses menores justificam que se façam boicotes aos eventos alheios.

Isso já presenciamos na ALEX quando nos movimentamos para realizar um torneio singelo de xadrez ativo, que alguns entenderam por bem que era um negócio do outro mundo e que deveria ser severamente punido até.

As reflexões sobre os regionais são assaz interessantes e colocam o eixo do problema no seu devido lugar: nessas condições exatamente por quê realizar tal competição ?
Blanco

neijrodrigues disse...

Desconhecia este fato, mas é aviltante tal procedimento contra o pessoal de Cabo Frio, isto merece um questionamento.

Nei Jorge

Anderson Morgado disse...

Caro Blanco;
Um dado que ajuda a dimensionar o êxito de nossa ação independente são os números do torneio. Tivemos 52 inscritos, 47 iniciaram e 41 concluíram. Se fosse válido como "Regional" teria sido o maior do ano 2008...