domingo, 22 de março de 2009

E continua a saga da rapinagem

OPINIÃO continua sua saga audaz e acelerada na rapinagem de matéria interessantes sobre xadrez.

Em http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/educacao-entrevista.jsp se pode ler uma matéria assaz instigante de NUNO COBRA, que foi preparador físico de Airton Senna.

Para tentar desvendar alguns dos segredos dessa arte milenar que é o jogo do xadrez, o Portal Conexão Professor entrevistou Nuno Cobra Ribeiro, preparador físico e mental.
Nuno foi professor de grandes atletas como Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Patrícia Medrado, Jaime Oncins, entre outros, e de grandes empresários como Amilcare Dalevo, Abílio Diniz, Edson Moura e Átila Francucci.
É autor do livro “A Semente da Vitória”, com mais de 450.000 cópias vendidas. Seu Método de trabalho (Método Nuno Cobra) busca desenvolver, através do trabalho com o corpo, o ser humano em seu completo fluxo de vida: corpo, mente, espírito e emoção.
Iniciou suas atividades profissionais trabalhando com treinamento personalizado em 1952 – o que, várias décadas depois, passaria a ser chamado de “personal training”. Formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Nuno sofreu muito por defender ideias um pouco ousadas e de difícil entendimento para os anos 60. Só a partir da década de 90, em função dos excelentes resultados obtidos por seus atletas, começou a ter suas idéias originais reconhecidas.Atualmente presta consultoria no setor de qualidade de vida individual em grandes empresas e viaja o país como palestrante e conferencista.
Conexão Professor (CP) – O Xadrez pode ser considerado um esporte ou é apenas um jogo que desenvolve o lado intelectual do indivíduo? Ele pode fazer parte das atividades de Educação Física das escolas?
Nuno Cobra - O xadrez é um esporte muito amplo, pois o cérebro 'maquina' o tempo todo e assim abre outras áreas de programação mental de raciocínio, ampliando as conexões inter-neurais.
Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos, além de todo esse desenvolvimento citado, melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas respeito às leis, às regras etc.
CP – O senhor acredita que o Xadrez possa ser usado nas escolas como ferramenta pedagógica? Que habilidades a prática do Xadrez desenvolve nos alunos?
Nuno Cobra - À primeira vista o xadrez parece ser apenas um esporte que atua sobre o cérebro, mas desempenha uma função muito importante no desenvolvimento do corpo emocional, o que, aliás, é básico para o desempenho competitivo de um jovem enxadrista.
Esse esporte possui a vantagem de trazer a pessoa para um contato mais próximo consigo mesma, porque mede suas capacidades de maneira muito concreta. Mais do que em qualquer outra modalidade, ela se dará conta da necessidade de alta concentração.
Ela perceberá que quando se distrai, acaba fazendo um lance absolutamente errado, que não faria nunca se estivesse mais concentrada.
CP – A prática do Xadrez ajuda a melhorar o rendimento escolar do aluno?
Nuno Cobra - O xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções.
A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência.
CP – Que atividades físicas o senhor recomendaria para um enxadrista que quer se desenvolver no esporte?
Nuno Cobra - O que pouca gente sabe, é a relação entre o grau de desempenho cardiovascular e a performance competitiva neste esporte, porque todos imaginam que ele exige apenas do cérebro.
É justamente por exigir tanto da mente, das emoções e dos sentidos, que se torna necessária uma grande eficiência cardiovascular para se ter uma boa performance.
Quanto mais alto o nível da competição, mais clara se torna essa relação. Uma bomba ejetora mais plena (o coração) colocará nas células do cérebro uma quantidade maior de oxigênio. Esse cérebro mais oxigenado possibilitará maior eficiência, maior lucidez e, principalmente, maior velocidade do pensamento, de interpretação e reação aos movimentos complexos presentes no xadrez.
Assim, quem está pensando em melhorar sua performance neste magnífico esporte, deve realizar de maneira sistemática atividades cardiovasculares (caminhar, correr...) que possam ampliar as possibilidades de oxigenação cerebral.
Hoje um campeão de xadrez tem que se envolver num expressivo treinamento cardiovascular e muscular localizado para manter a sua forma e continuar altamente competitivo.
Em sua última demonstração com enxadristas brasileiros, Kasparov conseguiu uma performance assustadora, mas ele já não tem como manter a intensidade de outros tempos, uma vez que o trabalho físico é cada vez mais exigente para manter o nível de competição. Esta é uma demonstração concreta do quanto o desempenho do corpo físico favorece essa concentração máxima, esse vigor orgânico exigido por horas de desgaste cerebral e emocional e o quanto o corpo é agredido nesse nível de competição atual.
CP – O senhor acha que o ensino do Xadrez deveria ser obrigatório nas escolas de todo o país?
Nuno Cobra - Seria maravilhoso! Pois ele é muito completo. Exige a parte mental, física, concentração e, como todo esporte, o exercício da civilidade e cidadania.

Blanco

Nenhum comentário: