segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Interclubes 2008: primeiras impressões

Passado algum tempo da realização do interclubes (ITC) aqui do Rio de Janeiro, fiquei me devendo qualquer apontamento daquele certame.
O interclubes é um torneio fundamental, porque permite que os clubes possam se apresentar e, num ambiente, em tese, de camaradagem, se disputar um bom xadrez, havendo grande troca de experiências e tradições clubísticas entre os enxadristas.
Infelizmente, esse interclubes teve, ao menos para mim, pouco brilho.
Digo isso porque um clube, dos mais expressivos e importantes deste Estado, ficou totalmente ausente.
O brioso e valente CXP (Petrópolis) não compareceu para participar do interclubes. Sinceramente, com tamanha ausência, o interclubes não fica apenas menor; fica com menos brilho, devido a ausência de uma de suas estrelas.
Até hoje não consegui saber o motivo da não participação.
Longe de mim desmerecer os resultados alcançados pelos clubes participantes, inclusive a ALEX, mas o interclubes não é um torneio circunscrito apenas as disputas em tabuleiros, mas onde os enxadristas se congraçam.
Para mim, ao menos, foi uma ausência sentida, pois o CXP é um dos clubes mais ativos deste Estado, promovendo e divulgando generosamente e graciosamente o xadrez.
Blanco

Nenhum comentário: