Faço parte da ALEX.
Se me permitem uma breve exposição: a Associação Leopoldinense de Xadrez, ou comumente chamada aqui no RJ, a ALEX, é um clube de xadrez surgido no subúrbio da zona da Leopoldina (bairro de Olaria).
Na onda Mequinho que varreu o país, um grupo de jovens que se encontravam aqui e acolá, resolveram se juntar e organizar migrando para atuarem no Olaria Atlético Clube, onde havia uma incipiente prática de xadrez.
Após ano e meio no Olaria, o pessoal do xadrez resolveu migrar para alçar vôo solo, e, daí surgiu a ALEX em 28/12/1974.
A ALEX é sócia-fundadora da federação de xadrez do Estado do Rio de Janeiro.
Nesses mais de 30 anos sempre se manteve numa posição crítica em relação à federação, até quando um de seus sócios foi presidente, tudo em prol da melhoria deste nobre esporte.
A ALEX é o único clube VERDADEIRAMENTE pentacampeão (títulos seguidos) da Taça Eficiência: 1986 a 1990!!
Outro feito clubístico foi o 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Clubes!!
Em março último a ALEX realizou seu maior feito dos últimos tempos ao organizar um torneio internacional da FIDE valendo norma de Mestre Internacional.
É importante destacar que neste evento, ganho brilhantemente pelo MI Diego di Berardino, participaram 5 alexanos (50% do total) , o que reputamos num excepcional número!!
Diferentemente de outros, apesar de sua posição crítica, a ALEX prestigia TODOS os eventos indistintamente: no último torneio Estadual Classe C da federação, dos 59 jogadores, 15 participantes eram da ALEX; já no FIDE do CXG dos 28 inscritos 10 são ALEXANOS!!
A ninguém, portanto, é dado o direito sequer de sonhar que na ALEX se confunde o senso crítico com a responsabilidade com o esporte.
Essas constatações, perdoem-me, não são fatos isolados. Poderia ficar aqui enumerando os torneios nas diferentes cidades deste Estado onde sempre a ALEX esteve presente.
En passant, cabe apontar que os clubes dos atuais mandatários da federação (presidente e vice) contribuiram com 3 participantes no Estadual C. E, que isso é uma tônica!!
Blanco
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário