sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Times Biônicos e afronta

Hoje fui informado não oficialmente que alguns clubes vem participar do INTERCLUBES do Rio de Janeiro com suas equipes biônicas!!

Sem qualquer laço com o xadrez local, se importam jogadores somente para satisfazer egos, única explicação razoável.

A ALEX há anos luta contra essa atitude que em nada contribui para a melhoria do xadrez no Estado do Rio de Janeiro.

Não à-toa gastamos nossos esforços promovendo torneios e mais torneios.   Já perdemos a conta de quantos torneios fide já realizamos, sem dar boquinha ou free para nenhum jogador, e tentando valorizar sobremaneira nosso corpo associativo.

Já fizemos inúmeros torneios de Norma de Mestre Internacional.  Sem demagogia, a maioria dos jogadores em cada competição desta era vinculada à ALEX.

Não fazemos torneios para os outros.

As equipes biônicas só servem para desestimular o trabalho árduo que os clubes promovem para engrandecer o INTERCLUBES e criam uma fraude esportiva.

Já ouço alguns elogiando poderem jogar contra fortíssimos jogadores, apesar de ser um experiência artificial e ridícula:  jogar com o TR (tempo de reflexão) de 1h/jogador, não valendo rating fide, sem bônus de tempo, a "(des)organização" não providenciando relógios e peças.

É como comemorar ver ídolos através de vidro!  Tem quem goste deste tipo de propaganda.

Esses que elogiarão, não veem que essa fraude esportiva só atrapalha o desenvolvimento da competição e cria um ambiente de desestimulo.

Nem sei porque voltei das catacumbas, mas ABAIXO AS EQUIPES BIÔNICAS!!

Blanco

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONVERGÊNCIA crescendo e frutificando

O movimento CONVERGÊNCIA vai ampliando seus horizontes!!
Veja o logo de adesões e descubra o novo partícipe da nova história que buscamos construir no xadrez deste Estado:



Agora, como diz o MF Mascarenhas:  só depende de nós e dos que desejarem convergir!!

Blanco

terça-feira, 31 de maio de 2011

Observações sobre Pré-Olímpico Feminino no RJ

Às vezes, nós ibéricos somos acometidos de saudade.

Esta se revela de diversas formas.  Tive um desses acessos e voltei a reler o passado desse blog.

Eis que me deparo com o seguinte texto:

domingo, 25 de abril de 2010
Pré-olímpico feminino
Terminou o pré-olímpico feminino neste domingo.
Não sei como foram decididas as formações anteriores do Brasil, mas, me parece que a opção adotada foi um tremendo sucesso.
O xadrez feminino necessita de maior apoio institucional da CBX para poder sonhar em atingir o patamar de países limítrofes.
Primeiramente, um número maior de competições torna-se necessário. Nesse sentido, o pré-olímpico vem minorar a lacuna.
No Rio de Janeiro, o xadrez feminino praticamente é inexistente, tal a falta de apoio. Umas poucas que heroicamente tentam manter-se ativa, apesar de tudo contra.
Evidentemente, diante de tamanha diferença de força para os demais países latinoamericanos torna-se necessário que a CBX implemente um trabalho de treinamento para as classificadas, visando dar musculatura e unidade para a equipe.
Blanco

O modelo anterior desdobrou, agora em 2011, num circuito de 6 etapas.

Creio que estamos numa rota feliz, pois a evolução fica evidente a cada etapa disputada.

Todo modelo traz em si vantagens e desvantagens.  Não estamos no mundo ideal, mas, se quebrou a inércia, o que pode ser constatado com a participação de jogadoras que estavam afastadas e até de novatas que se arriscam.

Penso que é uma aposta generalizada: jogadoras, organizadores, clubes e CBX.  Todos visando quebrar a modorra que impede que o xadrez feminino ganhe cada vez mais expressão.  Aos poucos os pequenos incentivos fará com que o xadrez feminino vá crescendo de forma orgânica e perene.

A ALEX em parceria com o CXGuanabara tivemos o prazer de acolher neste último final de semana a segunda etapa do circuito promovido pela CBX.

Todo o esforço foi feito para que as condições mínimas oferecidas estivessem condizentes com o desforço que as participantes fazem para praticar o xadrez:  peças e relógios digitais em todas as mesas, boletins ao final das rodadas, transmissão on line das 4 últimas rodadas, cafezinho, toalha branca, guloseimas, brindes, e atenção a qualquer pedido.

No Brasil somos pouquíssimos clubes exclusivamente de xadrez.  Só existirmos já é algo digno de nota.  E, além disso, toda a estrutura é praticamente centrada no xadrez masculino.  Nos desdobramos para que o resultado fosse digno

Embrionariamente, um futuro mais pujante para o xadrez feminino para estar espocando.

Todos que nos envolvemos nesse último final de semana com o torneio ficamos agradecidos de ver a disposição e a força de vontade para jogar xadrez.  São ações inspiradoras para que melhoremos.

Blanco

sábado, 26 de março de 2011

CONVERGÊNCIA - um ano

Hoje o movimento CONVERGÊNCIA completou um ano de existência promovendo xadrez.

Sem objetivar substituir os clubes, veio com o propósito de ser um movimento para bafejar de novos ares o ambiente modorrento que o xadrez do Rio de Janeiro vem passando.

Nesse primeiro ano se incentivou fortemente a pratica do xadrez em todos os pontos do Estado, não discrimando categoria, idade, rating, pois se vislumbrou que congregar e convergir era o substantivo para relançarmos o movimento enxadrístico neste Estado.

A ALEX sempre apoiou fortemente todos os movimentos em prol do xadrez. No surgimento da CONVERGÊNCIA vimos o nosso esforço recompensado e que o fruto do trabalho de remar contra a maré, ainda que isolado, aos poucos vai mobilizando as pessoas.

Hoje, estivemos prestigiando o torneio de xadrez rápido na Barra da Tijuca os seguintes alexanos: MF Maia, MF Mascarenhas, ex presidente Hermann, o novo papai Fred, Zé Eduardo, Alfonso e Blanco.

Outros tantos clubes apareceram. Veio gente da AABB, TTC, AXXM, CXGR, CXG, CMUN, CXV, CXM, entre outros.

Blanco

quarta-feira, 2 de março de 2011

Uma noite com o XADREZ no Centro Cultural da Justiça Federal

Queridos Enxadristas,

Peço especial atenção com o evento que ocorre esta 4a, dia 2 de março, no Centro Cultural da Justiça Federal.

Em termos de popularização do xadrez com um público que normalmente não frequenta essas rodas, penso que a oportunidade é maravilhosa, até para testarmos o que podemos fazer para atrair mais adeptos, mais sócios, mais divisas enfim para o jogo.

Contando com a massa dos enxadristas federados,

Um grande abraço

Adriano (idealizador do evento)


Recebi o convite acima e entusiasmado repasso para geral!!

Então, enxadrista, federados ou não, estamos combinados que amanhã (02.03.2011), às 18h30min, o CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL estará homenageando o xadrez e nós prestigiaremos o evento!!

Pelo inusitado da proposta, um órgão da Justica, e mais que isso, um órgão fora do ambiente do xadrez prestigiando esse nosso esporte é que devemos prestigiar e participar para que seja um sucesso.

O evento será beneficente (entrada por R$10,00 revertida para instituição de caridade).

O Centro Cultural da Justiça Federal fica na Avenida Rio Branco 241 (entre a Biblioteca Nacional e a sede da Justiça Federal, bem em frente à Cinelândia)

Abaixo outras informações do evento.

Sua presença é imprescindível para prestigiarmos essa homenagem ao xadrez e aos alexanos que serão homenageados.

Blanco

Abaixo postagem do blog do Maiakowski: http://maiakowsky.blogspot.com/

909- IMPERDÍVEL: "UMA NOITE COM O XADREZ", EVENTO NO CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL

MF Alberto Mascarenhas irá falar sobre o Xadrez na sua vida

Xadrez, um jogo secular que atrai milhares de praticantes pelo mundo, é o tema desta iniciativa do Centro Cultural Justiça Federal. Surpreenda-se ao descobrir como o Xadrez pode estar presente na arte e no coração de pessoas de quem você nunca desconfiou!

Participantes: André Fontes, Alberto Mascarenhas, Augusto Werneck, Bernardo Katz, Ricardo Oiticica, Sergio Mota e William Douglas.

Realização: CCJF, AJUFE, AJUFERJES e ALEX - Associação Leopoldinense de Xadrez .
Apoio: SISEJUFE

A renda será revertida para uma instituição beneficente (R$ 10,00 a entrada).

D ia 02 de março, quarta-feira
das 18h30 às 21h30

CCJF - Avenida Rio Branco 241 (ao lado da Biblioteca Nacional e da sede da Justiça Federal, em frente à Cinelândia)

Programação:

Abertura
Dr. André Fontes - Depois Dr.André abrirá cada parte

1a Parte - XADREZ É ARTE


Performance poética de Sérgio Mota, baseada em textos que façam menção ao xadrex como por exemplo o do escritor Stefan Zweig - Documentário Lost Zweig de Silvio Back, dos livros O Jogos imortal imortal Ed. Zahar e Mitos emXeque Ed. Globo.

2a Parte - XADREZ É MUSICA

O violoncelista Bernardo Katz tocará acompanhado de um pianista. A confirmar a participação do pianista e dos nomes

3a Parte - O XADREZ NA MINHA VIDA


Mediador: Ricardo Oiticica

Depoimentos por:

William Douglas - Juiz Federal

Augusto Werneck - Procurador do Estado

Alberto Mascarenhas - Engenheiro - Globo SAT -

Bernardo Katz - Músico

4a Parte - ENCERRAMENTO


Será prestada uma homenagem ao Desembargador falecido Luciano Belém, na pessoa de seu filho o Cardiologista Luciano Belém. Também será prestada uma homenagem aos servidores federais e enxadristas Carlos Rosa (SJRJ) e José Eduardo Maia (TRT). As placas serão entregues pelo Dr. Abel para o Luciano e pelos Drs. Arthur e Adriano para os Servidores.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

CONVERGÊNCIA: ano 1!!


Aos enxadristas do Estado do Rio de Janeiro,
A união de vários de nós, insatisfeitos com a situação de gestão no Xadrez do RJ, produziu um efeito revolucionário no ano de 2010, bem maior até que as expectativas iniciais do que passamos a chamar Movimento Convergência do Xadrez Fluminense!  Neste 26 de fevereiro de 2011, a “Convergência” completa seu primeiro ano de existência ! Que maravilha poder sonhar e realizar esses sonhos!
Nesta data marcante para nós, temos muita alegria e orgulho em celebrar com a comunidade enxadrística fluminense e carioca tudo que planejamos, fizemos e faremos JUNTOS! Com erros e acertos, mas com muita dedicação e amor, avançando sempre, inexoravelmente e a cada dia mais robustecidos e melhores, em prol do Xadrez em nosso Estado. A resposta que recebemos desta comunidade é nosso maior incentivo e sinalização de que estamos no caminho certo!
Muito já foi dito sobre nossas realizações e os números publicados referentes ao ciclo do ano de 2010 não têm contestação: 38 torneios, 5 palestras, 2 cursos de arbitragem, 1079 inscritos e premiação de R$ 36.150,00! E mais faremos, posto ser nossa premissa maior a massificação e qualificação do Xadrez em nosso Estado. Publicamos há meses um consistente Plano de Trabalho que suporta de forma transparente tudo que fazemos e que pretendemos fazer, plano este que temos seguido à risca, na medida de nossas possibilidades financeiras, temporais e humanas. Quem mais fez isso (com o devido respeito a todos os envolvidos com o Xadrez fluminense)? Quem mais apresentou resultados dessa ordem? Quem mais se expos como nós?  Quem mais trabalhou como nós? Reflitam sobre isso, por favor.
Para que qualquer outro grupo ou indivíduo possa ter o mínimo direito de nos criticar, deve, a priori, se posicionar no mesmo nível de realizações que conseguimos atingir. Deve apresentar um cartel e esforço da magnitude que apresentamos. Que em vez de lançar discursos estéreis e falaciosos, arregace as mangas e trabalhe arduamente para construir algo semelhante (e desejamos muito ver isso acontecer!).  Tudo em prol do Xadrez fluminense e carioca! Cansa-nos identificar propostas vazias ou mirabolantes, críticos ocos que nada fazem e que repetem modelos já viciados de erros passados e totalmente ineficazes quanto a resultados concretos.
Mas vamos falar positivamente do presente e do futuro próximo!  Começamos 2011 com as finais dos circuitos de 2010 (21, Blitz e IRT) e tivemos a grata satisfação de ver acontecer uma norma de MI FIDE num torneio em nosso Estado! Há quanto tempo isso não ocorria? Consideramos o ITT FIDE (Final do Circuito IRT) como uma grande coroação do nosso trabalho em 2010. Do ciclo de 2011 já tivemos dois IRTs realizados (ALEX e CXG) e exatamente em nosso primeiro aniversário ocorre o IRT Aberto do Brasil Cidade Maravilhosa! Depois do Carnaval abriremos a temporada dos circuitos mais populares do Movimento Convergência (21, Blitz, Praça) e conclamamos a adesão de todos!  Assim, JUNTOS construiremos uma realidade ainda melhor em 2011!
Aproveitamos este nosso primeiro aniversário para convidar mais clubes e enxadristas de nosso Estado a comporem em nossas fileiras! A luta pela ampla melhoria que desejamos ver acontecer, efetivamente está apenas em seu início, pois temos de focar o aumento da base de praticantes, com ampliação de professores e eventos escolares, e de jovens, com disseminação em mais cidades de torneios e ciclos de treinamento, com mais qualificação e suporte aos talentos emergentes e maior intercâmbio entre as entidades já existentes.
Vale enumerar os grandes avanços e conquistas obtidos até o momento: Grande mobilização dos enxadristas de nosso Estado, 20 (vinte) entidades diretamente apoiadoras, forte realização de eventos FIDE (circuito IRT e avulsos), criação de circuitos populares e de fácil participação (21, Blitz, Praça), palestras técnicas, cursos arbitrais, transmissões on line, maciça utilização de relógios digitais, peças e tabuleiros (inclusive digitais!) de boa qualidade, programação e horários das rodadas fielmente cumpridos, comunicação ágil de resultados e de novos eventos em diversos blogs, incluindo o Espaço Amador, e mais faremos !
Pretendemos lutar pela indicação dos clubes federados e com direito a voto para a posição de gestores do próximo ciclo da FEXERJ a partir de 2012 e fazemos, desde já, uma pergunta: COM QUEM VOCÊS QUEREM ESTAR EM 2012?
Que cada um de nós, enxadristas e clubes fluminenses, avalie imparcialmente todas as possibilidades que serão ofertadas até o dia das próximas eleições da FEXERJ. Discursos agressivos e sem correspondente capacidade de trabalho e realização prática devem ser sumariamente ignorados. O apoio deve acontecer para o grupo de pessoas que realmente deseja melhorias e que apaixonadamente TRABALHE E APRESENTE RESULTADOS CONCRETOS.
Não somos perfeitos (jamais seremos), mas buscamos a perfeição em cada ato nosso com a máxima dignidade e esforço possível, contando sempre com o apoio e crítica construtiva de cada enxadrista carioca e fluminense.  “Fakes” e anônimos inconsequentes (mas oportunamente aproveitados por alguns), pesquisas de opinião completamente distorcidas ou tendenciosas (também pateticamente aproveitadas por alguns) e tentativas levianas de diminuir nosso trabalho e capacidade organizacional (quando nada é feito de efetivo ou feito com baixíssima qualidade e/ou representatividade) devem ser repudiadas por todos nós.  
Preparemo-nos para um período politicamente muito intenso e saibam que ao longo deste ano discutiremos em detalhe nossa proposta de trabalho com clubes interessados e seus legais representantes, que em síntese representam cada grupo de enxadristas em nossas cidades e Estado. Mas não ficaremos apenas nesse nível, pois também já abrimos um excelente canal de comunicação com cada enxadrista que deseje propor sugestões ao nosso plano de trabalho (basta ver respectivas postagens nos blogs que nos apóiam e divulgam) via email xadrezriodejaneiro@yahoo.com.br
Que 2011 e anos seguintes tragam-nos ainda melhores ares para nosso Xadrez fluminense. Que consigamos avançar ainda mais e que mais apaixonados(as) unam-se a nós para essa dura missão de melhoria e qualificação do amado Xadrez em nosso querido Estado do Rio de Janeiro.
Por fim, nosso agradecimento especial a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a existência desse movimento, com trabalho duro e constantes sugestões, com apoio presencial nos eventos, na divulgação ou como mecenas. Essa união crescente de forças convergentes é que faz nossa grande diferença !!
SÓ DEPENDE DE NÓS!
Movimento Convergência do Xadrez Fluminense