terça-feira, 5 de junho de 2012

FEXERJ novos ares

Já vivemos novos ares no xadrez do RJ.
   A FEXERJ, na nova gestão do MF Alberto Mascarenhas, já colocou no bolso o que vinha sendo a tônica:  torneios mal organizados, poucas inscrições e muitos abandonos.
   No último final de semana o CXP (Clube de Xadrez de Petrópolis) recebeu o Estadual Classe B.  Foi uma aposta arriscada, pois a maioria dos jogadores se concentra na cidade do Rio de Janeiro.
   Tudo ocorreu bem e os 50 jogadores que se inscreveram (tivemos apenas 2 desistências) ficaram satisfeitos com o que lá puderam vivenciar.
   Sei que o JOCA não noticia informações do RJ, por que será ?, e muitos de seus leitores não saberão como rapidamente está mudando a cultura em terras fluminenses.
   Quem desejar verificar as informações poderá ir em:  http://www.fexerjcomunica.blogspot.com.br/
   A CBX já noticiou a nova direção da FEXERJ.
   Esta se fazendo xadrez e muito.  E o esforço de desintoxicação do que vinha sendo feito será longo e cheio de contratempos, mas o grupo novo está se dedicando para que se vire de forma radical a página de um modelo esgotado que existia.
   Não se tem a pretensão de rapidamente rivalizar com outras entidades, mas não nos resumiremos aos torneios de xadrez blitz ou rápido.
   A próxima competição, torneio de menores, será em Três Rios.
   Assim vai se privilegiando as ações em clubes e ajudando a fomentar o movimento interno destes, que, em verdade, SÃO a federação.   E isso acabará refletindo na ação interna dos clubes pelo incremento das atividades internas.
   Penso que estamos vivenciando um processo mais geral e de longo curso que está fomentando uma nova realidade para o xadrez do Brasil.
   Em São Paulo, vemos (http://bloguinhodomelo.blogspot.com.br/) que as coisas estão movimentadas por lá também.
   Não será um processo simples, linear e sem reviravoltas.  Mas, é fundamental juntarmos todas as forças pró xadrez para criarmos um ambiente que permita o crescimento do xadrez.

Blanco
  

sexta-feira, 1 de junho de 2012

MASCARENHAS é o legítimo PRESIDENTE da FEXERJ

Depois de um longo trabalho de convencimento e muitas pedras ultrapassadas podemos dizer, COM ABSOLUTA CERTEZA e SEM CONTESTAÇÃO, que o MF ALBERTO PINHEIRO MASCARENHAS é o PRESIDENTE DA FEXERJ.

Uma nova era se abre no xadrez deste Estado.

O papel subalterno que vivíamos, chegando ao cúmulo de nem segunda força nacional mais sermos, definitivamente ficou para trás.

Será um longuíssimo processo de desintoxicação de mazelas há muito arraigadas!!

Mas, o início já foi alvissareiro: o Estadual Classe C, que alguns tentaram melar até com a polícia, foi um sucesso absoluto com 54 inscritos e 47 que finalizaram a prova.

No MAIAKOWSKI há outras informações sobre a eleição do MF Mascarenhas!!

Abaixo reproduzo:

"sexta-feira, 1 de junho de 2012


1250- RCPJ CONFIRMA: ALBERTO MASCARENHAS É O PRESIDENTE DA FEXERJ!!

Comunicamos à comunidade enxadrística do Estado do RJ que o RCPJ (Registro Civil de Pessoas Jurídicas) registrou a ata da Assembleia Geral Ordinária (AGO) FEXERJ de 21 de abril de 2012 que elegeu o MF Alberto Pinheiro Mascarenhas como Presidente da FEXERJ para o período 2012-2015. O RCPJ também já havia registrado a ata anterior da Assembleia Geral Ordinária (AGO) FEXERJ do dia 10 de fevereiro de 2012 que levou às consequências já conhecidas pela comunidade enxadrística.
   Tal registro da AGO de 21/04/2012 garante publicidade, autenticidade, segurança e eficácia do ato jurídico correspondente à eleição supracitada.
   A FEXERJ, cuja atual diretoria foi eleita na AGO de 21 de abril de 2012, estudará as devidas sanções a clubes e enxadristas filiados que participarem a partir desta data, e durante a atual gestão, de eventos ditos oficiais da FEXERJ sem a devida chancela do presidente Alberto Pinheiro Mascarenhas, assim como também a pessoas e associações que usarem o nome e logomarca FEXERJ indevidamente.
   Alberto Pinheiro Mascarenhas
   Presidente da FEXERJ"
Cenário de terra arrasada, mas de gente de brio que está arregaçando as mangas para reverter e trazer o xadrez fluminense para a ribalta!!
Todos poderão ajudar, cada qual do seu modo, e vamos juntos reconstruir a FEXERJ.
Blanco

domingo, 6 de maio de 2012

De Cara NOVA!!

Já temos uma cara nova para anunciar da FEDERAÇÃO.

   Vejam em
http://fexerj2012-2015.blogspot.com.br/

   Importante perceber a importância dada pelo presidente MF Alberto Mascarenhas à história do xadrez deste Estado.

   A visita ao  AI Alfred Salamon é sintomática dos novos tempos que se avizinham.

   E já tem uma apresentação que dá as diretrizes do futuro árduo, mas gratificante que iremos contruir.

   O xadrez do RJ voltará a ocupar seu lugar de importância no cenário nacional em pouco tempo.

   E já temos um calendário que contempla as principais competições federativas.

   O blog está arregaçando as mangas e dando total apoio à nova direção!!

Blanco

quarta-feira, 2 de maio de 2012

AGONIA ...

Nós poderemos responder à comunidade enxadrística que desde 10 de Fevereiro último novos ares percorrem o xadrez fluminense com a assembléia estatutária de 2010!!

É inacreditável mas essa AGO que deveria ter ocorrido até o fim do primeiro trimestre de 2011 só foi realizada em Fevereiro de 2012.

Mesmo assim, o ambiente foi desanuviado.

Os clubes mantiveram-se, diante de tudo que lá aconteceu naquela AGO, firme no intuito de mudanças.

Isso culminou no último dia 21 de Abril com a eleição do MF ALBERTO PINHEIRO MASCARENHAS para presidir a federação local.

Muito palavrório se vê e lê por aí tentando esconder o que de fato e de direito está, hoje, se passando no xadrez fluminense:  os clubes, que de fato são os donos da entidade federativa, decidiram, por aclamação eleger um dos mais fortes jogadores ativos do Estado.

Mascarenhas, posso testemunhar, não é só uma pessoa ímpar, que se desdobra pelos seus sonhos, como um forte, atuante e apaixonado jogador de xadrez.  Não é aposentado ou fake de jogador.  Prestigia com seus conhecimentos qualquer pessoa que se aproxime para conversar sobre xadrez!!

Sua empolgação se reflete em todos aqueles que passaram a se mobilizar por mudanças no xadrez!!

E é um cara que não foge da luta, pois o futuro é demais complicado objetivamente falando.

No que puder, ele pode ter certeza que a ALEX e seus associados estão fechados em ajudá-lo a superar o status quo reinante para benefício do xadrez e engrandecimento deste Estado, que hoje ocupa papel secundário no cenário nacional.

Blanco

quinta-feira, 8 de março de 2012

Condolências ...

Hoje foi um dia atípico para mim.  Testando os limites da paciência, fiquei sem internet durante todo o dia.  Mas, bravamente tentei por quase 3 horas brigando para tentar acesso à www.  Nada!

Fiquei ouvindo rádio nesse meio tempo.  O rádio é um hobbie (?!) que lanço mão sempre.  Lá pelas tantas ouço uma notícia chocante:  uma pessoa (não prestei atenção ao início da matéria) havia falecido em decorrência de parte de um poste o ter atingido no crânio.   Na  hora lamentei a perda de uma vida de uma forma tão estúpida.

No fim da tarde recebo um telefonema do MF Arruda buscando informações comigo sobre o falecimento de nosso amigo CARLOS AMORIM, árbitro e enxadrista aqui do Rio de Janeiro.

Achei que era brincadeira.  Mas, ao buscar confirmar a informação fiquei entorpecido e incrédulo.


CARLOS AMORIM se foi no dia de hoje e já deixa lacuna na sua alegria, jovialidade, hombridade e respeito profundo ao xadrez!

A ALEX (Associação Leopoldinense de Xadrez) e seus associados estamos de luto e externamos nossas condolências para os familiares de CARLOS AMORIM.

Blanco

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reprovação Total

No último dia 10 tivemos a realização da AGO (assembléia ordinária) da federação local de xadrez.

Importante ressaltar que esta AGO deveria ter ocorrido até 31 de março de 2011, como exige o estatuto, já que é  referente ao ano de 2010.

Evidente que é uma demora escandalosa!!  Total desrespeito para com os clubes que SÃO a federação.  Forma que alguns veem de tentar submeter os demais aos seus caprichos, pois outra justificativa não há.

Gostaria de compartilhar, sobre a AGO, que: o fato FUNDAMENTAL foi a REPROVAÇÃO (justificada) das contas da diretoria 2008/2011.

A federação informa a existência de 22 clubes no sistema federativo.

Sem entrar no mérito de se alguns clubes ainda fazem parte do sistema ou não, vale dizer, trabalhando acriticamente com o número absoluto informado, podemos afirmar que:

a) estiveram presentes na última AGO 17 clubes, ou seja, 77,27% dos que compoem todo o sistema;
 
b) segundo a diretoria da federação, apesar das forte oposição dos clubes impedidos de votar, somente 14 clubes de todo o sistema tinham direito a voz e voto, logo, 63,63% dos que compoem o sistema;

c) 1 clube se retirou no início da AGO por problemas na representação (duas pessoas com procuração);

d) assim, se diminuiu o quorum e, dos 13 clubes com direito a voz e voto que começaram a AGO, deram prosseguimento e terminaram aquele evento 8 clubes, ou seja, 61,54% dos clubes com direito ao voto;

e) se somarmos aos 8 clubes com direito a voz e voto os outros 3 presentes com direito apenas a voz, então, tivemos a finalização da AGO por 11 dos 17 clubes, ou seja, 64,70% daqueles que começaram a assembléia.  E, com o quorum reduzido (retirando-se o clube que se afastou espontaneamente da AGO) então,  o percentual sobe para 68,75%.   A ESMAGADORA maioria continuou e finalizou a AGO!!

É INSOFISMÁVEL o repúdio que a diretoria 2008/2011 sofreu dos clubes que nada mais SÃO QUE A VERDADEIRA FEDERAÇÃO.


É evidente que se retirarmos alguns clubes que não vem participando do circuito, então, todos os índices aumentarão e significarão inapelavelmente que a VERDADEIRA FEDERAÇÃO (os clubes) estiveram EM SUA MAIORIA ABSOLUTA na AGO e decidiram soberanamente sobre os próprios destinos e de SUA federação.

Os números falam por si e só mostram o que acontece por estas bandas:  acabou!  É chegado o momento de mudanças substantivas.

Tentam alguns fingir que nada passou.  O FATO concreto é que os CLUBES se juntaram e tomaram as rédeas de SUA federação.

Tentando tapar o sol com a peneira, agora falam em fazer um ESTADUAL de 2011 em fins de fevereiro, após reiterados adiamentos.  Será o ápice do desprestígio!!  Não vejo legitimidade nesse torneio.  E, nem sei se os resultados serão homologados, até porque quem será o árbitro autorizado a conduzir essa ilusão ?

Aos jogadores que lá pensam em aparecer, fica o alerta.  A responsabilidade para melhorar depende, também, de pequenos gestos.

Os clubes terminarão o calendário de 2011 realizando O autêntico e verdadeiro ESTADUAL nesta unidade da federação.

Blanco

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lanterninha

Um dos meus maiores dilemas reside no fato de ser um cara que busco incessantemente a informação precisa.  Não gosto de ficar de bobeira na esquina servindo de inocente útil para interesses inconfessos.  Poderia me contentar em ser mero espectador, mas me atrevo a querer ser mais.  Nunca me imaginei como ator principal; a função de lanterninha, de outro lado, eu passo.

O papel de ignorante, quer dizer, aquele que ignora, eu tento a todo custo e com o maior esforço ultrapassar.   Algumas vezes consigo, outras não, todavia, o fundamental é tentar sair do círculo vicioso.

Várias coisas me irritam profundamente, e, entre estas, está o fato de alguns acharem que tenho informações privilegiadas.   Não as tenho.  É meu esforço para não ficar na ignorância que alguns insistem em nos deixar que reputo esse achismo.

Como busco continuamente estar a par dos fatos, não fico a espera que alguns façam seu serviço mais comezinho.  Não dou esse gosto para aqueles que se mostram sem responsabilidade com a função que assumiram.

Enigmático ?  São meus textos, fazer o quê.  Sugestão é você abandonar a leitura aqui e ir para a praia.   Depois não venha reclamar.  
 
Acho mais divertido fazer o leitor me acompanhar e discutir do que entregar-lhe tudo pronto para consumo imediato.

Bom, voltemos ...

Falo abertamente para aqueles que me pedem, pediram e pedirão o(s) "estatuto(s)" da federação local de xadrez.


Ora, senhores, não briguem comigo pois não reclamo de vocês, que buscam se atualizar minimamente.  Eu também cansei de esperar que tal informação fosse veiculada pela entidade federativa, de um lado, e, de outro, o vice-administrativo cumprisse o mínimo de seu papel estatutário.

O vice-administrativo não fica adstrito a ação dos superiores, ele, para cumprir sua função, pode tomar a iniciativa que, inexplicavelmente, não toma:  divulgar abertamente a informação.


Não posso taxar essa ação, que para mim é proposital, de competência, não é verdade ?  Competência passa longe desse tipo de proceder.


E estou a falar do mínimo que o diretor deveria fazer que é dar publicidade dos estatutos, atas de AGO/E e demais documentos da entidade federativa.

 
Esse tipo de informação não deveria ser segredo de polichinelo!   É direito dos diferentes segmentos do xadrez deste Estado terem fácil acesso a tais informações.

Eu não tenho o hábito de ficar bajulando ninguém, e, muito menos jogar a culpa da minha inação nos outros.

 
Não tergiverso para fugir da responsabilidade.  Por isso muitos me procuram atrás de uma luz:  vc tem o estatuto, pois já solicitei e nada ?

A vice-administrativa é, falemos sem rodeios, um caos.  Seu ocupante não é novato na função.  Fosse, ainda poderíamos dar-lhe um crédito.  Jamais exerceu corretamente as prerrogativas que lhe impõe o estatuto. 

Alguém saberia dizer se a última ata foi registrada ?  Foi só uma piada, pois não foi.  E o por quê ?  E quantas foram registradas na última década ?   Se os superiores hierárquicos impedem tal ação, ou descumprem o estatuto, o vice deveria alertá-los do erro ou inação e, em caso de ouvido mouco, vir a público denunciar.


Agora ouço dizer que o sempre vice-administrativo da atual gestão é candidato a substituir o AI Salamon como Presidente do Conselho de Árbitros.


Tem cabimento um troço desses ?


Se num cargo simples o sujeito não dá conta de exercer as suas prerrogativas, mudará da água para o vinho e se transformará no super-correto-independente-pontual ?


Possível é, mas, pelo histórico, acho que isso seria uma coisa absolutamente inesperada!

Nada tenho contra a pessoa, mas há aquelas talhadas para exercer determinadas funções, por serem pontuais, organizadas, independentes, e, outras que, não obstante a força de vontade, não o conseguem, pois têm ritmo próprio que conflita com atividades rotineiras.

Agora mesmo mais uma prova do calendário (a final do Carioca) deverá ser adiada (quantas foram adiadas ou suprimidas ?), o que provocará atrasos em cadeia, e o vice não vem a público esclarecer os clubes e os enxadristas dos fatos que estarão provocando esse problema.***

Pasmem:  das últimas competições do calendário não sabemos nem os locais aonde se realizarão.  Como um enxadrista poderá se organizar ou levar a sério o xadrez gastando tempo e dinheiro numa preparação nesse ambiente ?***

E alguma explicação para aquele famoso torneio que valeu rating fide, e hoje poderia ter transformado um jovem jogador do Estado em Mestre Fide, não ter sido enviado para cômputo do rating ?  Nada, nem uma nota lacônica de desculpas.

Cada clube votante na próxima AGO deve refletir que novos tempos exigem novas personagens para administrar o novo mundo que se descortina.  Depois não vale reclamar do leite derramado.

Blanco


*** Este artigo foi escrito ontem à tarde.  Hoje, véspera da Final do Carioca, como estava originalmente re-re-reprogramado, vejo no sítio oficial da federação que os eventos foram reagendados (novas datas e locais) e o calendário esportivo esticaaaaaaaadooooo mais um pouco!!.