terça-feira, 5 de junho de 2012

FEXERJ novos ares

Já vivemos novos ares no xadrez do RJ.
   A FEXERJ, na nova gestão do MF Alberto Mascarenhas, já colocou no bolso o que vinha sendo a tônica:  torneios mal organizados, poucas inscrições e muitos abandonos.
   No último final de semana o CXP (Clube de Xadrez de Petrópolis) recebeu o Estadual Classe B.  Foi uma aposta arriscada, pois a maioria dos jogadores se concentra na cidade do Rio de Janeiro.
   Tudo ocorreu bem e os 50 jogadores que se inscreveram (tivemos apenas 2 desistências) ficaram satisfeitos com o que lá puderam vivenciar.
   Sei que o JOCA não noticia informações do RJ, por que será ?, e muitos de seus leitores não saberão como rapidamente está mudando a cultura em terras fluminenses.
   Quem desejar verificar as informações poderá ir em:  http://www.fexerjcomunica.blogspot.com.br/
   A CBX já noticiou a nova direção da FEXERJ.
   Esta se fazendo xadrez e muito.  E o esforço de desintoxicação do que vinha sendo feito será longo e cheio de contratempos, mas o grupo novo está se dedicando para que se vire de forma radical a página de um modelo esgotado que existia.
   Não se tem a pretensão de rapidamente rivalizar com outras entidades, mas não nos resumiremos aos torneios de xadrez blitz ou rápido.
   A próxima competição, torneio de menores, será em Três Rios.
   Assim vai se privilegiando as ações em clubes e ajudando a fomentar o movimento interno destes, que, em verdade, SÃO a federação.   E isso acabará refletindo na ação interna dos clubes pelo incremento das atividades internas.
   Penso que estamos vivenciando um processo mais geral e de longo curso que está fomentando uma nova realidade para o xadrez do Brasil.
   Em São Paulo, vemos (http://bloguinhodomelo.blogspot.com.br/) que as coisas estão movimentadas por lá também.
   Não será um processo simples, linear e sem reviravoltas.  Mas, é fundamental juntarmos todas as forças pró xadrez para criarmos um ambiente que permita o crescimento do xadrez.

Blanco
  

Nenhum comentário: