sábado, 17 de janeiro de 2015

Levantado do Chão - Campanha da Legalidade no processo eleitoral do Rio de Janeiro

Eis que 2014 ia terminando ...

O problema do bug do milênio foi em outros tempos.

Mas, algo sucedeu ao final de 2014 e início de 2015 !!

Fato que forçou esse blog a ser reativado.

Falamos exatamente do processo eleitoral em curso na Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro.

Depois de uma luta árdua empreendido, o movimento enxadrístico de mudanças e pela moralidade/ética/respeito às regras conseguiu se impor e realizar Eleições, com E maiúsculo, que elegeram o MF Alberto Mascarenhas.

Qual não a surpresa geral, estarrecimento mesmo, ao nos defrontarmos em 05/01/2015 com uma carta do presidente, que era apoiado por todos, declinando de postular novamente o posto de presidente e, corolário, a existência de uma chapa única formada por integrantes da comissão eleitoral !!

Se acharam que tamanho acinte com a história de lutas empreendidas para se construir um processo democrático poderia ser impunemente praticado, se enganaram redondamente.

Ainda há tempo para se refazer o processo e, ganhe quem ganhar, dentro do estrito e absoluto respeito às regras, tornarmos a empreender o curso democrático.

É desimportante saber se é para evitar um mal menor violentar as regras estatuídas.  Se um nome "ficha suja" concorrer e for eleito, saberá que terá que conviver dentro das regras pois os clubes estarão vigilantes.

As regras são claras e não cabe jeitinho de iluministas tentando suplantar o lídimo direito dos clubes de decidirem o destino da sua federação sempre que haja um problema.

E nós que achávamos que esse período de espertezas era página virada.  Por isso nos socorremos em José Saramago e seu "Levantado do Chão" que nos remete a sempre ficarmos alertas e vigilantes contra os retrocessos.

Avancemos SEMPRE dentro do respeito ao processo democrático, porque AVANÇAR de qualquer jeito é retroceder!!

Blanco

Nenhum comentário: