sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Eleição para CBX decidida

Um dos candidatos declinou de sua postulação e, por isso, de antemão, já sabemos que o novo presidente da CBX, que será referendado na segunda-feira, será PABLYTO ROBERT, atual presidente da federação do Espírito Santo.
Fofoquinhas e boquirrotos à parte, a mui gentil "carta" do atual presidente da CBX no sítio da entidade, demonstra que o xadrez nacional saiu maior dessa disputa.
E, a novidade alvissareira revelada, é a criação de um conselho consultivo para ajudar o novo presidente de forma a se minorarem as crises que por ventura venham a ocorrer (e ocorrerão).
Creio, sinceramente, que o xadrez do Rio de Janeiro, o verdadeiro, saiu mais forte dessa disputa. Penso que este é o momento culminante para o relançar de novos ares em terras fluminenses.
Em 2008 alguns clubes se esmeraram em tentar elevar o nome do combalido xadrez neste Estado. Citemos a ALEX e o CXGuanabara que realizaram honestos torneios FIDE com norma de Mestre Internacional em disputa.
Iniciativas sempre a provocarem atitudes revanchistas em alguns fofoquinhas e boquirrotos, posto que torneios jogados por pessoas de carne e osso e sem papel de pão para servir de planilhas.
2009 promete novos ares no xadrez nacional, e, por aqui, vamos estreitando e forjando um novo tempo.
Saudamos o novo presidente da CBX, PABLYTO ROBERT, e fica nossa torcida para que sua gestão supere a de seu antecessor, SERGIO DE FREITAS, aproveitando-lhe toda a seriedade e hombridade empregadas, com os novos projetos que buscará implementar.
Blanco

3 comentários:

melo47 disse...

Olá, Blanco:
Estou repetindo meu comentário, pois ao que parece houve problema no envio do primeiro.
A respeito de sua opinião sobre o tal Conselho, penso diferente. Quem conhece o Freitas, sabe o quanto ele, embora honesto, tem espírito autoritário e centralizador. Tanto que não teve a iniciativa de admitir esse Conselho em sua própria gestão. E na composição estão os ex-presidentes, ou seja, também ele próprio, que será então membro vitalício da administração, sempre pronto a dar suas "recomendações" ao mandatário de plantão. Fico com um pé atrás quando uma eleição é precedida de "acordos". É aguardar para ver. Tomara que o Pablyto mostre-se competente no plano nacional como foi no estadual, e seja mais aberto ao diálogo com a comunidade que o mandatário anteior.
Quanto à questão da federação carioca, concordo com análise, embora eu seja de São Paulo e acompanhe tudo mais à distância. Mas não creio que ela seja pior que a federação paulista, onde a farra com dinheiro público acontece há mais de dez anos, supostamente em prol do xadrez, e com a mesma "tchurma" mamando pra valer. E nosso calendário é uma piada: o Paulista Absoluto é aberto, feito no meio do ano, sem nenhuma fase classficatória (único caso no Brasil) e o Paulista do Interior, por exemplo, acabou de ser feito...no litoral!!
Melhor ano novo para todos e para o xadrez.
Sergio Melo
http://sergio-melo.zip.net

MI-AF Eduardo Arruda disse...

Passando para desejar um 2009, cheio de paz, amor, grana e grandes realizações.

AI Pablyto Robert disse...

Bom, agradeço as gentis palavras do Blanco, pessoa que tive o prazer de conhecer pessoalmente, logo no início de minha campanha para a CBX. Conheci o trabalho desenvolvido na ALEX e aprecio a forma séria com que se conduz o citado clube.

Quero dizer a todos que, ao contrário do que alguns pensam, o Conselho não foi uma invenção do Sérgio Freitas. Eu, como presidente eleito, poderia não ver com bons olhos tal conselho, mas penso exatamente o oposto, pois sei exatamente qual será a função do mesmo: órgão consultivo, constituído por pessoas com experiência no cargo que assumo a partir desta data. E, para quem não sabe, meu grau de amizade e respeito pelo Sérgio Freitas é enorme, motivo pelo qual fico muito feliz em poder contar com ele ali no Conselho, disposto a me ajudar sempre que for necessário.

Espero que a ajuda venha também dos próprios enxadristas, pessoas com conhecimento de causa, com opinião sensata e inteligente, como o próprio Blanco e o Sérgio Mello, a quem ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, mas cuja leitura muito me apraz.

Tenho uma vontade muito grande de fazer o melhor pelo Xadrez Brasileiro e é assim que pretendo conduzir esta nova empreitada, cercado de pessoas competentes e que compartilham de um mesmo ideal.

Quero desejar a todos os amantes deste esporte/arte um feliz ano novo e muito sucesso, paz e saúde! Que possamos juntos, falar e ouvir várias vezes a frase preferida dos jogadores: "as pretas podem acionar os relógios, boa partida!"

Grande abraço!

AF Pablyto Robert