domingo, 15 de março de 2009

Zás-Trás ... 10 dias !!!

Coisas da vida tão cigana, como dizia Gonzaguinha!

A conexão caiu e perdi o texto. Mas não o rebolado e a RECONTAGEM REGRESSIVA já aponta
10
dias para a AGE.
Sinceramente, fiquei algo desmotivado para retornar o texto, mas nada como um dia após o outro para que o vigor retorne.
Não vou aqui dar palanque para ataques pernósticos contra dirigentes de clubes. Ainda mais para externar ignorâncias.
Segundo o Estatuto de 2000...INOVE, somente o presidente foi eleito, logo, todos os demais cargos são demissíveis ao seu bel-prazer.
De fato, apesar da fingida atitude de menosprezo de alguns, certo é que a AGE ocorrerá no dia 26 às 18h na ALEX.
Estamos, de fato, construindo um processo inteiramente novo. É um aprendizado para o xadrez do Rio de Janerio!
A maior lição é que os clubes não precisam ficar subalternos, e, podem e devem assumir o protagonismo de seus destinos. Quem achar mais conveniente ser tutelado que assuma.
Muitos questionamentos e incertezas surgiram e surgirão. Tudo é novo. JAMAIS na história da federação algo semelhante sucedeu.
Alguns, construtivos, apresentam perplexidades e dúvidas assaz interessantes.
Assim entendo os textos de MaiaKowski. Numa primeira leitura apressada e acrítica fez críticas. Nada disso! Levantou instigantes questionamentos. Nada de lhe deturpar as palavras, pois declarou, em alto e bom som, que é oposição e está fechado com a AGE. Só externa preocupações para que questiúnculas não venham a gorar o ato heróico e bonito que estamos realizando.
Perguntou-se: QUAL A LEGALIDADE DO EDITAL ?
Os clubes estão fazendo ALÉM do que determina qualquer diploma legal, seja o Código Civil, seja o Estatuto, registrados ou por registrar!!
O EDITAL tem o propósito de dar publicidade ao ato e resguardar o direito de todos os envolvidos, mas ESTE É DESNECESSÁRIO PORQUE NÃO EXISTE TAL EXIGÊNCIA.
Vale dizer, O EDITAL PUBLICADO foi um PLUS, motivado para evitar espertas manobras daqueles que desejam empurrar tudo para debaixo do tapete e se negam terminantemente a discutir os temas propostos.
Ora, enquanto plus, nenhuma ilegalidade trará ao processo, nem mesmo vício de forma poderá ser apontado. Seria até estupidez.
Enfim, não há o que temer e todos estão cientes da AGE, pois está sendo convocada rigorosamente como determina o Estatuto de 2000....INOVE!!
De qualquer forma, é na AGE que todas as questões deverão ser colocadas, até para que não se fomente um ambiente de confusão que estão tentando criar, com o propósito claro e exclusivo de não se apurar nada.

Tentam agora criar uma falsa polarização para tratar os opositores como massa de manobra. É amesquinhar a compreensão dos outros. De Bin Ladens para massa de manobra: é o desespero para evitar a AGE.
A AGE tem nobres propósitos que não devem ser maculados por pessoas que só querem mais do mesmo.

Se nos perdermos nas vírgulas, achando-as mais fundamentais que a discussão de fundo, que é o objeto da AGE, então teremos perdido a nobreza do gesto.
Blanco

Um comentário:

Kleber Victor disse...

Senhores, para respirar novos ares,nesses tempos de trevas e ranger de dentes, sugiro a leitura do Blog do Sergio Melo, http://bloguinhodomelo.blogspot.com/, onde ele continua a sua saga Quixotesca contra o "Monstro devorador de verbas públicas" que se tornou a Federação Paulista.
As Denúncias contra a Fexerj mereceram dele 3 artigos,dos quais reproduzo o último a seguir. "Os maus augúrios do Remo, Beisebol e Xadrez"
Foi-se a sexta-feira 13 de março, e aquela personagem mal-amada, ícone do mau agouro, passou incólume, como se previa.

Se, como afirmei no post anterior, o protagonista da famosa série do cinema sobreviveu a quantas marteladas e tijoladas, o nosso exemplo de predador do Xadrez tupiniquim não fez por menos: superou incólume até um propalado atentado terrorista. De autoria, quem sabe, d'alguma célula do Comando Vermelho com up-grade iraquiano.

A realidade é que figuras deste gênero, os paladinos do decoro, não são fáceis de serem batidas. Seus espermatozóides geram filhotes em tudo quanto se conhece de entidades-mãe do mundo esportivo deste Brasil.

Com maior ou menor competência, com maior ou menor desfaçatez ou caradurismo, apegam-se cada qual a seu território como urubus na preservação de sua ninhada. E tudo desinteressadamente, apenas no anseio do trabalho não-remunerado para o desenvolvimento do esporte.

Assim acontece na questionada confederação do Remo, empanturrada com os $ 1 milhão e oitocentos mil reais advindos da Lei Piva. Assim como acontece também na confederação do Beisebol, agora indiciada pelo Ministério Público por desvios de verbas do COB.

Seus predadores estão lá há dezenas de anos, imbuídos da missão cívico-social de cevar-se nos cofres públicos.

São resistentes como aquele inseto ortóptero da família dos Blactídeos, praga importuna em todas as regiões, capaz até - dizem os entendidos - de sobreviver à irradiação atômica. Popularmente conhecido, entre outros nomes, como barata-cascuda, tem todavia seus pontos fracos: de hábitos noturnos e escusos, fogem da claridade e da transparência; e manifestam horror também a ambientes com agentes dedetizadores. Como o de certas assembléias.
Sergio melo

Abraço, Kleber Victor