terça-feira, 20 de janeiro de 2015

novidade - CAMPANHA DA LEGALIDADE - volume 2

CAMPANHA DA LEGALIDADE EM PROL DO PROCESSO DEMOCRÁTICO NA FEXERJ - vol 2

   Hombridade, honestidade, abnegação e competência não estão em discussão.
               Tão pouco oposição a este ou àquele personagem em particular.
          Não se trata de vetos, imaturidade por questiúnculas menores ou descontentamentos por ausência de fazer parte do show.
                Nada disso nos move nessa campanha que hoje iniciamos!!
         Estamos aqui pura e simplesmente em defesa das garantias democráticas mínimas que duramente foram conquistadas, à fórceps, e cujo processo culminou com a eleição da atual gestão da FEXERJ que se finda.
                Esse processo é anterior a esta gestão e foi, reconheçamo-lo, rigorosamente respeitado até esse desvio na curva que se tornou o atual processo eleitoral.
                Não há como aceitar o processo eleitoral nas condições que estão postas.
                A apresentação da chapa única RIO FORTE (será que antes vivíamos o RIO FRACO ?) com integrantes do comitê eleitoral, somente para citar um caso, representa um golpe fatal ao processo democrático.
                Um bem maior foi alcançado antes dos fatos recentes.  Esse bem maior não se confunde com nome, pessoa ou gestão.  Trata-se, em verdade, do lento e constante amadurecimento das instituições e do processo democrático de respeito às regras, direitos e diálogo.
                Esse ambiente jamais se viu antes na história da federação.  Por exemplo, podemos citar as AGs que ocorreram dentro do respeito mútuo, propósitos elevados, franco debate, e, observância das regras estatuídas.  As eventuais divergências foram solucionadas democraticamente nos debates.
                Nesse processo, que segue em curso, alguns investiram dinheiro; outros tempo em prejuízo dos compromissos familiares; e, tantos outros contribuíram como souberam ou puderam para que o BEM MAIOR fosse alcançado.
                Essa herança que não devemos ou podemos abrir mão, é que garante a volta da expressividade do xadrez do Rio de Janeiro.  Essa herança está sob ataque direto com esse desvio na curva que representa o prosseguimento viciado do processo eleitoral tal como está posto.
                Há tempo para se corrigir os equívocos, sem que tenhamos que reviver disputas fratricidas que irão, certamente, além do esporte.
                Há quem interessa emascular regras, estatutos, regulamentos, enfim, o processo democrático arduamente conquistado ?
                A única resposta possível se dirige a todo aquele que aposta contra o processo de amadurecimento político do xadrez no Estado e, consequentemente, com a não consolidação da democracia, seja por vezo ou seja por se desejar operar em outras circunstâncias, achando que são saídas melhores que a via democrática.

                Esse desvio na curva representa a fissura no processo democrático e a volta a outros tempos:  desmandos; favorecimentos; AGs não democráticas; clubes fantasmas; “aos amigos tudo e aos inimigos os rigores da Lei”.

                Será esse o caminho que elevará o xadrez deste Estado a um novo patamar ?

                É por isso que devemos, pois, nos insurgirmos para que todo um passado fique passado e não volte a nos assombrar querendo ser presente!!

                Em virtude disso é a nossa CAMPANHA PELA LEGALIDADE!!


                Propomos a reabertura de todo o processo eleitoral, nas conformidades estritas dos regramentos, com a constituição de nova comissão eleitoral, o que recriará o ambiente de normalidade democrática, o qual depositamos nossa confiança seja o único espaço para o engrandecimento do xadrez!

Um comentário:

Marcos Diaz disse...

Assino em baixo.

Marcos Diaz