terça-feira, 8 de abril de 2008

ELEIÇÃO e VOTO CONTRA



























Ninguém pode negar que essas idas e vindas da vida colocam as pessoas em posições ingratas: ora estão absolutamente à favor; outras totalmente contra, ou, muito pelo contrário, se escusam em decidir deixando os acontecimentos correrem frouxo.
Quem perde indelevelmente é o xadrez fluminense que ano após ano vai decaindo em prestígio nacionalmente.
Para romper essa lógica é que pregamos o VOTO CONTRA. E mostramos fatos para que ninguém a posteriore possa alegar desconhecimento. Votar apenas porque só existe uma chapa inscrita pode ser um erro que custará caro. Leiam o restante e vejam quanto!!

Alguns alegarão que não poderão fazer o VOTO CONTRA porque não existe alternativa. Pergunta-se: qual a plataforma da chapa que se candidatou ? Somente o continuísmo ? É suficiente ?
O que nos motiva a pregar o VOTO CONTRA a chapa inscrita para disputar a presidência da federação, denominada curiosa e pomposamente de DESENVOLVIMENTO e AÇÃO, de cujos integrantes ninguém sabe a relação, pois a página da federação só divulgou o nome que a encabeça, não é o mero oportunismo.
Muitos podem estar satisfeitos com o que até hoje se produziu. A ninguém é dado o direito de ignorar que algo foi feito. O que se questiona é que com 10 anos de continuísmo, concretamente, muito pouco foi realizado diante do potencial e dimensão do Estado do Rio de Janeiro.
Ao contrário do que se pode criticar, o VOTO CONTRA não representa a aposta no caos, mas uma tentativa de repúdio às políticas que nos levarão a ele. Para quem não sabe, ele já está instalado e ocorrerá, infelizmente, no dia 29/07/2008 às 11h45min.
Por que neste dia ? Ora, para quem não sabe a federação tinha um funcionário benquisto por toda a comunidade: Wallace Machado.
No dia 30/11/2007, essa figura doce e respeitadíssima, com uma larga história no xadrez fluminense, foi EXPULSA das dependências onde a FEXERJ hoje se abriga, que por acaso, são instalações onde o atual presidente tem sua empresa particular.
Então, colocado diante do abismo e de tamanha injustiça, não teve outra atitude que não ingressar com uma ação trabalhista para fazer valer os seus direitos. Essa demanda será julgada no próximo dia 29 de Julho do corrente ano. Para quem desejar verificar o nº do processo é (processo de numeração única) 00107-2008-010-01-00-5 (maiores informações vide em http://trt1-webbanco.trtrio.gov.br/index.htm). As cópias das folhas do processo abriram como denúncia essa mensagem do blog OPINIÃO.
Bom, já sabemos que a federação fez a final do brasileiro com gastos altíssimos para uma entidade falida como costumam apregoar os seus atuais condutores.
Agora, completando com esta demanda judicial, creio que a primeira que esta entidade sofre em toda a sua história, terá a federação, vale dizer, toda a comunidade enxadrística, que arcar com o ônus do processo que, pasme-se, está em R$15.250,00, fora o pedido de indenização (+/-R$20.000,00) e as multas (FGTS; INSS, etc) que podem alcançar mais outro tanto.
Só muita competência para pregar DESENVOLVIMENTO e AÇÃO com um futuro negro desses pairando sobre a comunidade enxadrística fluminense ali na esquina.
E, o pior dos mundos, NADA DISSO foi levado ao conhecimento da comunidade enxadrística. Por quê ?
É inegável que esses fatos NÃO poderiam deixar de ser do conhecimento dos clubes, seus dirigentes, seus filiados, enfim, de toda a comunidade enxadrística. Como votar conscientemente sem saber de tais fatos ?

Os fatos vão se avolumando e denotam, apenas, que quanto mais informações tivermos melhor será a apreciação da realidade que nos circunda.
Outros tantos poderíamos citar: até hoje ninguém viu o registro da ata que desfiliou o clube de xadrez mais antigo do Estado; E, por que não falar do NOVO ESTATUTO que deveria ter sido reapresentado para aprovação da AGE no final em Junho de 2007, como aquele órgão soberanamente decidiu, e até hoje, inacreditavelmente, não foi apresentado.
Há boatos de que fizeram o registro ao arrepio da AGE. Disso não temos notícia concreta, mas SE tal tiver ocorrido, pelo desplante de se sobreporem à AGE, então, além do documento ser todo nulo É CASO DE IMPUGNAÇÃO DAQUELES QUE FIZERAM TAL VILANIA.
Eu VOTO CONTRA a chapa da situação para mais uma reeleição, a QUARTA, porque seus condutores não conseguiram nesses mais de 10 anos constituirem a federação com um mínimo:
a) os 40 jogos de peças e relógios que existiam (informação do ex-presidente Salamon) foram se perdendo sem reposição;
b) o convênio com o governo do Estado no XADREZ NAS ESCOLAS acabou e ninguém viu o contrato até hoje, logo, não se pode apurar as condições que se estabeleceram;
c) até hoje a entidade não tem sede própria;
d) a contabilidade não é publicizada;
e) o gasto astronômico com a final do brasileiro seria melhor empregado na locação de uma sede e no financiamento de jogadores para disputarem a semi-final do brasileiro e, ainda sobraria dinheiro para pagar os direitos trabalhistas.

Enfim, o seu clube pode fazer a diferença nesse processo: VOTE CONTRA.

SE o VOTO CONTRA ganhar, evidentemente, todo o processo de eleição terá que ser revisto, impulsionando aqueles que estavam claudicantes a participarem e, mais que isso, a se unirem numa chapa de aglutinação do xadrez fluminense.

Os fatos acima narrados são suficientes para que o seu clube se sinta a cavalheiro para tomar a melhor decisão, agora, sem qualquer grilhão de acordo que tenha feito, pois, lhe omitiram fatos sobre os quais sua decisão teria sido outra.

VOTO CONTRA também porque a perpetuação no poder é ruim para o esporte, e, porque não dizer, para o processo democrático e de construção e dinamização deste esporte.

É importante destacar que as reeleições indenifidas são uma das obras mestras desta gestão. Antes não havia isso, e, nem era a história do xadrez neste estado que houvesse reeleições.

Blanco

Nenhum comentário: