quinta-feira, 10 de abril de 2008

Última reflexão e Eleição

Quinta-feira, 10 de Abril de 2008, às 20h28min.

Corria o ano de 2007 e eis que estávamos, num meio de semana, numa AGO da Federação.

É incrível porque nunca marcam tais eventos para datas onde todos podem comparecer: sábados à tarde ou domingos. Sempre e sempre realizados em dias úteis!! Tão simples gesto deve revelar algo substantivo.

Como a federação não tem sede, os locais desses eventos são sempre improvisados!! Nesta AGO de 2007 foi em Jacarepaguá na casa de um árbitro de xadrez. Tudo excelente, fora o desconforto de ver a federação não realizar tão solene ato em suas próprias instalações. Pena!

Bom, como já sabem, aqui estou numa campanha pelo VOTO CONTRA a atual chapa registrada para concorrer à eleição da federação de xadrez.

E o que isto tem haver com o exposto inicialmente ?

Houve um singelo fato naquela AGO: eram 11 os clubes aptos ao voto, e, no tópico “contas da federação” a votação foi: 6 a favor x 5 abstenções!!

E só houve tal resultado porque 1 clube na dúvida preferiu não polemizar, senão teríamos as abstenções superando os votos a favor. É sempre bom lembrar que a abstenção é um voto contra, só que desorganizado, pois o votante acha que ficará isolado na negativa.

Enfim, sem qualquer organização prévia, os clubes acabaram confluindo para a mesma opinião: repúdio aquela prática de amontoar as folhas e obrigar a análise e votação em 5 minutos de matéria fundamental.

Hoje, penso que diante de tantos desmandos, os fatos acabaram calando fundo e os questionamentos começam, aqui e acolá, a ganhar força: atas que não são registradas; estatuto que deveria ter sido apresentado em Junho de 2007 para aprovação e até hoje não o fizeram ou, pior, registraram ao arrepio da AGE; ação judicial trabalhista que irá quebrar as finanças da falida federação (na visão dos próprios condutores da entidade) e sobrará evidentemente para que os clubes arquem com os prejuízos; gastos desmesurados numa final de brasileiro sem qualquer retorno efetivo para os clubes; etc.

Nesse ambiente, VOTAR CONTRA é, em verdade, um pedido de esclarecimentos e a possibilidade de reorganização dos clubes visando construir uma alternativa comprometida com os próprios clubes e não de costas para estes!!

Penso que aquele movimento espontâneo de abstenções, hoje, pode se transformar num VOTO CONTRA consciente.

Se o seu clube estiver na dúvida em qual direção deva ir em prol do xadrez, muito melhor será que as questões fundamentais acima apontadas (ação judicial; estatuto; etc) sejam devidamente esclarecidas primeiramente, e, para tanto, VOTE CONTRA.

O próximo 29/07/2008 será um dia negro para o xadrez deste Estado, não pela má-fé do autor da ação judicial, mas por ser o ápice de uma política que subjuga os interesses dos clubes a interesses que, em realidade, não são os destes.

Seu clube foi consultado sobre a demissão do funcionário ? Em algum momento lhe foi dito os motivos da demissão ? A federação lhe informou que tem sobre si uma espada de dâmocles que é esta ação judicial ?

As respostas são: não, não, Não.

Iriam escamotear os fatos para depois das eleições para que consumada aquela nada mais se pudesse fazer.

Torço para que seu clube não concorde com essa manobra.

Em suma, essa é a última reflexão que visa auxiliar aos dirigentes de clubes a se conscientizarem que cada clube em particular pode fazer a diferença nesse processo de democratização e melhoria deste esporte que é o xadrez através da refundação da federação, sob a direção efetiva dos clubes deste Estado.

Amanhã, sexta-feira, às 20h, na AABB-Tijuca, haverá eleição para a federação de xadrez do Estado do Rio de Janeiro e o seu clube pode ser a diferença entre o processo avançado de esvaziamento e falência da entidade ou um repúdio as práticas antidemocráticas através do VOTO CONTRA.

Blanco

Um comentário:

Carlos disse...

Acompanhei tuas argumentações e li atentamente tudo que escreveste e gostei muito, alem disso a RT, esta muito bem feita, não conheço a fundo a FEXERJ e tudo que tu falas parece fatos realmente verdadeiros e comprovados e sérios, mais resolvi me aprofundar um pouco, e por isso apenas por questão de aprofundar o debate , quero esclarecer três pontos que verifiquei serem verdadeiros:
1º É chapa única se tiverem 14 votos contra e um a favor a diretoria esta eleita, e obviamente a AGO pode ou não começar um processo de impedimento e tirar os Eleitos todos ou alguns na próxima AGE que a mesma deveria caso inicia-se o processo marcada para 15 ou 30 dias.
2º As assembléias de Federações não é o Lugar próprio para se verificar os documentos que constam no Balanço e quem deve examiná-los é o Conselho Fiscal eleito também, se o parecer é favorável e praxe aprová-las, por lei esses documentos tem que estar disponíveis apos 31 de dezembro e qualquer entidade filiada pode pedir para examiná-los se ninguém pede é por que não tem saco, ou acredita no Conselho Fiscal. Esse fato não é culpa da diretoria;
3º A RT tem que ser ponderado alguns fatos, o mais importante e que tu deves ter se esquecido que o Reclamante, é filiado a FEXERJ e é Membro do Conselho fiscal, então obviamente esta subordinado a Legislação desportiva e ao Estatuto da Entidade e tem que provar o vinculo empregatício, ( estes fatos a advogada dele parece não conhecer se conhece é litigante de má fé) e ainda ao que parece é autônomo e contador e o Presidente da entidade não tem poder para demiti-lo a pergunta que faço é a seguinte, a FEXERJ, por seu estatuto não remunera nenhum membro de poder, e todos podem ajudar, não resta duvida que a Justiça do trabalho pode reconhecer o vinculo, mais se isso acontecer provavelmente será o primeiro caso do Brasil, no máximo ele tem uns 30 % de chance de sair vitorioso.
Abraços e boa sorte em sua campanha.
Carlos