O motivo deste texto nasceu de um comentário feito pelo MARCELO em outra mensagem postada.
Desde já agradeço o motivo!
Ele afirmou:
Marcelo disse...
Diz a musica de Geraldo Vandre (Para nao dizer que falei de flores,gravada pelo Taiguara em 1970 - ano que vc nasceu)...."Quem sabe faz a hora nao espera acontecer" . Ja que ninguem se candidatou contra, pq vc nao o fez?
Diz a musica de Geraldo Vandre (Para nao dizer que falei de flores,gravada pelo Taiguara em 1970 - ano que vc nasceu)...."Quem sabe faz a hora nao espera acontecer" . Ja que ninguem se candidatou contra, pq vc nao o fez?
Creio que devo esclarecer aos leitores o meu ponto de vista sobre esse tema.
Eu, DEFINITIVAMENTE, não acredito em salvadores da pátria e nem em projetos pessoais unilaterais quando o bem maior, o XADREZ, está em jogo.
Penso que a única saída para as mazelas do xadrez neste Estado resida num projeto de UNIDADE, vale dizer, discutido e aprovado em consenso pelos verdadeiros atores que devem conduzir esse processo: os CLUBES de XADREZ !!
As vaidades, os projetos pessoais e os interesses menores NECESSARIAMENTE têm que ficar de fora de uma discussão desse nível.
Hoje, apesar dos esforços empreendidos, não há espaço para o visejar dessa cultura, porque, notadamente, os clubes estão a míngua e têm um concorrente de peso: a federação!!
Por que digo isso ?
Em primeiro lugar, basta ver o calendário da federação para perceber que ele visa sufocar as iniciativas dos clubes, pois, praticamente, ocupa todas as melhores datas principais datas disponíveis (feriados prolongados e finais de semana).
Em segundo lugar, à toda evidência, cada inscrição paga à federação representa menos dinheiro disponível pelo federado para manter seus compromissos com seu clube (manutenção).
Fora as acusações, veladas ou abertas, de que fazer evento lado a lado é tentar implodir o evento da federação, o que acaba gerando especulações de que haja movimento político, etc.
Enfim, toma-se, ano após ano, as melhores datas de assalto, restando aos clubes se desdobrarem para realizar eventos em meios de semana.
Fora isso, há, ainda, a falta de cultura da inter-relação, cooperação, solidariedade e reciprocidade entre os clubes. Toda e qualquer iniciativa é olhada fortemente com desconfiança.
Isso pouco à pouco vem mudando, só não vê quem não quer: não à toa o resultado totalmente inesperado da AGE que alterou o estatuto e retirou a possibilidade escandalosa de reeleições!!
É isso, e, por isso não me candidatei pois só acredito nos clubes como os motores propulsores desse processo de transformação do cenário enxadrístico.
Blanco
P.S.: Há boatos que afirmam que o estatuto reformado que deveria ter sido reapresentado para a AGE desde Junho/2007 para aprovação do texto final, foi diretamente registrado.
É incrível o descaso com os clubes e a necessidade de espezinhar mostrando quem é que manda, tudo para submeter os clubes à interesses menores.
Um comentário:
Grande Blanco!
Parabéns pela iniciativa, pelo ótimo trabalho no simpático ALEX e pela garra!
Aguerrido Blanco,
sucesso, sempre!
joca
joxadrez@gmail.com
Postar um comentário