quarta-feira, 9 de abril de 2008

OPINIÃO contrária e VISÃO DA POLÍTICA

O motivo deste texto nasceu de um comentário feito pelo MARCELO em outra mensagem postada.
Desde já agradeço o motivo!
Ele afirmou:
Marcelo disse...
Diz a musica de Geraldo Vandre (Para nao dizer que falei de flores,gravada pelo Taiguara em 1970 - ano que vc nasceu)...."Quem sabe faz a hora nao espera acontecer" . Ja que ninguem se candidatou contra, pq vc nao o fez?
Creio que devo esclarecer aos leitores o meu ponto de vista sobre esse tema.
Eu, DEFINITIVAMENTE, não acredito em salvadores da pátria e nem em projetos pessoais unilaterais quando o bem maior, o XADREZ, está em jogo.
Penso que a única saída para as mazelas do xadrez neste Estado resida num projeto de UNIDADE, vale dizer, discutido e aprovado em consenso pelos verdadeiros atores que devem conduzir esse processo: os CLUBES de XADREZ !!
As vaidades, os projetos pessoais e os interesses menores NECESSARIAMENTE têm que ficar de fora de uma discussão desse nível.
Hoje, apesar dos esforços empreendidos, não há espaço para o visejar dessa cultura, porque, notadamente, os clubes estão a míngua e têm um concorrente de peso: a federação!!
Por que digo isso ?
Em primeiro lugar, basta ver o calendário da federação para perceber que ele visa sufocar as iniciativas dos clubes, pois, praticamente, ocupa todas as melhores datas principais datas disponíveis (feriados prolongados e finais de semana).
Em segundo lugar, à toda evidência, cada inscrição paga à federação representa menos dinheiro disponível pelo federado para manter seus compromissos com seu clube (manutenção).
Fora as acusações, veladas ou abertas, de que fazer evento lado a lado é tentar implodir o evento da federação, o que acaba gerando especulações de que haja movimento político, etc.
Enfim, toma-se, ano após ano, as melhores datas de assalto, restando aos clubes se desdobrarem para realizar eventos em meios de semana.
Nesse quadro, e, paralelamente, precisando inventar soluções para sobreviver, os clubes ficam reféns e são presas fáceis.

Fora isso, há, ainda, a falta de cultura da inter-relação, cooperação, solidariedade e reciprocidade entre os clubes. Toda e qualquer iniciativa é olhada fortemente com desconfiança.

Isso pouco à pouco vem mudando, só não vê quem não quer: não à toa o resultado totalmente inesperado da AGE que alterou o estatuto e retirou a possibilidade escandalosa de reeleições!!

É isso, e, por isso não me candidatei pois só acredito nos clubes como os motores propulsores desse processo de transformação do cenário enxadrístico.

Blanco

P.S.: Há boatos que afirmam que o estatuto reformado que deveria ter sido reapresentado para a AGE desde Junho/2007 para aprovação do texto final, foi diretamente registrado.

É incrível o descaso com os clubes e a necessidade de espezinhar mostrando quem é que manda, tudo para submeter os clubes à interesses menores.

Um comentário:

joca dedeus disse...

Grande Blanco!

Parabéns pela iniciativa, pelo ótimo trabalho no simpático ALEX e pela garra!

Aguerrido Blanco,

sucesso, sempre!


joca
joxadrez@gmail.com